Como romper a estagnação e acelerar o crescimento da empresa?
O crescimento da empresa deve ser contínuo, seja em termos estruturais, seja de carteira de clientes, know-how ou faturamento. O mais importante é não ficar estagnado enquanto a concorrência cresce e o mercado se torna cada vez mais competitivo.
Entretanto, não basta a vontade para garantir um desenvolvimento contínuo. É preciso contar com boas ferramentas de trabalho, tais como tecnologias funcionais, estratégias consistentes e disponibilidade para deixar a zona de conforto. Desse modo, grandes resultados podem ser conquistados.
Quer se aprofundar sobre o assunto e garantir o sucesso do seu negócio a longo prazo? Foi pensando nisso que elaborei um conteúdo especial para ajudar você a sair da estagnação. Confira!
Por que é importante romper a estagnação?
Já teve o sonho de enriquecer ou de ver seu negócio crescer até se tornar líder o mercado? Para alcançar esse objetivo, é fundamental que você evite se contentar com os mesmos resultados, saia da zona de conforto e elabore estratégias para expandir seus serviços ou carteira de clientes.
Conforme o Sebrae, apenas 58% das micro e pequenas empresas sobrevivem depois de dois anos. Parte disso ocorre pela estagnação do negócio, pois os concorrentes implementam novas tecnologias e criam diferenciais para aumentar suas participações no mercado com o passar do tempo.
Para evitar que seu negócio se torne obsoleto e fazer com que ele se torne mais relevante, deve-se tomar medidas para se tornar mais competitivo e agradar melhor sua clientela.
Quais são as fases de crescimento da empresa?
As fases de crescimento, que compõem o ciclo de vida de um negócio, são:
- introdução: aqui se formaliza a empresa, contrata e treina o pessoal, adquire o estoque, entre outras preparações;
- crescimento: o negócio começa a conquistar seus clientes e a ter resultados postivos. Esse período leva em torno de dois a quatro anos;
- maturidade: a empresa se sustenta sem precisar de financiamentos, tem uma clientela fiel e bate de frente com os concorrentes. Aqui, é preciso romper a estagnação;
- declínio: ocorre quando seus serviços ou produtos se tornam ultrapassados pela concorrência.
Quais são as dicas para acelerar o crescimento do negócio?
Neste tópico, trazemos as principais táticas que devem ser aplicadas para saber como romper a estagnação e desenvolver a empresa.
Conheça bem o seu público
Saiba, de forma precisa, qual é o perfil do seu público-alvo e quais são as suas vontades. Além de conhecer aspectos como idade, gênero e localização, você deverá pesquisar:
- necessidades e problemas;
- capacidade financeira;
- comportamento;
- forma de pensar;
- mudanças nos seus gostos.
Essas informações permitem que você saiba como deve alterar seus preços, produtos ou serviços, sua forma de atendimento ou sua estratégia e marketing para conquistar novos clientes e retê-los.
Tenha uma marca forte
Marca é um sinal usado para distinguir uma empresa, produto ou serviço. Entretanto, há outros elementos vinculados a ela, como a forma de atendimento, produtos exclusivos ou uma propaganda adequada e marcante.
Dar personalidade para sua marca a deixará mais forte no mercado, pois o público lembrará dela com frequência e criará uma relação mais próxima com a empresa. Isso ajuda na atração dos clientes, no aumento das vendas e na taxa de fidelização.
Desenvolva um diferencial
O preço não é o único fator na decisão de compra dos clientes. Existem qualidades que podem agradar mais seu público e justificar um valor maior, como entregas pontuais, bom atendimento, produtos exclusivos etc. Estude as necessidades dos clientes, veja quais são os diferenciais dos seus concorrentes e desenvolva um único para sua empresa.
Valorize seu pessoal
Os colaboradores são as pessoas que atenderão os clientes, realizarão as vendas, organizarão o estoque e prestarão os serviços. Por isso, é importante que você encontre talentos — pessoas com perfil ideal para o negócio — e os valorize, o que pode ser feito mantendo um bom clima no ambiente de trabalho, recompensando seus esforços etc.
Mantenha foco
Estabeleça um objetivo que ajudará no crescimento e mantenha o foco nele. Essa dica parece óbvia à primeira vista, mas a falta de dedicação pode ser a razão pela qual o negócio não se desenvolverá.
Seja o melhor no que realmente importa
Muitas companhias tentam fazer diversas coisas ao mesmo tempo, buscando se destacar com atividades completamente diferentes. Nesse sentido, elas querem ser reconhecidas pela inovação, pela qualidade, pela presteza, pelo preço baixo, ou seja, por tudo ao mesmo tempo. Porém, isso é um equívoco, pois é mais relevante focar o que realmente importa.
Para descobrir isso, faça pesquisas com seu público-alvo, utilize grupos focais ou estratégias correlacionadas, por exemplo. Depois, seja o melhor do seu mercado especificamente nisso.
No livro Organizações Exponenciais, no qual os autores afirmam que as empresas que mais crescem são 10 vezes melhores do que a concorrência no que realmente importa, é possível encontrar uma análise bastante relevante sobre o assunto.
Conquiste clientes promotores
O Net Promoter Score (NPS) é um dos indicadores mais utilizados para essa prática. Ele classifica os clientes como detratores, neutros ou promotores de uma marca. O objetivo é ter clientes que atuem como embaixadores da empresa, indicando com veemência os produtos/serviços.
Ao obter clientes promotores, é possível dar start ao marketing boca a boca, uma das formas mais eficientes e lucrativas de divulgação. Para tanto, é preciso encantar os clientes em cada ponto de contato, estabelecer um fator “Uau!” para se destacar da concorrência e investir na construção de um relacionamento longo e rentável para ambos.
Fuja da zona de conforto
Diversas empresas estão tão acostumadas com suas atividades que não se arriscam a fazer algo diferente, sair de suas zonas de conforto. Ao continuar fazendo a mesma coisa, dia após dia, o máximo que conseguem é mais dos mesmos resultados.
Sair da zona de conforto significa apostar em coisas novas, deixar de fazer apenas o que é habitual. Em vez de enviar dez e-mails, faça dez ligações ou, no lugar de elevar os preços, renegocie custos mais baixos com os fornecedores, por exemplo.
Grande parte das empresas estão nessa zona de conforto, mantendo seus negócios estagnados. Não faça parte delas!
Use a tecnologia a seu favor
Uma das formas mais rápidas para crescer é otimizar os processos diários. Dessa forma, se antes o empreendimento tinha disponibilidade para atender a 100 clientes, após o crescimento, poderá atender a 200 ou até mais. A questão é: como otimizar os processos? A resposta é simples: utilizando a tecnologia a seu favor!
Para qualquer empresa, uma das ferramentas mais importantes é o sistema de ERP (Enterprise Resource Planning). Com ele, é possível gerenciar os pedidos, automatizar o processo de logística, integrar redes de lojas e realizar uma série de outras atividades. Assim, as tarefas diárias tornam-se mais rápidas, seguras e acertadas.
Quais atitudes podem prejudicar o crescimento da empresa?
Além de conhecer as técnicas listadas, é importante saber quais atitudes podem atrapalhar o crescimento do negócio e evitá-las:
- ser resistente às mudanças: tenha a mente aberta para mudar seus serviços ou produtos;
- deixar de se atualizar: conheça as novas tecnologias;
- negligenciar o público: preste atenção às mudanças do comportamento do público.
Com dicas deste artigo, você poderá potencializar o crescimento da empresa, tirando-a da estagnação e colocando-a em um patamar de alta performance. Então, não deixe de ser o melhor no que realmente importa, conquistar os clientes, sair da zona de conforto e apostar na tecnologia.
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