Descubra agora o que um sistema empresarial pode fazer por você
Um sistema empresarial está para as empresas como o painel de controle está para um avião.
Sem esse instrumento, não seria possível manter a aeronave na rota planejada, tampouco acionar medidas de emergência na hora em que mais precisa.
As funções dos sistemas empresariais vão ainda além disso, pois podem gerar vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Vá em frente na leitura deste artigo e descubra como eles podem ajudar seu negócio a prosperar.
O que é um sistema empresarial?
Sistema empresarial é um programa de computador, que também pode ser um aplicativo, cuja função primordial é viabilizar a gestão de tarefas e rotinas em empresas.
Também pode ser usado como ferramenta complementar ao planejamento, no caso dos que são equipados com recursos para coleta e tratamento de dados.
Quais são os principais sistemas empresariais?
- ERP (Enterprise Resource Planning): sistemas ERP, ou Planejamento de Recursos Humanos, têm como principal finalidade a integração de sistemas distintos
- CRM (Customer Relationship Management): usado para a gestão do relacionamento com clientes e stakeholders
- BPM (Business Process Management): a principal finalidade desse tipo de sistema é auxiliar no controle dos processos de negócio, inclusive os de back office.
Benefícios do sistema empresarial
Os programas de gestão empresariais são fornecidos como Software as a Service (SaaS).
Nesse formato, a prestação do serviço é contínua e cobrada na forma de anuidades ou mensalidades, com programas hospedados na nuvem.
Veja as vantagens que isso gera:
- Agilidade na implementação e na migração de bancos de dados de sistemas legados
- Suporte técnico mais eficaz, já que não exige a inspeção de equipamentos físicos
- Custos reduzidos, se comparados com sistemas on-premises.
O que um sistema de gestão empresarial faz por você?
Gerir um negócio implica ter que lidar diariamente com uma série de rotinas em diferentes setores.
Um sistema de gestão empresarial serve exatamente para dar conta de múltiplas atividades, coordenando-as entre si.
No dia a dia, ele funciona como um braço direito de qualquer gestor, dando conta de processos que, manualmente, seriam impossíveis de tratar ao mesmo tempo.
Veja a seguir que processos são esses e de que forma os sistemas empresariais ajudam a controlá-los.
Automação de rotinas
Empresas estão o tempo todo lidando com rotinas.
Emissão e armazenamento de notas fiscais, documentos, protocolos e rotinas administrativas são algumas das que podem ter suas execuções automatizadas com um sistema.
Gestão de clientes
Da mesma forma que pessoas e empresas precisam gerir seus investimentos, a carteira de clientes deve ser monitorada constantemente.
Um sistema empresarial ajuda nesse aspecto, apoiando na gestão da cobrança, controle de inadimplência, relacionamento e muito mais.
Lembrando que, em soluções como o Iuven ERP, da Iuven, você também conta com recursos em Business Intelligence para extrair insights que vão fazer a diferença.
Controle de estoque
Gerir um estoque requer grande capacidade de controle para dar conta das rotinas de picking e despacho.
Sem um sistema automatizado, seria praticamente impossível controlar inventários, atualizar pedidos e a quantidade de produtos por categoria nas prateleiras.
Isso sem contar a necessidade de integrar esse setor com os de compra e venda, os quais dependem de um controle de estoque rigoroso para prosseguir com suas atividades.
Controle financeiro
Integrados à Contabilidade, os sistemas de gestão empresariais são também um braço indispensável para o controle financeiro.
Eles apoiam na gestão do fluxo de caixa, provendo soluções para realizar o balanço das receitas e despesas, além da imprescindível conciliação bancária.
Gestão de tarefas
Há também os softwares equipados com sistemas para gestão de atividades em equipe, muitos inspirados no quadro Kanban.
Essa é uma solução que atende não só às empresas em suas rotinas presenciais, mas principalmente, as que dependem do trabalho remoto.
Gestão de compras
Ao integrar estoque e vendas, os sistemas empresariais também facilitam a vida dos profissionais que trabalham com as compras.
Ao mesmo tempo, ajudam a evitar as compras desnecessárias, quando o estoque ou os pontos de venda já estão abarrotados ou com produtos suficientes.
Escolha o melhor sistema empresarial
Quando se trata de escolher o sistema empresarial, o X da questão está na relação custo-benefício.
Os sistemas da Iuven são a sua melhor escolha, ajudando a simplificar a gestão do seu negócio com soluções integradas.
Conheça o Iuven ERP e tenha processos padronizados e automatizados, com informações de qualidade para tomada de decisão.