Ferramentas de business intelligence: conheça as principais
Ferramentas de business intelligence são a melhor forma de inserir o seu negócio na era do Big Data.
Uma prova da enorme relevância do uso de dados é o crescimento do próprio mercado de softwares de BI, estimado hoje na casa dos US$ 15,7 bilhões (dados em inglês).
Não é por acaso, já que as empresas que os utilizam estão conseguindo feitos incríveis com essas soluções.
Quem sabe a próxima não seja a sua?
Para que servem as ferramentas de business intelligence?
Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios, é a capacidade que uma empresa tem de se posicionar estrategicamente com base na experiência e no uso de dados.
Experiência, no caso, tem a ver com a curva de aprendizagem de um negócio em relação às decisões tomadas.
Quanto mais inteligência ele acumula, mais acertadas e assertivas elas serão.
Porém, isso só acontece quando a empresa conta com ferramentas de business intelligence para tratar de dados em grandes volumes.
Conheça as principais ferramentas de business intelligence
O que não falta no mercado são softwares, alguns com recursos gratuitos, que podem compor um “arsenal” de soluções para desenvolver a inteligência de negócios.
Veja quais são os mais renomados deles a partir de agora.
Tableau
Dificilmente você verá uma lista de ferramentas de BI em que o Tableau não esteja presente.
Sempre entre os líderes do quadrante mágico da Gartner, ela se destaca principalmente pela facilidade com que pode ser usada.
Até mesmo leigos conseguem montar análises no Tableau, uma solução intuitiva por excelência.
Para ficar ainda melhor, ela pode ser integrada com outras ferramentas e bancos de dados indispensáveis, como Excel, Salesforce e MySQL, entre outros.
Power BI
Após muitos anos no segundo lugar do quadrante mágico da Gartner, neste ano o Power BI, da Microsoft, finalmente assumiu a primeira posição.
O Power BI é uma ferramenta completa, com a qual é possível identificar valores atípicos a partir dos dados, bem como agrupá-los para fazer análises.
Da mesma forma que o Tableau, a ferramenta é desenvolvida conforme o conceito de self service BI, em que o próprio usuário determina que tipo de insight deseja extrair.
Metabase
Para PMEs, investir em BI pode ser algo intimidador, considerando os custos elevados das principais plataformas.
Esse é um problema que deixa de existir com o Metabase, solução em business intelligence de código aberto que permite o uso de linguagem SQL.
A pegada intuitiva, de utilização simples, também é uma característica desse software, com o qual é possível explorar dados a partir de tabelas.
Qlik
O software Qlik é um dos líderes do quadrante mágico da Gartner, embora tenha outras funções além de ser uma plataforma de BI.
Ela fornece soluções em analytics que fazem previsões por meio do tratamento dos dados, usando para isso uma poderosa inteligência artificial, aperfeiçoada por machine learning.
Para facilitar o trabalho, ela conta com um mecanismo de pesquisa de dados bastante intuitivo e abrangente, a fim de gerar sempre respostas conforme a intenção de busca.
Board
Já o Board é recomendado para quem precisa não só de uma ferramenta de business intelligence, como também para as empresas que buscam uma plataforma de gestão em BI.
Trata-se de um autêntico all-in-one, em que você pode gerar insights com os seus dados, enquanto analisa a performance corporativa e as melhores soluções em marketing e vendas.
Esses recursos podem ser acessados em painéis de fácil interpretação e montagem, nos quais podem ser montados histogramas, gráficos em pizza e muito mais.
Sisense
Outra ferramenta de BI indicada para quem não é do ramo da tecnologia é o software Sisense.
Ele fornece um amplo leque de recursos em modelagem de dados, permitindo analisar fontes múltiplas e cruzar informações.
Sua interface amigável opera com base em uma avançada inteligência artificial, que permite fazer análises aprimoradas e infundir inteligência nos seus fluxos de trabalho.
Outra vantagem é dispensar downloads, já que essa é uma solução 100% baseada na nuvem.
Domo
A maior parte das ferramentas de BI tem uma pegada mais voltada para o marketing e vendas.
Não é o caso do Domo, solução pensada para atender às necessidades de negócios dos mais variados segmentos.
Com essa ferramenta, é possível também trabalhar com fontes de dados múltiplas, já que ela disponibiliza uma grande variedade de conectores.
E para os que não são profissionais de TI, a ferramenta conta com um sistema intuitivo de comandos baseados em arrastar e soltar para facilitar a criação de relatórios e análises.
Google DataStudio
O Google já está no mercado de análise de dados há bastante tempo, com as consagradas ferramentas Google Analytics e Google Search Console.
Para quem precisa ir ainda mais longe, o gigante das buscas disponibiliza o Data Studio, ferramenta que também tem a proposta de self service BI.
A montagem de relatórios pode ficar ainda mais fácil, graças aos templates que acompanham a plataforma.
E é claro que ela pode ser integrada a outras soluções do Google, tornando-a ainda mais robusta.
Looker
O principal destaque do Looker é contar com uma linguagem própria, a LookML.
Essa é uma ferramenta fornecida pelo Google, parte da Google Cloud.
Um dos seus pontos fortes é permitir a criação de apps, com base na ferramenta de análise incorporada.
Por outro lado, sua utilização não é tão simples como as outras ferramentas, o que faz dela menos indicada para empresas que não contam com equipes de especialistas de TI.
Mode Analytics
Ainda que as outras ferramentas em sua maioria também sejam colaborativas, no Mode Analytics esse conceito é levado ainda mais a sério.
A empresa se intitula como um hub central para a análise de dados, unindo equipes de negócios para gerar resultados.
Uma característica a ser destacada é o uso das linguagens SQL, R e Python para fornecer insights com muito mais rapidez.
Sistema de gestão com ferramentas de business intelligence integradas
Todas as ferramentas de business intelligence apresentadas ganham ainda mais recursos quando sua empresa conta com um ERP para integrar suas operações.
A Iuven fornece sistemas para que seu negócio esteja totalmente conectado, de modo que os dados gerados possam ser aproveitados ao máximo.
Conheça o Iuven ERP e o SAP Business One, experimentando gratuitamente por 7 dias!