Como gerenciar meu negócio? Confira 10 dicas e veja sua empresa crescer
“Como gerenciar meu negócio” é a pergunta que todo empreendedor faz antes de começar e também no dia a dia, quando as tomadas de decisão mais difíceis aparecem.
A resposta imediata para essa questão é: trabalho.
Só que não basta trabalhar de qualquer jeito.
É preciso ter estratégia, coordenação e a orientação de quem tem experiência no assunto.
Vamos ver dicas, ideias e abordagens nos próximos tópicos. Acompanhe até o final!
Como gerenciar meu negócio? 10 dicas para crescer
Embora o Brasil esteja entre os cinco países com as maiores taxas de empreendedorismo do mundo (30,4%), a taxa de sobrevivência ainda é relativamente baixa.
Como aponta a pesquisa Sobrevivência das Empresas, do Sebrae, somente 29% dos MEIs continuam de portas abertas depois de 5 anos.
Entre as Microempresas (ME), essa taxa é de 21,6% e de 17% entre as Empresas de Pequeno Porte (EPP).
Entre os principais motivos para o encerramento das empresas estão a falta de financiamento, de capital de giro e de clientes.
Todos são problemas relacionados a erros de gestão, ou seja, falhas ao controlar os fatores que cercam um negócio.
Em boa parte dos casos, essa lacuna poderia ser preenchida com planejamento, a começar pelo plano de negócios, como veremos a seguir.
1. Tenha um plano de negócios
Empreender é uma jornada de crescimento repleta de riscos.
O fracasso das empresas quase sempre está ligado à falta de meios para se proteger das ameaças que vêm de fora e, algumas das vezes, de dentro da própria empresa.
Assim, como fazer para minimizar esses riscos?
A resposta para essa pergunta está no plano de negócios.
Também conhecido como business model, ele contempla nove aspectos essenciais para orientar a condução de uma empresa que está dando seus primeiros passos.
2. Recorra ao BPO
Business Process Outsourcing ou Terceirização de Processos de Negócio consiste em um serviço prestado de empresas para empresas.
Os processos são mapeados e geridos em regime de parceria, de modo que todas as atividades de back office possam ser melhor controladas.
As lideranças da empresa podem então focar no seu negócio principal, delegando para especialistas a gestão e controle das atividades secundárias.
3. Implemente práticas Lean
É bastante conhecida no meio empresarial a trajetória da Toyota, que ressurgiu das cinzas depois da devastação do Japão na Segunda Guerra.
Para isso, os líderes da montadora tiveram que se reinventar, considerando o contexto de grande escassez pelo qual passavam.
Foi nesse cenário que surgiu a metodologia Lean Manufacturing que, de tão eficaz, passou a ser copiada por empresas do mundo todo como modelo de gestão.
4. Invista nas pessoas
Está mais do que provado que o investimento que as empresas fazem nas pessoas paga-se por si só.
É o que aponta, por exemplo, uma pesquisa da Education First, na qual constatou-se que investir em pessoas gera um engajamento 74% maior.
Além disso, ao investir em treinamento e desenvolvimento, a empresa passa a contar com uma mão de obra mais qualificada.
Gente treinada erra menos, produz mais e, em consequência, tende a ser mais motivada para o trabalho.
5. Faça o controle financeiro
Como vimos, a falta de dinheiro é um dos problemas que leva as empresas a fechar antes da hora no Brasil.
Esse é um desafio que poderia ser superado com uma gestão financeira que desse conta de aspectos como controle de fluxo de caixa, conciliação bancária e controle da inadimplência, entre outros.
6. Controle a parte fiscal e tributária
Um artigo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra a relação entre a complexidade do sistema tributário no Brasil e a falta de retorno dos impostos.
Como aponta um estudo da mesma entidade, desde a promulgação da Constituição de 1988, foram mais de 5 milhões de normas fiscais publicadas.
É difícil imaginar que uma empresa possa ser bem-sucedida no Brasil sem um bom controle fiscal.
Por isso, esse é um tipo de gestão que não pode ser deixada de lado.
7. Busque a melhoria contínua
A Toyota tornou-se uma gigante no seu segmento graças à melhora na gestão e à mudança de mentalidade.
Para isso, ela passou a se orientar pelos princípios Kaizen, termo em japonês cujo significado é “melhorar continuamente”.
8. Se tiver um, controle e vigie seu estoque
A metodologia Lean da Toyota defende a produção puxada pela demanda.
Nesse caso, o estoque deverá ser mínimo ou nem existir.
Isso nos leva a concluir que esse é, desde sempre, um setor crítico, onde o potencial de gerar prejuízo é muito alto quando não há mecanismos de gestão.
9. Automatize rotinas
Em plena era do Big Data e da Transformação Digital, a automação deixa de ser um luxo, passando a ser uma necessidade.
Sem ela, seria impossível coletar, armazenar e tratar dados, tampouco estruturá-los para orientar o processo decisório em uma empresa.
10. Tenha um ERP
Uma das medidas fundamentais em um processo de automação é a integração das diversas atividades que compõem um negócio.
Isso só pode ser feito por meio de um Enterprise Resource Planning (ERP), um tipo de sistema em que atividades de diferentes segmentos podem ser integradas e geridas em uma só plataforma.
Por que não há como gerenciar seu negócio sem um ERP
O grande desafio ao gerir uma empresa é coordenar as muitas rotinas que se sobrepõem ou que tenham uma relação de interdependência.
É para dar conta delas que sistemas como o Iuven ERP e SAP Business One são desenvolvidos, permitindo controlar uma série de aspectos do negócio, como:
- Estoques
- Inventário
- Compras
- Marketing
- Vendas, entre outros.
Características de um bom ERP para gerenciar seu negócio
A pergunta “como gerenciar meu negócio?” é respondida com trabalho que, como vimos neste artigo, significa orientar com inteligência o esforço de gestão.
Um ERP é fundamental nesse sentido porque é a solução que vai prover a inteligência de negócios indispensável para continuar crescendo.
Por isso, recomendamos os ERP da Iuven, que são equipados com funcionalidades essenciais, incluindo controle de finanças, notas fiscais, PDV e muitas outras.
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