Estoque desorganizado: por que é um problema e como evitar
Estoque desorganizado é uma verdadeira bola de neve.
Em outras palavras, estamos falando sobre um problema que, se não for solucionado na raiz, tende a crescer, com graves consequências para um negócio.
Uma evidência disso são os custos gerados mundialmente com a falta de precisão dos inventários em estoque que, sozinha, provoca um rombo de inacreditáveis US$ 1,1 trilhão.
O problema, nesse caso, começa quando a empresa não dispõe de recursos ou conhecimento para controlar seus respectivos inventários.
Nos Estados Unidos, por exemplo, 43% delas não contam com soluções nesse sentido, recorrendo ainda aos obsoletos métodos manuais.
Sua empresa não precisa passar por esses e outros problemas em razão da falta de organização em seus estoques.
Comece lendo este artigo e veja o que fazer para resolver esse gargalo de produção de uma vez por todas.
Estoque desorganizado: problemas para a empresa
Quando nossos armários e gavetas não estão em ordem, fica muito mais difícil encontrar uma roupa ou, quando encontramos, é provável que ela esteja amarrotada.
Por analogia, acontece algo parecido nos estoques que não contam com um mínimo de organização.
Neles, localizar um produto para enviar para um cliente ou ponto de venda pode ser uma verdadeira “saga”, demandando um esforço que poderia ser evitado.
Se nada for feito para solucionar a falta de organização, começam a surgir problemas que podem se tornar crônicos.
Veja a seguir quais são os mais graves.
Aumento de custos
Como vimos pelas estatísticas apresentadas no início do texto, estoques mal inventariados geram custos astronômicos.
Mas de onde vêm esses custos, exatamente?
O principal vilão, nesse caso, é a perda de tempo causada pela falta de critérios na colocação dos itens nas prateleiras.
Sem saber onde fica o quê, é necessário percorrer distâncias maiores que o normal, atrasando entregas e retardando o abastecimento dos pontos de venda.
Sem produtos, os clientes cancelam a compra, migrando para a concorrência, quando não decidem recorrer aos órgãos de defesa do consumidor.
Nesses casos, o estoque acaba sendo não uma solução, mas uma fonte de custos, em razão do prejuízo gerado e do abalo na reputação.
Problemas operacionais
Uma entrega que deixa de ser feita no tempo certo leva a um perigoso efeito dominó.
Isso porque um estoque desorganizado ocupa os operadores da cadeia logística por mais tempo que o necessário, retardando outras entregas.
Com o atraso, os motoristas são pressionados a cumprir seus trajetos em menos tempo, expondo-se assim a multas por excesso de velocidade e até acidentes.
Desabastecimento
Para as empresas que dependem de estoques para suprir seus pontos de venda no varejo, a falta de organização é um problema dos mais graves.
Em supermercados, onde a rotatividade dos produtos é sempre alta, isso faz com que aumente o risco de desabastecimento nas gôndolas, prejudicando o consumidor.
E o que é pior: com o produto estando disponível.
Acidentes de trabalho
Não é por acaso que os japoneses desenvolveram a ferramenta 5S para organizar os ambientes de trabalho.
Eles sabem que, quando o espaço não se encontra em harmonia, aumentam os riscos de acidentes e de problemas de saúde por falta de salubridade.
O mesmo acontece nos estoques que falham ao se organizarem, nos quais os trabalhadores acabam expostos e vulneráveis a toda sorte de acidentes.
Como evitar um estoque desorganizado?
A boa notícia é que, para manter um estoque sempre no lugar, você pode contar com soluções que usam a tecnologia digital para organizar suas rotinas.
Evidentemente, o trabalho de campo sempre será necessário, mas, para que ele seja corretamente executado, é preciso antes contar com as ferramentas certas.
Veja que soluções podem ser adotadas nesse sentido.
Automatize rotinas
A Amazon é mundialmente famosa não apenas por ser uma das maiores empresas do mundo, mas pelo avançado estágio de automação das rotinas em seus estoques.
Para dar conta das atividades de picking, por exemplo, ela utiliza robôs que percorrem seus armazéns quilométricos em busca das mercadorias para despacho.
Esse é um exemplo de automação sofisticado, mas você pode utilizar outras soluções que nem são tão avançadas assim, com resultados proporcionalmente satisfatórios, como veremos a seguir.
Integre aos processos logísticos
Estoque desorganizado é, necessariamente, um estoque desligado dos processos logísticos.
Por isso, é fundamental integrá-lo às rotinas de setores como o de compras e, principalmente, com os setores responsáveis pela gestão de frotas.
Conte com um sistema de gestão
Essas e outras soluções para dar fim ao estoque desorganizado você encontra nos sistemas de gestão para PMEs da Iuven.
Com os nossos softwares, nossos clientes relatam resultados como:
- Ganho de 40% da produtividade da equipe
- Redução de até 15% nos custos logísticos
- 100% de precisão no inventário e estoque
- Aumento de 10 a 15% na eficiência do uso da capacidade instalada
- 100% de rastreabilidade dos processos e disponíveis para auditorias.
Conheça nossas soluções, otimize suas rotinas e faça do estoque um aliado para suas vendas.
Experimente 7 dias grátis e veja como a Iuven ajuda você a melhorar seus processos!