O que é Business Intelligence?
Você já ouviu falar e sabe o que é Business Intelligence (BI)? Com um mercado cada vez mais competitivo e um cenário econômico pouco estável, não há mais espaço para um gerenciamento intuitivo ou amador, os gestores precisam realizar algumas mudanças para se estabelecerem e se manterem relevantes. Uma dessas alterações é se transformar digitalmente e adotar o BI.
As decisões estratégicas tomadas pelos gestores precisam ser profissionais e apoiadas por informações precisas com base em números e estatísticas. O Business Intelligence nasceu justamente com o objetivo de atender as novas demandas empresariais.
Com a leitura desta publicação, você entenderá melhor o que é BI, por que essa tecnologia se tornou imprescindível para o sucesso comercial de grandes corporações e as razões pelas quais vem conquistando espaço entre pequenas e médias empresas (PMEs) que desejam crescer de forma sustentável. Confira!
O que é Business Intelligence (BI)?
Afinal de contas, o que é o Business Intelligence? Grande parte dos empresários é familiarizada com o termo, mas nem todos compreendem o conceito com precisão ou estão totalmente cientes das transformações que ele pode provocar em seus negócios.
Business Intelligence significa Inteligência de Negócio em português e se trata de um conceito que modifica a forma que uma organização funciona com o objetivo de melhorar seus resultados. Para trabalhar com BI, os gestores devem adotar medidas como:
- organizar os processos internos de forma estratégica;
- automatizar serviços para integrar e melhorar a eficiência dos setores;
- agrupar dados e transformá-los em informação de confiável, exata e de qualidade;
- tomar decisões acertadas com base em análises bem calculadas;
- ter uma visão clara dos objetivos gerais a serem alcançados;
- buscar falhas, identificar oportunidades de investimentos e aprimorar seu desempenho no mercado.
Pode-se dizer que usar o Business Intelligence é o mesmo que perseguir a excelência na gestão apoiando-se às ferramentas que você tem à disposição em sua empresa — como um sistema de gestão empresarial (ERP).
Quais são os pilares do Business Intelligence?
Para que o Business Intelligence seja implementado com sucesso na sua empresa é crucial conhecer e respeitar os principais que baseiam todo seu funcionamento. Ao fazê-lo, o gestor consegue aproveitar de seus benefícios e alcançar seus objetivos.
Saiba mais a respeito dos pilares do Business Intelligence a seguir:
Estratégico
Como a finalidade é melhorar os resultados da empresa, a estratégia por trás da implementação do Business Intelligence precisa ser completamente alinhada aos objetivos do negócio e aos processos que são executados no seu dia a dia.
Analítico
O pilar analítico se concentra em identificar problemas em suas origens para que seja possível lidar com eles antes que cresçam. Somente assim, você poderá agir de maneira inteligente em momentos críticos para o sucesso da sua empresa.
A análise é feita com a definição de indicadores-chave de desempenho (KPIs), essas são métricas aplicadas por um ERP sobre os processos do negócio e apresentam seus resultados aos gestores. O Business Intelligence almeja encontrar quaisquer fontes de crise e buscar soluções que possibilitem superá-las.
Operacional
Definidas as estratégias e as formas como serão analisados os dados obtidos, o pilar operacional se concentra em executar as ações anteriormente planejadas.
O seu foco está em implementar ferramentas que otimizem os procedimentos e resultados da empresa, tomando como base o histórico observado e mensurado até o momento.
Como implementar o Business Intelligence na sua empresa?
Para operar com o BI, o gestor deve utilizar softwares específicos que atendam os pilares explicados. Ele deverá pesquisar quais ferramentas melhor atendem às necessidades do seu negócio.
O ideal é buscar por Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) que integrem e aperfeiçoem o trabalho realizado em todos os setores do empreendimento, oferecendo maior controle dos processos e uma visão geral bastante clara da real situação da empresa.
É justamente essa visão realista do negócio que dará ao gestor a condição de decidir com mais clareza e objetividade. Ele estará apoiado nos mais variados dados e conduzirá o negócio em busca de melhor desempenho junto ao mercado.
Ou seja, não se trata apenas do uso puro e simples de tecnologia, trata-se da utilização de ferramentas tecnológicas de forma analítica, estratégica e inteligente.
Quais são os benefícios do Business Intelligence para a gestão empresarial?
As soluções de BI podem ser utilizadas por empresas de pequeno a grande porte, pois há diversas plataformas disponíveis para atender os variados perfis corporativos. Os softwares podem atuar em diversos setores econômicos como estabelecimentos de varejo, comércio atacadista, prestadores de serviço e indústria em geral.
Automação e integração
O primeiro grande benefício que um bom software de BI — como o ERP — proporcionará ao seu negócio é a automatização dos procedimentos internos, de forma que toda a empresa funcione em rede e se torne mais eficiente e produtiva.
Ele também permitirá total integração dos departamentos, o que indica que todas as equipes — de vendas, compras, estoque, recursos humanos, produção, distribuição, atendimento ao cliente e finanças — poderão se comunicar e trabalhar em torno de objetivos em comum.
Maior controle financeiro
O sistema também possibilita ao gestor ter maior controle financeiro sobre a empresa, podendo identificar com facilidade gastos desnecessários e acompanhar de perto os números do faturamento.
Com os recursos do programa, o administrador explora um enorme banco de dados em tempo real que pode ser acessado de dentro do escritório, de sua casa ou até mesmo pelo smartphone, o que traz mobilidade e agilidade para o trabalho do gestor.
Diminuição de erros
Você já ouviu a expressão “Errar é humano, repetir o mesmo é burrice”? O Business Intelligence oferece formas bastante inovadoras de evitar que você passe por esse tipo de problema.
Afinal, ele consiste em utilizar informações estratégicas referentes às suas atuações passadas para garantir que erros não aconteçam no futuro. Essas informações protegerão a sua empresa dessas ocorrências, que podem ser altamente prejudiciais para a sua imagem.
Planejamento de gestão
É comum que empresas de diversos setores tenham acesso a dados bastante ricos sobre a sua própria operação, mas não saibam como utilizá-los.
Essa história parece familiar? Então, a boa notícia é que o BI facilita o uso desses dados porque atua de maneira otimizada, permitindo que o gestor saiba muito mais sobre os seus próprios processos e sempre encontre novas possibilidades para melhorar a qualidade dos seus serviços a partir dessas informações.
Tomada de decisões
Decidir os rumos da empresa sem se basear em dados objetivos é algo bastante prejudicial. Todo o propósito do Business Intelligence, conforme o nome já antecipa, é trazer mais inteligência para as decisões tomadas.
Os gestores não decidirão mais por tentativa ou erro — o que pode causar danos a longo prazo ou irreparáveis às finanças do negócio. É possível conhecer mais a respeito do comportamento do mercado, dos seus clientes e das tendências observadas em seus próprios processos.
Atendimento ao cliente
Para as vezes em que fica difícil prever o que o seu cliente precisa ou descobrir os caminhos mais eficazes para fidelizá-lo, o Business Intelligence surge como uma opção viável.
O uso de dados estratégicos vai ajudar você e sua equipe a detectar tendências e oportunidades vantajosas no atendimento ao cliente. A empresa poderá oferecer aquilo que estão procurando e surpreendê-los positivamente.
Identificação de oportunidades para o negócio
O BI realiza é denominado de análise preditiva de dados, que é usada para fazer projeções de cenários e antecipar tendências de mercado. Com isso, você saberá de forma antecipada quais são as futuras mudanças e quais são os efeitos de suas decisões no negócio.
As descobertas feitas com o BI permitem que sua empresa identifique melhores parceiros, conheça as demandas de consumo, saiba as alterações do mercado e mais. Sua empresa conseguirá se preparar melhor para épocas sazonais — em que há diminuição ou aumento considerável das vendas —, bem como tomar medidas para se destacar no mercado.
Essa análise também prevê eventuais riscos, crises e problemas que você se deparará, tratando-se de uma ferramenta importante para preservar a sobrevivência da organização a longo prazo.
Redução de custos
As ferramentas também fazem com que a empresa tenha um ciclo de planejamento mais eficiente, procedimentos mais rápidos e melhores tomadas de decisões, o que gera constantes reduções de gastos.
Outra economia consiste na melhor avaliação das condições de mercado e identificação de oportunidades de negociação.
Maximização das vendas
Por meio de um ERP, o Business Intelligence fornece acesso a relatórios atualizados em tempo real e que apresentam tendências de vendas, as preferências dos clientes e mercados inexplorados.
Com essas informações, os administradores encontrarão as maiores fontes de renda e conseguirão maximizá-las. Eles também saberão quais são as preferências do seu público e poderão tomar as medidas para melhor satisfazê-lo, aumentando a taxa de fidelização.
Maior eficiência e produtividade
Os gestores terão em suas mãos os meios necessários para otimizar a rotina do negócio, pois eles conseguirão identificar as fontes de maiores custos, gargalos processuais, pontos de melhorias, oportunidades e muito mais.
Com a adoção de uma boa ferramenta de BI, a organização ainda usufruirá de outros recursos que aumentam a produtividade de todo o pessoal, como a automação de atividades burocráticas, manuais e morosas. Isso faz com que os colaboradores foquem em operações que agreguem mais valor à empresa.
Tudo pronto para utilizar o Business Intelligence?
Com todos esses benefícios, o Business Intelligence trabalha para o aperfeiçoamento da gestão, aumento de produtividade, eficiência operacional, eliminação de erros e retrabalhos, redução de custos e melhores resultados financeiros. O empresário poderá, finalmente, mudar a forma de tomar decisões, antes baseadas em palpites ou percepções subjetivas.
Com o apoio do BI, ele terá segurança para definir metas e persegui-las para garantir a expansão do negócio. Contar com a ajuda dessa estratégia vai proporcionar benefícios decisivos para conquistar a vantagem competitiva em sua área de atuação.
Ao saber o que é Business Intelligence e quais são suas vantagens, percebe-se que essa pode ser uma poderosa ferramenta para alavancar o crescimento da sua empresa. Para aproveitar dessa estratégia, é necessário estar aberto a mudanças e utilizar um sistema ERP adequado para seu ramo.
Quero saber o que você achou do meu conteúdo! Use o espaço abaixo agora mesmo para deixar uma opinião ou dúvida sobre o assunto!