Skip to main content

Vejas 3 formas de gerenciar o capital de giro da empresa

Vejas 3 formas de gerenciar o capital de giro da empresa

O bom funcionamento de qualquer empresa está diretamente relacionado à sua saúde financeira — se as finanças não estão em dia, os compromissos ficarão prejudicados e provavelmente o empreendimento entrará em deficit. Contudo, a maioria dos empreendedores desconhece a parcela de participação que o Capital de Giro tem sobre essa situação.

Via de regra, capital de giro é todo o dinheiro em caixa, mercadorias em estoque e contas a receber (vendas a prazo) que a empresa utiliza para manter suas atividades e continuar crescendo. Empreendedores que adotam um bom controle do capital de giro garantem um fluxo de caixa positivo e o funcionamento sustentável do negócio.

Que tal acompanhar o post de hoje e conhecer as melhores formas de gerenciar o capital de giro da sua empresa? Então, vamos lá.

Comece com um bom planejamento financeiro

Toda empresa precisa buscar um nível satisfatório de capital de giro para garantir o bom funcionamento de sua atividade operacional. Por meio do planejamento do capital de giro é possível realizar uma boa gestão financeira do negócio — um dos desafios atuais do mundo empresarial.

O sucesso no ciclo produtivo está diretamente relacionado a divisão do ciclo operacional, ou seja, do planejamento do produto ou serviço até sua efetiva venda. De modo geral, é através de um efetivo ciclo econômico que é possível movimentar a empresa e ter um bom ciclo financeiro.

No caso do ciclo financeiro, esse é o mais relevante para a dinâmica da gestão financeira e assim, do planejamento do capital de giro. É ele o responsável pelos pagamentos e recebimentos gerados pelas operações realizadas pela empresa. A principal falha de muitos empreendedores está na falta de planejamento financeiro.

É preciso conhecer o ciclo operacional (tempo de investimento, como a compra de estoque) e o ciclo financeiro (tempo de retorno para o caixa) para realizar um bom planejamento financeiro. Ou seja, ciclos operacionais longos comprometem o fluxo de caixa no curto e médio prazo e a empresa terá problemas com a falta de capital de giro.

Controle o estoque

Para uma empresa ter o lucro desejado, é preciso que as vendas tenham sido realizadas. Entretanto, toda venda tem um custo gerado, seja para pagamento de fornecedores, vendedores, armazenamento etc. É fundamental a adoção de estratégias de gestão de caixa para reduzir os períodos de estocagem e cobrança.

O estoque exige um constante investimento, afinal, sem matéria-prima não há produto final e, eventualmente, não há vendas. Em outras palavras, quanto maior a necessidade de investimento nos estoques, maiores serão os recursos financeiros que a empresa deverá aplicar. Mas é preciso ficar atento, uma vez que estoque parado indica dinheiro parado.

Conheça os prazos de pagamento e recebimento

Conhecer os prazos de recebimento e pagamento torna viável o processo de investimento e de avaliação da situação financeira da empresa em curto, médio ou longo prazo. Além disso, quando o empreendedor oferece um prazo maior para o cliente ou quanto maior for a parcela de vendas a prazo no faturamento da organização, mais recursos financeiros a empresa terá que ter. Isso indica que o processo de decisão sobre as vendas e as compras não poderá ser tomado sem um estabelecimento prévio dos prazos de recebimento e pagamento.

Em resumo, esses são os fatores que podem impactar diretamente a diminuição do capital de giro:

  • Aumento dos custos;
  • Redução das vendas;
  • Falta de planejamento financeiro;
  • Crescimento da inadimplência.

Agora que você já conheça algumas formas de gerenciar o capital de giro da sua empresa, que tal assinar a nossa newsletter e receber as nossas atualizações diretamente em seu e-mail?

Iuven Tecnologia
15 fevereiro, 2019