ERP em nuvem ou local? Veja as respostas para as 6 perguntas mais frequentes
Se você está buscando adquirir um ERP em nuvem ou local para sua empresa, certamente já deve ter se deparado com o dilema entre qual sistema contratar. Embora esse assunto ainda gere dúvidas e questionamentos, os sistemas online possuem mais vantagens em relação à praticidade e principalmente segurança.
Por isso, respondemos aqui as 6 perguntas mais comuns sobre esse tema.
Qual a diferença entre um ERP nuvem e um ERP local?
A principal diferença entre os dois está no lugar onde os dados da empresa são armazenados. Em um ERP local, por exemplo, as informações ficam mantidas em computadores dentro da própria empresa. Enquanto que, em um ERP em nuvem, os mesmos vão para datacenters específicos, com toda a estrutura pronta para o funcionamento.
Sendo assim, na nuvem, todas as ferramentas de controle e gestão podem ser acessadas de qualquer lugar através da internet, sem precisar realizar instalações nos computadores da empresa.
Em contrapartida, no caso ERPs locais, toda esta infraestrutura precisa ser disponibilizada pela própria empresa, necessitando, muitas vezes, de um grande investimento em tecnologia para o funcionamento adequado do software.
O ERP em nuvem é barato?
O ERP em nuvem apresenta um melhor custo-benefício em relação ao local, sobretudo a longo-prazo. Isso porque este tipo de servidor não requer investimento em computadores robustos, podendo ser operados por máquinas mais simples. E, como o sistema funciona em uma plataforma totalmente online, a empresa tem a praticidade de poder aumentar a estrutura de acordo com a demanda, realizar manutenções ou efetuar atualizações de forma automática.
Já nos locais, estas operações requerem mais investimentos em infraestrutura, aumentando os custos com a compra de equipamentos e profissionais de TI.
O ERP em nuvem é mais seguro?
Ao contrário do que muitos pensam, os servidores na nuvem são mais seguros que os locais. Os datacenters contam com diversas barreiras físicas e virtuais, impossibilitando o roubo ou a destruição de servidores, o acesso de pessoas não autorizadas e protegendo os dados da sua empresa também contra ciberataques.
A nuvem também conta com mecanismos para resguardar informações. Em outras palavras, realizam backups estratégicos e automáticos para você não as perder.
Qual ERP em nuvem é o mais confiável?
Dentre os ERPs disponíveis no mercado, o SAP Business One (SAP B1) está entre o mais recomendado para pequenas e médias empresas, sendo utilizada por mais de 70 mil negócios. Além de integrar todos os setores e concentrar a gestão em uma única interface, o software possui diversas camadas de segurança e serviços online de monitoramento para impedir invasões ou vazamentos de dados e um sistema 100% auditável, exigência de muitas agências reguladoras como a Anvisa, por exemplo.
Minha empresa vai ter mais sucesso com o SAP B1?
O SAP Business One permite aos gestores uma visão mais ampla e maior controle dos negócios, visando a máxima eficiência. O software permite, por exemplo, identificar e corrigir pontos de ineficiência, tomar decisões inteligentes com base em dados e realizar projeções mais precisas.
Entre os benefícios também estão a redução de 5 a 10% nas despesas administrativas, gerais e de vendas; 20 a 40% mais precisão nas receitas; 100% de precisão no inventário; aumento de 10 a 15% de eficiência no uso da capacidade instalada e redução de 35 a 40% no ciclo de vendas.
Como contratar uma empresa para o seu sistema de gestão?
A Iuven oferece consultoria para a implementação de ERP em nuvem. São mais de 3 mil projetos implementados, mais de 300 servidores na nuvem e mais de 10 mil usuários online. Entre em contato conosco agora mesmo e faça sua cotação!