Gestão de processos: o que é e como implementar na minha empresa
A necessidade de se destacar em um mercado voraz — sobretudo no momento atual, com a crise econômica — faz com que muitas empresas olhem para si, repensem práticas antes inquestionáveis e revisem processos internos. Dentro desse paradigma, a gestão de processos é um sistema que vai ganhando cada vez mais terreno e adentrando empreendimentos em busca de renovação e mais produtividade.
Neste post, vamos conceituar o que é a gestão de processos e dar conselhos para você implementar essa forma de gerenciamento na sua empresa. Confira:
O que é gestão de processos
O gerenciamento ou gestão de processos consiste em identificar, documentar, avaliar e melhorar os processos automatizados ou não da sua empresa. Em outras palavras, entender o que são os processos, como eles são feitos e no que podem ser melhorados. O objetivo da observação e análise dos processos é justamente garantir o aprimoramento dessas atividades em prol do alcance dos objetivos traçados pelo empreendimento.
Agora vamos às principais dicas para fazer uma gestão de processos exitosa:
Como implementar a gestão de processos
Crie um organograma dos processos
A gestão de processos ou de qualquer outro tipo requer conhecimento detalhado sobre o que vai ser gerenciado. Quando falamos em processos, a forma mais eficaz de você conseguir isso é criar um organograma ou mapa de monitoramento de todos as operações da sua empresa.
As melhores dicas para fazer mapeamento de processos de forma impecável
Só assim é possível identificar padrões e entender características comuns a algumas operações, o custo de cada uma delas e a quantidade de colaboradores que precisam para funcionar, por exemplo.
Com esses dados em mãos, fica mais fácil encontrar gargalos que travam o crescimento da empresa em determinada área, o desperdício de pessoal em processos que não demandam tantos profissionais e outras situações improdutivas.
Utilize indicadores de desempenho
É impossível saber o grau de qualidade de determinado processo sem ter como medi-lo. No aspecto funcional dos processos, a melhor forma de avaliar se há a necessidade de melhora ou não é via implementação de indicadores de desempenho.
KPIs: como utilizá-los para melhorar o seu negócio
Essa é a maneira mais direta de verificação. Os indicadores apontam os resultados de determinado processo para a empresa baseados em cálculos precisos e bem definidos.
Invista em treinamento pessoal
A gestão de processos é um sistema que, se bem instituído, pode requerer mudanças na cultura da empresa. E tais mudanças não se dão com a imposição de cartilhas e com apresentação de estatísticas apenas. É preciso que a sua equipe de colaboradores entenda ponto a ponto, pois a gestão de processos será benéfica para a empresa. Essa é uma etapa de conscientização.
Os frutos dessa tática só serão colhidos quando a prática estiver enraizada no comportamento de todos os envolvidos com o seu negócio. É um processo que pode ser entendido como lento, mas que garantem um resultado muito mais efetivo e sustentável a médio e longo prazo.
Uma outra prática que tem se destacado nessa jornada de empresas em busca de mais produtividade e satisfação interna é a metodologia OKR. Já ouviu falar? Leia o post “Metodologia OKR: sua empresa alcançando metas ambiciosas” e descubra mais uma tendência na gestão de negócios bem-sucedidos!