5 erros mais comuns das empresas que crescem rapidamente
Empresas são como filhos. Tudo que o empreendedor quer é apenas vê-los crescerem fortes e saudáveis! Alcançar o sucesso é o desejo dos gestores, e, esse sucesso pode vir rapidamente.
É certo que, com o crescimento, virão novos desafios. Acontece que muitas empresas não sabem como lidar direito com o ritmo acelerado de seu crescimento. Elas se atrapalham em sua própria gestão e acabam prejudicando o seu negócio em pouco tempo. Fato: muitas empresas não conseguem sobreviver nem ao seu primeiro ano de vida.
Não existe um segredo que ajuda a sanar todos os problemas das empresas que crescem rapidamente, mas com a observação de alguns erros comuns já cometidos por outras, pode nos dar uma direção de como acertar na gestão do seu negócio rumo a estabilidade e sucesso. Veja agora os 5 erros mais recorrentes das empresas que crescem rapidamente:
Falta de planejamento
Existe uma máxima que diz que “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. Com novos projetos em pauta certamente tem-se novos escopos, novos prazos — e claro, novas despesas. Sua empresa pode estar em plena expansão mas, acredite, a sua concorrência também está.
Ter um planejamento estratégico para toda e qualquer ação da empresa é essencial. Tenha atenção a todos os detalhes, pois algum deslize pode ser o suficiente para grandes perdas financeiras. Tenha controle dos projetos e desenvolvimentos e faça um planejamento palpável para eles. Atente-se a perguntas como “quais são seus objetivos?”, “qual a sua meta” e “quais são os prazos” para orientar o acompanhamento das atividades.
Aquisição de muitos projetos
Um erro bastante comum entre empreendedores iniciantes é ter aquela sede de querer cumprir os mais variados projetos, acumulando assim mais clientes e faturamentos. A estratégia, de fato, é tentadora. Mas costuma não dar certo para a maioria das empresas.
O ideal é buscar novos projetos de acordo com o conhecimento e experiência da empresa. Seja referência no mercado especializando-se em uma atividade e crie novas linhas de projeto de forma sólida e progressiva.
Má gestão
Lado a lado com o planejamento, a gestão é também fundamental para gerir um negócio de forma próspera e equilibrada. É preciso ter uma gestão firme e orientada para resultados, o que não acontece com a maioria das empresas que ingressam no mercado, não estabelecendo metas e objetivos desde o princípio.
É preciso também saber valorizar o capital humano da sua empresa e manter a sua equipe unida e focada no crescimento contínuo do seu negócio. Tenha controle sobre os seus gastos e utilize métricas para acompanhar de perto os números e investimentos das suas ações.
Falta de inovação
A falta de inovação é um dos motivos que fazem muitas empresas não irem para frente, ou serem “engolidas” pela concorrência. Como todos sabem, o mercado é muito dinâmico. O que é um diferencial hoje pode ser um denominador comum de amanhã. A estratégia que tantas vezes deu certo pode ser ineficaz daqui uns tempos.
Por isso, para crescer de forma sustentável e se destacar é preciso estar sempre oferecendo novas formas de produtos, serviços e também processos e formas de relacionamento com o cliente.
Não saber valorizar as pessoas
Como dito anteriormente, é preciso estabelecer objetivos e metas e jamais esquecer de valorizar o capital humano do seu negócio. A essência da empresa é formada pelas pessoas e muitas organizações não dão a elas a devida importância.
Por isso, esteja constantemente incentivando o seu pessoal. Crie planos de carreira, ações de reconhecimento e dê perspectivas de crescimento.
Acredite e confie em pessoas que vão inspirar e comunicar-se internamente de forma mais envolvente e motivacional. Crie líderes, e seja fonte de inspiração para os seus funcionários alcançarem voos cada vez maiores.
E você, gestor, qual erro considera inadmissível para a gestão da sua empresa? Conte para gente suas experiências e continue acompanhando o blog da Iuven!