Como fazer uma empresa crescer? Confira 8 dicas para expandir
Não há como fazer uma empresa crescer sem muito preparo e conhecimento.
É por isso que a taxa de mortalidade entre pequenos negócios é maior, já que, nesse tipo de empresa, é mais frequente o negócio ser motivado apenas pela necessidade.
O problema de empreender para garantir a subsistência é que frequentemente os empreendedores nessa situação fecham os olhos para questões fundamentais que afetam o seu negócio.
Vamos abordar esses problemas no texto a seguir.
Leia até o final para saber como fazer o seu empreendimento deslanchar.
Como fazer uma empresa crescer?
Na vida e nos negócios, crescer é um processo que implica lidar com certas dores e é preciso “arregaçar as mangas” e fazer acontecer.
Porém, apenas esforço não basta.
Antes disso, é necessário planejar para que esse esforço seja bem direcionado.
Por isso, vamos ver 8 dicas imbatíveis para você colocar em prática e começar do jeito certo:
1. Identificar um nicho de mercado lucrativo
Entrar em um mercado sem conhecê-lo é quase como jogar na loteria.
Para que o seu investimento não seja perdido, é preciso antes fazer uma análise criteriosa das necessidades e demandas não atendidas por outros produtos ou serviços.
Comece a pesquisar e compreender o público-alvo, suas preferências e problemas específicos.
Não deixe de avaliar também a concorrência e identificar oportunidades para se destacar no mercado, explorando eventuais pontos fracos (ex: distribuição, qualidade ou atendimento).
A coleta de dados e feedback dos clientes é valiosa nesse processo.
Com base em suas análises, “ataque” um nicho com potencial de crescimento sustentável e uma base de consumidores dispostos a pagar por soluções.
2. Desenvolver uma estratégia de marketing eficiente
Abrir um negócio sem uma estratégia de marketing também é desaconselhável.
Afinal, a função do marketing é fazer com que a marca e seus produtos apareçam, atraindo o público-alvo desejado.
Nesse sentido, o marketing digital é indispensável, seja por meio de anúncios em plataformas como o Google Ads, seja explorando estratégias de SEO e redes sociais.
3. Investir em tecnologia e inovação
Para pequenos e microempreendedores, investir em tecnologia pode soar um pouco assustador, já que se supõe altos custos com computadores, servidores ou robôs.
Nada mais equivocado, já que todo investimento que se faz na parte digital, por exemplo, pode ser enquadrado dessa forma.
É o que fazem, por exemplo, as PMEs que investem em automação de processos de marketing via ERPs ou com ferramentas como disparo de email marketing, IA e muitas outras.
4. Atrair e reter talentos qualificados
Se tem uma coisa que todas as empresas de sucesso e em crescimento têm em comum é a mão de obra talentosa e qualificada.
Para isso, a empresa pode se promover por meio de estratégias de employer branding, em que ela se mostra nos canais de divulgação como uma marca empregadora.
Grandes marcas como L’Oréal, Google e Microsoft podem servir como referência e suas estratégias, se adaptadas ao contexto, podem gerar ótimos resultados.
5. Expandir a oferta de produtos/serviços
Em certos casos, a gestão da empresa sente dificuldade para decidir o que fazer para continuar crescendo.
Continuar atacando um mesmo mercado ou buscar novos?
Trabalhar a precificação ou reduzir os preços para lucrar no volume de vendas?
Uma ferramenta que ajuda a tomar decisões nesse sentido é a matriz BCG – aliás, já mostramos como usar a matriz BCG aqui no blog.
6. Estabelecer parcerias estratégicas
Assim como não se cresce sem a participação de bons profissionais, não se pode expandir um negócio sem o apoio das parcerias certas.
Digamos, por exemplo, que você pretenda vender além da sua cidade ou estado, ou até para o exterior.
Nesse caso, é necessário um suporte de outras empresas para cuidar da parte fiscal, tributária e, principalmente, das operações logísticas e distribuição.
Portanto, quanto mais experientes e alinhados em termos de objetivos forem os seus parceiros de negócios, maiores as chances de continuar crescendo.
7. Focar no atendimento ao cliente
Uma pesquisa da empresa Neoassist revela que as pessoas podem pagar até 20% mais só para ter um bom atendimento.
Ao analisar seus concorrentes, você pode descobrir falhas nessa parte vital de um negócio, dando à sua marca uma vantagem que pode ser explorada.
Atender bem é ainda mais importante para quem presta serviços, segmento em que a qualidade da prestação está diretamente ligada à do atendimento.
8. Monitorar a concorrência
Você já ouviu falar sobre benchmarking?
Essa é uma técnica amplamente usada pelas marcas de sucesso e consiste no monitoramento do que os concorrentes estão fazendo.
Por meio das informações coletadas, uma empresa pode saber em que eles estão acertando ou errando para, com base nisso, tomar suas próprias decisões, explorar oportunidades e evitar riscos.
É também uma forma de conhecer indiretamente o comportamento do consumidor, um tipo de informação da maior utilidade para orientar o processo decisório.
Quais os maiores desafios para o crescimento de uma empresa?
No contexto brasileiro, o crescimento de uma empresa enfrenta uma série de desafios, com destaque para:
- Carga Tributária: altos impostos e complexidade fiscal aumentam os custos operacionais, dificultando a competitividade
- Burocracia: processos demorados e burocráticos para abrir, operar e expandir um negócio podem ser entraves
- Infraestrutura logística: a precária infraestrutura de transporte e distribuição eleva os custos e afeta a eficiência da cadeia de suprimentos
- Acesso ao crédito: dificuldades para obter financiamentos e empréstimos com juros elevados limitam o investimento e expansão no Brasil
- Mão de obra qualificada: empresas também sofrem com a escassez de profissionais qualificados em todos os níveis.
Como um ERP ajuda a empresa a crescer?
Tendo em conta os obstáculos que acabamos de listar, fica ainda mais desafiador descobrir como fazer uma empresa crescer.
Uma das soluções para isso é investir em ferramentas que facilitem a gestão, integrando processos e dotando a gestão de inteligência de negócios.
Os sistemas Iuven ERP e SAP Business One são a melhor resposta para esses desafios.
Quem confirma isso são os nossos melhores avaliadores: os clientes da Iuven e seus casos de sucesso!