4 benefícios do disaster recovery do ERP
Contudo, imprevistos acontecem. Por isso, é necessário também ter um plano reativo para conduzir situações críticas. É nesse sentido que entra em jogo o Disaster Recovery, ou recuperação de desastres, em português. Você ainda não possui um plano desses para o seu software ERP (Enterprise Resource Planning)? Confira 4 benefícios de poder contar com ele:
A segurança de que os dados de sua empresa estarão salvos
Talvez este seja o principal benefício, apesar de não ser o único. Contar com um plano de Disaster Recovery para a sua empresa garante a você a segurança de que todos os dados coletados e armazenados no decorrer dos anos de sua empresa não se percam do dia para a noite, por conta de um acontecimento que independe das medidas preventivas tomadas.
Isso porque este plano, certamente, acompanha um backup contínuo, e em nuvem, de todos os dados cadastrados em seu software ERP. Dessa forma, mesmo que hardwares sejam perdidos ou alguma pane ocorra, você poderá se assegurar de que todos eles estarão disponíveis para consulta quando tudo estiver resolvido.
Utilização de múltiplos servidores para o armazenamento dos dados
O procedimento que envolve o Disaster Recovery engloba a utilização de múltiplos servidores para o armazenamento dos dados. Dessa forma, mesmo que um deles sofra alguma pane ou pare de funcionar, os demais estarão preparados para suprir a demanda e, assim, a sua empresa não para por falta de acesso a eles.
Os processos da empresa permanecem organizados
Um outro benefício, decorrente à segurança propiciada por ter um plano reativo, é assegurar que os processos da empresa permanecerão organizados, independentemente do ocorrido. Afinal, todos os dados estarão salvos em nuvem e, por isso, não será necessário reorganizar rotinas para alinhá-los ou mesmo tentar compreender o ocorrido em períodos recentes para direcionar as atividades da empresa.
Garantia de que a operação de seu negócio não será interrompida
Assim como os processos permanecerão organizados, um plano de Disaster Recovery de seu ERP garante que a operação de seu negócio não será cessada ou interrompida pela falta de acesso aos dados ou mesmo de infraestrutura. Principalmente quando toda a operação é realizada com um software em nuvem, já que a reposição de infraestrutura de hardware é consideravelmente ágil quando comparado a uma necessidade de reestruturação de processos de operação ou de organização de software. Desta forma, a sua empresa permanece em atividade, garantindo a lucratividade.
Certamente, é sempre melhor prevenir do que remediar. Mas em caso de desastres conte com uma segurança que não deixará que seus negócios sejam prejudicados.
E você, já conta com um plano de Disaster Recovery do ERP para a sua empresa? Já passou por alguma situação de desastre? Compartilhe experiências e dúvidas através dos comentários!