5 dicas para motivar a sua equipe de vendas
Motivar equipe de vendas é um fator essencial para aumentar a produtividade e melhorar o desempenho. Afinal, quem trabalha com vendas sempre está em contato direto com o cliente e precisa responder a certas demandas.
A ideia que temos de um bom vendedor é de uma pessoa animada e que consegue resolver todos os problemas com bom humor. Além disso, ele deve ser uma figura que tem conhecimento sobre os produtos e presta total atenção ao cliente.
Como transformar isso em realidade? Para ajudar você, no post de hoje, separamos 5 dicas para que você possa motivar sua equipe de vendas. Confira!
1. Dê feedbacks positivos
O vendedor nem sempre sabe que está fazendo seu trabalho da forma correta. Em alguns momentos, ele pode ter dúvidas sobre sua atuação e sobre as expectativas da empresa sobre ele.
Uma forma de aliviar esse incômodo e permitir que o colaborador trabalhe mais focado e motivado é através dos feedbacks positivos. Apenas o fato de apontar aquilo que o vendedor está fazendo bem e elogiá-lo por isso é suficiente para que ele continue eficiente e foque na melhoria do seu trabalho.
2. Disponibilize recursos e infraestrutura moderna
Vender não é uma tarefa fácil! A base de uma venda consiste em descobrir a demanda de alguém, apresentar uma solução, fazer com que essa pessoa reconheça seu problema na solução apresentada e, então, vá em direção à efetivação da compra.
Um celular que permita fazer buscas, um computador que não trave, um espaço adequado para demonstrar o produto, etc., permitem que a equipe de vendas faça seu trabalho da melhor maneira possível.
Se o profissional não puder contar com material de qualidade durante o esforço de venda, ele se dedicará cada vez menos em sua função e justificará isso com a falta de infraestrutura adequada. Para evitar isso, garanta que tudo está alinhado para auxiliar no processo de venda. Afinal, a empresa deve auxiliar o vendedor ou dificultar seu trabalho?
3. Proponha metas e recompensas
Assim como os feedbacks positivos, as metas são uma forma de demonstrar para os colaboradores que eles estão alcançando um bom desempenho. Para isso, é preciso propor um esquema de metas e recompensas.
Mas atenção! As metas precisam ser realistas para estimular os vendedores a alcançá-las. Metas irreais apenas aumentam a insatisfação e a desmotivação, uma vez que o vendedor nunca conseguirá atingi-las e, assim, se sentirá incompetente
Por isso, é importante lembrar: motivar não significa cobrar de alguém, mas reforçar os pontos positivos da pessoa para que ela continue por esse caminho.
4. Ensine em vez de criticar
Se tem uma coisa que os psicólogos sabem bem é que, quando uma pessoa é punida, ela começa a parar de tentar. Punir, nesse caso, não significa apenas castigos e xingamentos, mas também críticas pesadas ao trabalho e ao esforço individual.
Em vez de criticar, uma forma de pedir que um trabalhador altere sua abordagem é ensinar a maneira correta de se fazer, sem mencionar que alguém está errado. Para complementar, elogie as pessoas que estão fazendo certo. Essa atitude garante que o vendedor que precisa se adequar se espelhará em seus companheiros de trabalho.
5. Trabalhe os pontos fortes de cada pessoa
Todas as pessoas têm pontos fortes e pontos fracos. Nesse sentido, nos sentimos motivados ao entrar em contato com trabalhos que saibamos executar bem, ou seja, quando podemos demonstrar e explorar nossos pontos fortes.
Logo, não faz sentido colocar um vendedor que é excelente em atendimentos telefônicos para atender clientes presencialmente, por exemplo. Nesse caso, você estará apenas tirando o ponto forte dessa pessoa, colocando-a em um local no qual ela não tem experiência e esperando que ela fique motivada naturalmente.
Afinal, o trabalho que o gestor desempenha com seus colaboradores é também estratégico. Se planeje para minimizar os erros, evitando impactos negativos nos vendedores. Para além disso, busque também esquematizar uma estratégia para motivar equipe de vendas e conseguir colher os melhores resultados possíveis disso.
Gostou das nossas dicas para aprimorar o trabalho de seus vendedores? Já colocou algum desses conceitos em prática? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o tema? Deixe seu comentário e divida sua experiência com a gente!