BI e ERP: entenda as vantagens dessa combinação
No contexto em que o Big Data aumenta sua relevância para os negócios, BI e ERP despontam como dois pré-requisitos para o sucesso.
Como revela o ERP Report da Hubspot (em inglês), 49% das empresas que implementam ERPs obtiveram melhorias em seus processos, enquanto apenas 5% não tiveram resultados.
De acordo com um estudo da Gartner (também em inglês), em 2022, aproximadamente 75% das empresas de médio e grande porte já usavam algum tipo de solução em BI.
Os números só reforçam aquilo que a experiência vem comprovando dia após dia: investir em automação e BI dá resultados.
Confira neste artigo como implementar essas duas soluções combinadas e de que maneira elas podem impactar positivamente a performance em seus negócios.
O que é BI e ERP?
Business Intelligence (BI) e Enterprise Resource Planning (ERP) são duas soluções complementares que desempenham papéis fundamentais em atividades empresariais e corporativas.
O primeiro é um conjunto de técnicas e ferramentas que coleta, organiza e analisa dados para fornecer insights valiosos a fim de balizar a tomada de decisão.
ERP, por sua vez, é um sistema integrado que gerencia recursos empresariais, como finanças, produção e estoque, entre outros.
A combinação dessas soluções permite que as empresas obtenham dados em tempo real por meio do ERP e apliquem análises avançadas usando BI.
Ou seja, BI e ERP são, de certa forma, duas maneiras de introduzir em um negócio a cultura data driven, em que as decisões partem de dados estruturados.
O que é BI (Business Intelligence)?
Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, refere-se ao conjunto de práticas, tecnologias e metodologias que permitem às empresas tomar decisões estratégicas.
Isso acontece por meio da coleta, organização, análise e transformação de dados brutos em informação acionável.
Envolve ainda a utilização de ferramentas e técnicas avançadas para extrair insights dos dados, identificar tendências, padrões e correlações, além de gerar relatórios e painéis interativos para visualização dos resultados.
O objetivo principal do BI é fornecer às empresas uma visão abrangente de suas operações, desempenho, mercado e clientes.
Dessa forma, ela permite que os gestores obtenham uma compreensão mais profunda do negócio, identificando oportunidades de crescimento.
O que é ERP (Enterprise Resource Planning)?
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (ERP), ou Planejamento de Recursos Empresariais.
Trata-se de um sistema integrado que permite às organizações gerenciar e automatizar seus processos de negócios.
O ERP abrange diversas áreas funcionais, como finanças, contabilidade, recursos humanos, produção, estoque, vendas e marketing.
O objetivo do ERP é centralizar todas as informações e atividades da empresa em um único sistema, compartilhado por diferentes departamentos e usuários.
O ERP permite a integração de dados e do fluxo de trabalho em tempo real, fornecendo uma visão abrangente do negócio.
Um bom exemplo disso é a integração entre compras e estoque, dois setores ligados “umbilicalmente” que precisam operar em sinergia para dar sequência às atividades.
Por que combinar BI e ERP?
A combinação de BI e ERP permite que as empresas obtenham dados em tempo real e apliquem análises avançadas em cima desses dados.
Elas passam a visualizar informações estratégicas em tempo real, melhorando a capacidade de gestão de uma empresa.
Afinal, BI é uma ferramenta de gestão e deve “dialogar” com o sistema de gestão da empresa, de onde extrai os dados de que precisa.
Ferramentas de BI integradas no ERP
BI e ERP estão para os negócios como a tática está para os treinamentos no esporte.
Portanto, não se desenvolve Inteligência de Negócios sem as ferramentas adequadas, entre as quais o ERP é a principal.
Para isso, conte com as soluções Iuven ERP e SAP Business One, desenvolvidas pela Iuven, empresa com mais de 30 anos de experiência e casos de sucesso.
Experimente nossas soluções completas grátis por 7 dias ou solicite uma proposta!