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Como medir resultados empresariais e tomar melhores decisões?

Como medir resultados empresariais e tomar melhores decisões?

Para que uma empresa tenha sucesso e cresça, o empreendedor deve medir resultados empresariais. Eles são referentes aos dados do marketing, do financeiro, da contabilidade e até mesmo índices de produtividade.

Conhecer esses dados e interpretá-los possibilita tomar melhores decisões. Dessa forma, também é possível pensar sobre futuros investimentos e melhorias e verificar o que está de acordo com o planejamento estratégico e os objetivos traçados.

Dentre todos os resultados empresariais existentes, um dos principais para a gestão do negócio são os dados financeiros. No post de hoje, vamos explicar por que você deve mensurá-los e como fazer isso.

Por que medir resultados empresariais financeiros?

As finanças são o elemento fundamental para verificar a situação da empresa. Analisar esse ponto permitirá identificar gargalos que estão atravancando o seu negócio e fazendo com que o sucesso não seja alcançado.

Para fazer essa mensuração é preciso entender o que é a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), instrumento contábil que mostra a performance do negócio em determinado período de tempo.

O resultado da DRE assinala se a organização teve lucro ou prejuízo. Esse documento é obrigatório pela lei brasileira e deve ser entregue todos os anos, mas é indicado fazer sua elaboração mensalmente ou a cada 3 meses para acompanhar seu desempenho.

Qual é a estrutura da DRE?

Essa pergunta pode ser respondida da seguinte forma: vendas – despesas = lucro ou prejuízo. A fórmula acaba ficando um pouco mais complexa, porque o detalhamento das despesas gera informações diferentes.

Elas ajudam a entender melhor o negócio. Por isso, vamos apresentar essas informações a seguir, conforme a estrutura da DRE:

Valor total de vendas

Esse montante é relativo às vendas da empresa. Ele representa uma quantia alta, mas não indica o lucro da organização. Esse valor deve ser utilizado para o pagamento de contas.

Custo de mercadorias ou serviços vendidos

As empresas possuem diversos custos e aqui estão atrelados aqueles relacionados à aquisição de produtos ou fornecimento de serviços. Por exemplo: compra de matéria-prima e mão de obra direta. Descobrir qual o valor de produção ajuda a fazer a precificação. A subtração desse custo do total de vendas permite chegar ao lucro bruto.

Lucro bruto

Esse elemento demonstra se vale a pena produzir o que está sendo vendido. Quanto é negativo indica a necessidade de buscar alternativas para diminuir os custos de produção ou adequar o preço de venda.

Despesas operacionais

Esses são gastos relativos à operação da empresa. Por exemplo: pagamentos de comissão e salários dos profissionais administrativos, despesas com marketing, entre outros. O objetivo é entender quanto é gasto para vender o produto ou serviço. O recomendado é tentar diminuir esse montante. Assim, se sua receita cair, continuará tendo lucro. A subtração das despesas operacionais do lucro bruto chega à receita operacional.

Receita operacional

Esse resultado avalia a eficiência das operações e a produtividade do negócio. Quando é positiva, demonstra que os processos valem a pena e que sua empresa está gerando riqueza. Se não houver receita operacional é preciso identificar a necessidade de ajustes para que a companhia obtenha lucro.

Despesas com juros

Essas despesas incidem somente se sua empresa contraiu dívidas. Nesse caso, é preciso se certificar de que o pagamento está sendo feito em dia. A subtração das despesas com juros da receita operacional resulta no lucro antes dos impostos.

Lucro antes dos impostos

Esse lucro indica se o negócio tem capacidade de gerar receita com o que é produzido e se tem possibilidade de honrar seus compromissos (caso haja dívidas).

Imposto de Renda

O IR representa a carga tributária paga pelos empreendedores. A subtração do total de impostos do lucro antes dos impostos permite chegar à receita líquida.

Receita líquida

Esse é o montante que pode ser reinvestido na organização ou distribuído entre os sócios. É uma boa forma de mensurar a lucratividade obtida nos investimentos realizados. A comparação entre o que foi investido e o lucro gerado também demonstra se o negócio vale a pena.

Entendeu por que e como medir resultados empresariais? Esse conhecimento é importante para o seu sucesso, mas agora você já entende melhor sobre isso. Mas se ficou com alguma dúvida ou tem alguma experiência a compartilhar, deixe seu comentário no post.

 

Iuven Tecnologia
23 janeiro, 2020