Como medir resultados empresariais e tomar melhores decisões?
Para que uma empresa tenha sucesso e cresça, o empreendedor deve medir resultados empresariais. Eles são referentes aos dados do marketing, do financeiro, da contabilidade e até mesmo índices de produtividade.
Conhecer esses dados e interpretá-los possibilita tomar melhores decisões. Dessa forma, também é possível pensar sobre futuros investimentos e melhorias e verificar o que está de acordo com o planejamento estratégico e os objetivos traçados.
Dentre todos os resultados empresariais existentes, um dos principais para a gestão do negócio são os dados financeiros. No post de hoje, vamos explicar por que você deve mensurá-los e como fazer isso.
Por que medir resultados empresariais financeiros?
As finanças são o elemento fundamental para verificar a situação da empresa. Analisar esse ponto permitirá identificar gargalos que estão atravancando o seu negócio e fazendo com que o sucesso não seja alcançado.
Para fazer essa mensuração é preciso entender o que é a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), instrumento contábil que mostra a performance do negócio em determinado período de tempo.
O resultado da DRE assinala se a organização teve lucro ou prejuízo. Esse documento é obrigatório pela lei brasileira e deve ser entregue todos os anos, mas é indicado fazer sua elaboração mensalmente ou a cada 3 meses para acompanhar seu desempenho.
Qual é a estrutura da DRE?
Essa pergunta pode ser respondida da seguinte forma: vendas – despesas = lucro ou prejuízo. A fórmula acaba ficando um pouco mais complexa, porque o detalhamento das despesas gera informações diferentes.
Elas ajudam a entender melhor o negócio. Por isso, vamos apresentar essas informações a seguir, conforme a estrutura da DRE:
Valor total de vendas
Esse montante é relativo às vendas da empresa. Ele representa uma quantia alta, mas não indica o lucro da organização. Esse valor deve ser utilizado para o pagamento de contas.
Custo de mercadorias ou serviços vendidos
As empresas possuem diversos custos e aqui estão atrelados aqueles relacionados à aquisição de produtos ou fornecimento de serviços. Por exemplo: compra de matéria-prima e mão de obra direta. Descobrir qual o valor de produção ajuda a fazer a precificação. A subtração desse custo do total de vendas permite chegar ao lucro bruto.
Lucro bruto
Esse elemento demonstra se vale a pena produzir o que está sendo vendido. Quanto é negativo indica a necessidade de buscar alternativas para diminuir os custos de produção ou adequar o preço de venda.
Despesas operacionais
Esses são gastos relativos à operação da empresa. Por exemplo: pagamentos de comissão e salários dos profissionais administrativos, despesas com marketing, entre outros. O objetivo é entender quanto é gasto para vender o produto ou serviço. O recomendado é tentar diminuir esse montante. Assim, se sua receita cair, continuará tendo lucro. A subtração das despesas operacionais do lucro bruto chega à receita operacional.
Receita operacional
Esse resultado avalia a eficiência das operações e a produtividade do negócio. Quando é positiva, demonstra que os processos valem a pena e que sua empresa está gerando riqueza. Se não houver receita operacional é preciso identificar a necessidade de ajustes para que a companhia obtenha lucro.
Despesas com juros
Essas despesas incidem somente se sua empresa contraiu dívidas. Nesse caso, é preciso se certificar de que o pagamento está sendo feito em dia. A subtração das despesas com juros da receita operacional resulta no lucro antes dos impostos.
Lucro antes dos impostos
Esse lucro indica se o negócio tem capacidade de gerar receita com o que é produzido e se tem possibilidade de honrar seus compromissos (caso haja dívidas).
Imposto de Renda
O IR representa a carga tributária paga pelos empreendedores. A subtração do total de impostos do lucro antes dos impostos permite chegar à receita líquida.
Receita líquida
Esse é o montante que pode ser reinvestido na organização ou distribuído entre os sócios. É uma boa forma de mensurar a lucratividade obtida nos investimentos realizados. A comparação entre o que foi investido e o lucro gerado também demonstra se o negócio vale a pena.
Entendeu por que e como medir resultados empresariais? Esse conhecimento é importante para o seu sucesso, mas agora você já entende melhor sobre isso. Mas se ficou com alguma dúvida ou tem alguma experiência a compartilhar, deixe seu comentário no post.