Qual a real importância dos dados para a tomada de decisões?
Você sabia que uma análise de dados dos perfis de eleitores estadunidenses contribuiu para uma vitória de Trump em 2016? Sabia que da mesma maneira, uma análise de dados auxilia no entendimento da eficiência de um software desenvolvido? A partir de informações como essas, fica mais fácil entender a importância dos dados no processo de decisão.
Afinal de contas, a tomada de decisões de uma empresa envolve a marca da marca, custos, tempo e energia da equipe de trabalho e muito mais. Atualmente, existem mecanismos que possibilitam que isso ocorra de forma mais segura, como uma análise de dados, para que uma corporação não se prejudique no curto e longo prazo e alcance a satisfação dos clientes.
Quer entender mais sobre a importância dos dados na tomada de decisão empresarial? Continue conosco e se aprofunde no assunto!
Qual a importância dos dados na tomada de decisão?
Conforme, atualmente é possível tomar decisões com mais segurança, já que existem mecanismos que facilitam esse processo. Isso significa que insistir em contar apenas com a intuição ao gerir uma empresa não é mais a solução mais aceita e pode deixar a corporação ultrapassada, especialmente em um mercado competitivo como o atual.
Prevenção de erros e falhas
E se você investir em um software com design minimalista e moderno por acreditar que os usuários preferem esse estilo e só depois do lançamento perceber que era ao contrário? Sem realizar uma pesquisa e análise prévia de dados para confirmar uma intuição, como chances de erros são altas.
Tudo isso ocasiona custos, insatisfação dos usuários e manchas na imagem de uma marca, já que os clientes associam a ela a incapacidade de atender as necessidades e necessidades dos consumidores. Achou exagerado? De acordo com um depoimento de André Chen , Analista do Vale do Silício, cerca de 77% das pessoas abandonam um aplicativo em até 3 dias após a sua instalação.
O número sobe para 90% depois de um mês. Ou seja, quem está estabilizado são as pessoas que realmente aprovaram o app. Se você não conhecer bem o perfil dessas pessoas e desenvolver algo alinhado com seus interesses, dificilmente vai conseguir ter sucesso com o software, e como chances de erros e falhas com o projeto proposto serão altas.
Inovação
Além de atender exatamente o que os consumidores gerar de uma marca, que tal superar essas expectativas? Quer dizer, no mundo globalizado e de alta concorrência, esse tipo de deixa de ser um diferencial e se torna uma necessidade das empresas que desejam considerar relevantes.
Assim, contar com uma análise de dados é uma das principais alternativas para alcançar tal objetivo e trazer uma inovação que os clientes precisam . Um exemplo disso podem ser os aplicativos bancários, que realizam pagamentos e transferências pelo próprio celular.
Muitos usuários podem nem imaginar essa possibilidade, apenas desejando mais praticidade e rapidez nesse processo, mas os softwares desenvolvidos superaram o desejado a ponto de, atualmente, muitos consumidores consideram o hábito de pagar contas presencialmente ultrapassado.
Outra inovação nesse sentido foi o PIX, que realiza pagamentos instantâneos e facilita a vida de empreendedores e consumidores. O desenvolvimento de inovações como essas é possível de ser feito de forma acertada a partir da análise de dados, que identifica a necessidade desse tipo de projeto.
Antecipação de acontecimentos
A pandemia da Covid-19 pegou inúmeras empresas de surpresa, e elas foram forçadas a lidar com paralisações no trabalho presencial e queda no investimento e no volume de vendas, além de novos hábitos de comportamento dos usuários, como a maior busca por compras online.
É fato que essas transformações aconteceram de modo forçado e com muita rapidez por questões sanitárias e de segurança pública, mas é verdade também que, como mostram as análises de dados, os usuários já sinalizavam interesse por esse tipo de venda. Assim, empresas que já tinham se adaptado a esse tipo de processo tiveram menos dificuldades e perdas financeiras durante a pandemia.
Além do mais, outra maneira de prever acontecimentos por meio de dados é analisar as percepções, críticas e sugestões dos clientes quanto aos produtos e/ou serviços oferecidos por uma corporação.
Feedbacks deixados nas avaliações de aplicativos, por exemplo, que criticam a usabilidade, eficiência e demais fatores que interferem na qualidade de um software, servem como insights para melhorias e prevenção de crise por conta dos possíveis defeitos apontados. Assim, os desenvolvedores podem realizar as manutenções necessárias sem grandes problemas, preservando a qualidade e a reputação da empresa.
Aumento da segurança
Como foi dito, o processo de decisão de uma corporação envolve muitos custos para ser realizado apenas com base em intuições. Então, contar com dados aumenta a segurança ao tomar decisões e diminui os riscos de crises e prejuízos financeiros ocasionados direta ou indiretamente por uma decisão errônea.
Um exemplo de como isso pode ocorrer na prática foi a análise do perfil de eleitores estadunidenses nas eleições de 2016, a partir de rastros deixados na plataforma do Facebook. Com base no que foi encontrado, a campanha do candidato à presidência Donald Trump enviou conteúdos ultrapersonalizados, de acordo com o que foi detectado pelos dados, o que possibilitou maior assertividade e segurança na abordagem.
Vantagem competitiva
Da mesma maneira que a campanha eleitoral mencionada teve mais segurança e chances de sucesso pela utilização de dados, quem negligenciou essa estratégia não teve a mesma vantagem competitiva e ficou um passo atrás. Relacionando o assunto com o meio corporativo, saiba que analisar o mercado é sempre fundamental para uma melhor formulação de estratégias competitivas.
Conseguiu perceber a importância dos dados? Então saiba que existem plataformas de gestão que podem fornecer dados precisos para a empresa, como a Microsoft Power BI , que personaliza os indicadores de acordo com os interesses, faz a comparação por períodos, realiza relatórios e muito mais. Há, ainda, um SAP Business One HANA , que faz análise gerencial em tempo real, possibilitando combinações rápidas.
Gostou de saber mais sobre a importância dos dados? Então, entre em contato conosco , da Iuven, e saiba como podemos ajudá-lo com plataformas que fornecem dados!