ERP para loja de materiais de construção: a solução ideal para seu negócio
Existe um sistema ERP para loja de materiais de construção que combina perfeitamente com o seu negócio. E mais: pode transformar seus resultados para melhor.
A característica principal de lojas do ramo é trabalhar com volumes consideráveis de estoque.
Então, como fazer para que os produtos não se extraviem e estejam sempre girando no ponto de venda?
Esses e outros desafios podem ser mais facilmente superados quando se conta com um ERP.
Conheça suas funções e o que esse recurso pode agregar para sua loja.
ERP para loja de materiais de construção: o que é?
O comércio de materiais de construção funciona como a maioria das empresas que atuam no varejo, nas quais existe uma relação de interdependência entre vendas, compras e estoque.
Um ERP para lojas de materiais de construção serve justamente para integrar esses setores, apoiando-os em suas rotinas diárias.
O Iuven ERP, por exemplo, dispõe de funcionalidades como:
- Controle dos processos de separação e entrega dos pedidos (com opção de código de barras)
- Roteirização das entregas
- Emissão de etiquetas, entre outras.
👉 Conheça os diferentes tipos de ERP e saiba como escolher!
Como funciona um ERP para loja de construção
Todo ERP é um software, mas nem todo software é um ERP.
A tecnologia atual permite que sistemas desenvolvidos para o comércio de materiais para construção sejam disponibilizados como um Software as a Service (SaaS).
Significa que, ao contratar esse serviço, o dono ou gestor da loja pagará uma mensalidade para ter direito a:
- Utilização do software e suas funções hospedado na nuvem
- Suporte técnico e manutenção
- Atualizações e aprimoramentos.
O que um ERP faz pela loja de materiais de construção?
O setor de material de construção é um segmento bastante específico.
A relação entre os materiais, sua estocagem, a logística, a previsibilidade e outros fatores impactam diretamente a produtividade, eficiência e até mesmo a margem de lucro do negócio.
Se você quer que seu negócio mantenha a tração e caminhe em direção ao crescimento, é fundamental ter uma visão global e conseguir formas eficazes de organizar todos os processos, otimizando os fluxos da empresa.
O software ERP para a área de construção vai ajudar em tudo isso.
Entenda como!
Melhore a organização e o controle de estoque no setor de material de construção
Projeção, previsibilidade, armazenamento dos produtos e tantos outros fatores são fundamentais para o setor de material de construção.
Contar com um sistema de gestão significa otimizar o controle de estoque, permitindo uma relação inteligente e integrada com toda a gestão da sua empresa.
Um sistema de gestão ajuda a manter o estoque organizado, além de resolver questões quando o monitoramento esbarra nos limites geográficos.
Afinal, nem sempre a pessoa que está na gestão do negócio atua na mesma localização geográfica onde está o estoque.
Assim, o sistema possibilita um monitoramento em tempo real e completo.
Tenha o fechamento de caixa integrado com o departamento financeiro
Controlar entradas e saídas tem uma relação muito importante com a gestão do negócio.
Na área de material de construção, o fechamento de caixa precisa estar integrado ao sistema de gestão da empresa.
Ainda mais em períodos impactados pela pandemia de Covid-19, o setor de material de construção precisou se reinventar, observando o quanto é fundamental passar por um processo de digitalização.
Se a rotina empresarial se integra em um único software que facilita o processo de montagem de relatório e análise de dados, as tomadas de decisão também ficam muito mais eficientes.
Reduza custos com a implementação de um sistema de gestão na empresa
Por trabalhar com produtos físicos e muitas vezes no modelo B2B, o ramo de material de construção pode ter diversas operações e, consequentemente, gastos gerados por conta delas.
Detectar situações que podem levar a empresa a ter prejuízos e agir preventivamente é uma das vantagens de contar com um sistema de gestão.
Para quem trabalha com produtos, como os materiais de construção, isso impacta diretamente vários fatores, como a previsibilidade e a gestão de estoque.
Conte com processos mais ágeis e enxutos no setor de material de construção
Não é apenas o ciclo de vida do produto que conta com uma série de processos.
Até mesmo tarefas pontuais, como o processo de contratação de novos colaboradores, necessitam de uma organização para aumentar a produtividade da empresa.
Simples, tendo clareza de todos os pontos que são percorridos e encontrando soluções inteligentes para diminuir esse caminho.
Um sistema de gestão pode reunir dados específicos, como quantas vezes sua empresa precisa contatar o prospect até fechar negócio.
Isso pode ajudar a redirecionar processos e encontrar os modelos mais enxutos e eficientes para sua empresa.
Colete, armazene e acesse informações relevantes para o planejamento
Vivemos uma cultura de dados, e a transformação digital veio para reforçar a importância de as empresas de todos os segmentos repensarem a forma como se relacionam com as tecnologias.
Ter uma orientação data driven não significa robotizar a empresa ou automatizar as interações com o consumidor.
Na verdade, quer dizer ter um olhar mais dinâmico e analítico sobre dados para otimizar as relações da empresa.
Em vez de gastar tempo checando informações, preenchendo planilhas e montando relatórios, o sistema de gestão consegue proporcionar uma visão abrangente, detalhada e ao mesmo tempo fiel das relações da empresa.
Garanta uma visão abrangente do seu negócio de material de construção
Uma questão muito importante para quem está à frente do negócio é como encontrar formas de otimizar os resultados, dar tração para o empreendimento e, ao mesmo tempo, garantir um crescimento contínuo e sustentável.
Um dos pontos primordiais é ser capaz de reunir as diversas gestões em uma só: desde a gestão financeira até a gestão de pessoas.
Um sistema de gestão permitirá essa integração entre as diferentes áreas da empresa, ajudando o empreendedor a ter cada vez mais conhecimento sobre o funcionamento do negócio.
Impulsione o faturamento da empresa e a rentabilidade do negócio
Como você já deve ter percebido, é possível criar oportunidades para a empresa com um sistema de gestão.
Vale destacar que, para o ramo de material de construção, esse suporte pode ser crucial, uma vez que é um mercado que tem a característica de ter alta concorrência.
O melhor ERP para loja de materiais de construção pode garantir diferenciais competitivos como informações relevantes e a visão adequada para aumentar o faturamento do negócio.
Ao mesmo tempo, trabalha para otimizar a lucratividade da empresa.
Aumente a qualidade da sua empresa no setor de material de construção com a padronização
Outro fator relevante para o setor de material de construção é a padronização do que a sua empresa faz, desde os processos até os direcionamentos do atendimento.
Isso reforça o posicionamento e a personalidade da marca.
Com um sistema de gestão, é possível fazer isso de forma ordenada e sem a necessidade de gastar muita energia.
Como escolher o melhor ERP para loja de materiais
Nos tempos do CD-ROM, a compra de um software era diferente.
Era preciso ir à loja de informática, escolher o programa na prateleira, levá-lo para casa e instalá-lo no seu computador.
Com a expansão da cloud computing e o consequente surgimento dos SaaS, os softwares passaram a ser muito mais customizáveis.
Isso mudou os paradigmas do mercado, considerando que os programas deixaram de ser produtos físicos para se transformarem em serviços.
Dessa forma, os critérios para a tomada da decisão de compra tornaram-se mais complexos, demandando um envolvimento muito maior.
Veja na sequência alguns deles.
Trabalhe a partir de uma meta
Recebemos contatos de clientes de todo o Brasil com dúvidas sobre sistemas de gestão empresariais.
Boa parte deles acredita que ERPs são softwares “burocráticos”, desenvolvidos apenas para dar conta daquelas tarefas chatas de rotina e nada mais.
Para esses clientes, esclarecemos que um ERP para loja de materiais de construção vai muito além disso.
Se implementado corretamente, trata-se de um recurso com valor estratégico para a empresa.
Mas para isso, é necessário que a sua empresa defina metas, a partir das quais uma estratégia será delineada.
Defina um budget
Por ser um SaaS, um ERP gera custos mensais e, dessa forma, é necessário que o orçamento da empresa seja ajustado para dar conta desse investimento.
Esse ajuste pode ser feito de diversas maneiras.
Uma delas é cortar gastos para que haja uma reserva que possa cobrir os pagamentos.
Pesquise no mercado
Uma vez que o negócio tenha uma meta e um orçamento definido, pode enfim ir ao mercado para pesquisar pela melhor solução.
Essa é talvez a parte menos trabalhosa, já que, pela própria internet, você poderá encontrar diversos fornecedores e fazer uma cotação.
Conheça o fornecedor
Depois disso, você deverá ter uma lista das empresas que podem ser sua próxima parceira.
Agora é hora de se aprofundar na pesquisa, procurando saber:
- Quanto tempo no mercado ela tem
- Opinião dos clientes atendidos
- Adequação das soluções às suas metas
- Suporte, atendimento e preços.
A Iuven preenche todos esses requisitos e muitos outros, já que estamos no mercado há mais de 30 anos desenvolvendo ERP para loja de materiais de construção e muitos outros segmentos.