Benchmarking: entenda o que é e veja os benefícios para sua empresa
O sonho de todo empreendedor é ver o seu negócio prosperar continuamente. E, por isso, muitos gestores adotam práticas sem levar em consideração qualquer tipo de parâmetro de análise para aplicação no próprio negócio — uma prática que pode ser facilmente comparada aos dizeres do provérbio “a grama do vizinho é sempre mais verde”.
Ainda bem que o benchmarking vem se tornando cada vem mais conhecido no dia a dia das empresas. Esse termo equivale a uma avaliação comparativa na gestão, buscando as melhores práticas do mercado para se sobrepor frente a concorrência.
Mas o que é benchmarking, como ele é utilizado pelas empresas e qual sua importância no crescimento dos negócios? Descubra a resposta para essas perguntas em nosso post de hoje:
O que é Benchmarking
Muito além do que um conceito da moda, o Benchmarking é uma ferramenta que auxilia empresas a aumentarem sua eficiência produtiva. Ele encoraja a superarem suas limitações e a buscarem estratégias de mercado que aumentam a sua competitividade. Em uma tradução livre, benchmarking significa “ponto de referência”.
Tecnicamente, define-se benchmarking como um processo contínuo de pesquisa para comparar produtos, serviços e práticas empresariais dos concorrentes. Isso não significa copiar o que a concorrência está fazendo, mas, sim, enxergar as melhores atividades do mercado e adequá-las às peculiaridades do próprio negócio.
Os Tipos de Benchmarking
- Benchmarking interno: as melhores práticas são buscadas dentro da própria empresa, através de filiais, matrizes, departamentos que desenvolvem metodologias e estratégias inovadoras, centros etc.;
- Benchmarking competitivo: nesse formato, o foco passa a ser a análise das práticas da concorrência, não como forma de copiá-las, mas, sim, de superá-las;
- Benchmarking funcional: nesse formato, é comparado o formato de trabalho entre as empresas, ainda que sejam organizações de segmentos diferentes;
- Benchmarking de cooperação: nesse caso ocorre uma parceria, um compartilhamento de informações — não necessariamente de todo o processo, mas algumas empresas escolhem trocar aprendizados com outras.
A implantação e a implementação
O processo de implementação do benchmarking, apesar de parecer simples, exige uma estruturação de passos para que seja efetivamente alcançado. Nesse processo, existe um controle constante desde sua implantação (plano de aplicação) até sua efetiva implementação (ação para aplicação), seguindo:
- Identificação das premissas para a realização do benchmarking;
- Estabelecer o objetivo do benchmarking;
- Definir do processo;
- Considerar a finalidade;
- Definir os limites do benchmarking;
- Planejar sobre o que acontecerá durante todo o processo;
- Elaborar um fluxograma.
- Determinar o que medir;
- Analisar o fluxograma;
- Estabelecer critérios de medição;
- Verificar se o que foi definido para a medição está de acordo com os objetivos da empresa.
- Determinar com o que se comparar;
- Determinar o tipo de benchmarking;
- Determinar o responsável pela execução.
- Reunir os dados;
- Organizar os dados;
- Determinar a técnica de organização e controle dos dados.
- Analisar os dados;
- Separar e organizar os dados quantitativos.
- Iniciar a análise qualitativa.
- Definir os objetivos de performance;
- Determinar os planos de ação;
- Monitorar o processo;
- Acompanhar as mudanças.
- Tornar o benchmarking uma prática constante e contínua.
Os benefícios do benchmarking
A função principal em se utilizar os processos de benchmarking é buscar as oportunidades de melhorias da empresa por meio do conhecimento do mercado, superando-o. Para além disso, o benchmarking proporciona:
- Que a empresa reconheça seus processos internos;
- Promova o conhecimento do meio empresarial competitivo;
- Processo de mudança e contínua melhoria em relação a concorrência.
- Entender processos que estão dando certo em algumas empresas
- Abrir a mente para novas referencias;
- Melhor direciona os caminhos da empresa;
- Focar no crescimento do negócio de acordo com as tendências;
- Buscar melhores práticas de processos empresariais;
- Conquistar novos clientes de outros nichos;
Cuidado para não perder a identidade e a diferenciação do seu negócio. Não deixe de medir para não cair no erro da métrica de vaidade, o foco tem que ser no que esta dando resultado.
E então, gostou de saber o que é benchmarking e quais são os benefícios dessa prática? Então deixe um comentário!