Saiba como gerenciar loja de roupas com 7 dicas preciosas
Não há como gerenciar loja de roupas sem um planejamento consistente.
Afinal, o sucesso no varejo depende de uma grande capacidade de articulação entre vendas, estoques e fornecedores.
Um artigo do colunista Ricardo Gozzi, no portal Seu Dinheiro, traz à tona a realidade do varejo no Brasil, onde até gigantes do setor fecham as portas por não serem capazes de lidar com as dificuldades típicas desse ramo.
O que fazer para não passar por apuros?
Não há fórmula mágica para o sucesso, mas existem medidas que podem ser adotadas permanentemente para reduzir os riscos e aumentar a lucratividade.
É o que vamos ver neste texto, portanto, acompanhe até o fim!
Como gerenciar loja de roupas? 7 dicas para ter sucesso
O Brasil não é o único país em que gigantes do varejo de vestuário passam por dificuldades.
Em 2019, foi amplamente divulgada na mídia a falência da Forever 21, até então uma das mais influentes redes varejistas de roupas, contando até ali com 817 lojas em todo o mundo.
Vários motivos levaram à quebra da empresa, todos eles causados por falhas estratégicas e de gestão.
Por outro lado, há casos de sucesso para se inspirar, como o da Magazine Luiza, varejista fundada em 1957 e que se reinventou a partir de 2017, com resultados espetaculares.
Veja a seguir o que fazer em sua loja de roupas para seguir um caminho parecido de prosperidade nos negócios e superar os desafios comuns aos varejo de vestuário.
1. Faça um planejamento estratégico, tático e operacional
O caso da Forever 21 evidencia que a falta de planejamento nos níveis estratégico, tático e operacional cobra um preço alto.
Se os gestores da empresa tivessem cuidado dessa parte da gestão, provavelmente teriam evitado diversas investidas equivocadas que colaboraram com o aprofundamento da crise.
A lição que fica é que, por mais consolidada que seja uma marca, ninguém deve abrir mão do planejamento antes de dar um passo à frente ou fazer mudanças.
Resumidamente, o planejamento em suas esferas estratégica, tática e operacional consiste em:
- Estratégico: definição das metas e objetivos gerais do negócio
- Tático: definição dos meios a serem utilizados para atingir esses objetivos
- Operacional: definição das atividades operacionais de linha de frente, conforme os objetivos táticos.
2. Controle o fluxo de caixa
A realidade das grandes redes varejistas mostra que ninguém está dispensado de cuidar da gestão.
Por outro lado, segundo o Sebrae, 99% dos 6,4 milhões de estabelecimentos comerciais do Brasil são micro e pequenas empresas.
Para esses empreendimentos, os problemas de gestão podem ser bem mais básicos, sendo um deles a falta de controle sobre suas entradas e saídas de recursos.
3. Faça a conciliação bancária
O fluxo de caixa só é completo quando é feita a conciliação bancária.
Esse é o processo pelo qual a loja compara os resultados dos seus balanços diários de caixa com as reservas bancárias.
Digamos, por exemplo, que ontem o saldo bancário de uma loja era de R$ 1 mil e que não houve nenhum gasto.
Depois de apurado o fluxo de caixa hoje, essa mesma loja registrou um saldo positivo de R$ 50.
Logo, a conciliação bancária deverá mostrar o saldo de R$ 1.050.
4. Automatize tarefas
O exemplo acima é demasiadamente simples, serve apenas para ilustrar como funciona o processo de conciliação.
Isso porque os cálculos e procedimentos envolvidos nessa etapa do controle financeiro podem ser bem mais complexos.
Nesse caso, é fundamental contar com sistemas que garantam a realização dos cálculos indispensáveis, bem como a emissão de notas fiscais e controle dos impostos.
5. Cuide do estoque
Setor sempre crítico no varejo de roupas, o estoque também requer uma grande capacidade de planejamento e gestão.
Tanto é que, para as empresas adeptas das metodologias ágeis e da filosofia Lean, o estoque é considerado um entrave e deve inclusive ser evitado por meio da produção puxada pela demanda.
Para quem opera no varejo, contudo, o estoque acaba sendo um “mal necessário”, então, o melhor a fazer é cuidar para que as suas operações estejam sempre sob controle.
Isso vale inclusive para lojas virtuais, que demandam ainda mais tecnologia e automação em processos de vendas em sites e marketplaces.
6. Estruture sua logística
Todo estabelecimento que atua no varejo deve contar com um background de operações logísticas.
Devem ser planejadas as rotinas de entrega, recebimentos de fornecedores e operações que envolvam o transporte em geral.
Uma das soluções nesse sentido é a terceirização de frota, com a vantagem de entregar a profissionais especializados um serviço que requer bastante know how.
A propósito, já abordamos esse assunto por aqui, em um artigo em que damos 11 dicas certeiras para você estruturar sua cadeia de suprimentos.
7. Tenha um ERP
Gerir um negócio implica lidar com diversas rotinas ao mesmo tempo.
Além das vendas em si, gestores de lojas de roupas estão o tempo todo tendo que tomar decisões sobre compras, fornecedores, salários, comissões e estoque.
Seria impossível dar conta de todas essas frentes de trabalho sem recorrer à automação, o que no caso significa contratar um Enterprise Resource Planning, ou ERP para varejo.
Como um ERP ajuda a gerenciar loja de roupas?
Há mais de 30 anos, a Iuven desenvolve sistemas para o varejo, período em que acumulamos experiência de sobra para conhecer bem as necessidades desse setor.
Veja então como um ERP para varejistas do segmento de vestuário ajuda a gerir o negócio:
- Gerenciamento de estoque em tempo real
- Automação de processos administrativos
- Controle de vendas e fluxo de caixa
- Análise de desempenho em relatórios gerenciais
- Emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e/NFC-e)
- Gerenciamento de compras e fornecedores
- Solução omnichannel
- Gestão de promoções.
Todas essas funções trazem vantagens competitivas para a loja, que vamos abordar na sequência.
Continue acompanhando!
Aumento da eficiência
O caso do Hotel Urbano, um dos clientes da Iuven, ilustra muito bem como um ERP pode melhorar a performance e aumentar a eficiência.
Com a implementação do SAP Business One, a empresa passou a ter muito mais controle sobre a parte financeira, principalmente nas contas a pagar e na conciliação bancária.
Isso para não falar dos ganhos em agilidade nas rotinas contábeis e no fechamento financeiro graças às nossas soluções.
Melhora na experiência do cliente
Sistemas ERP de verdade têm como entre suas features sistemas de Customer Relationship Management (CRM).
O SAP Business One dispõe de um CRM completo que permite gerir desde a parte financeira até o relacionamento com o cliente.
Ele permite, por exemplo, organizar a sua base de consumidores por tipo de cliente, configurando processos de alertas e ligações, tudo registrado no sistema.
Redução de custos
Um ERP é a solução ideal para quem precisa reduzir custos.
Como já contamos por aqui, dependendo do caso, essa redução pode ser de até 65%, para ficar apenas nos custos relacionados aos serviços de TI.
Margens de lucro maiores
Ao reduzir os custos operacionais, a loja abre espaço para aumentar a sua margem de lucro.
Esse aumento pode ser percebido também pelo repasse ao consumidor da redução dos custos, aumentando assim o volume de vendas.
A loja pode ainda lucrar mais ao desenvolver sua inteligência de negócios, já que um ERP ajuda a mapear o comportamento de compra e a identificar tendências.
Visão ampla sobre o negócio
ERPs têm como função principal a integração de rotinas e funções de diferentes áreas da empresa.
Com isso, a gestão ganha uma visão panorâmica sobre o negócio, conhecendo mais a fundo eventuais pontos fracos e oportunidades que podem ser eventualmente aproveitadas.
Também passa a entender melhor a origem de possíveis gargalos de produção, podendo assim agir mais rapidamente para solucionar problemas de ordem financeira, fiscal e logística.
Como escolher o melhor sistema de gestão para loja de roupas?
Saber como gerenciar loja de roupas é importante, mas não é tudo.
Para que a sua gestão seja efetiva, é fundamental escolher com critério o sistema que vai apoiar você em todas as suas rotinas.
Além das funções que apresentamos neste texto, um ERP precisa ser fornecido por uma empresa com credibilidade e solidez no mercado.
A Iuven atua há mais de três décadas com lojistas do ramo de vestuário e entende melhor do que ninguém quais são as demandas desse segmento.
Conheça nossas soluções e tenha mais controle sobre a gestão da sua loja.
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