Sistema para gráfica: conheça os recursos e benefícios de um ERP
Um bom sistema para gráfica é uma necessidade em um mercado cada vez mais digital.
Aliás, a digitalização mudou radicalmente o processo de contratação de serviços gráficos, que hoje podem ser adquiridos totalmente online.
Não dá para esperar bons resultados trabalhando nesse contexto sem um mínimo de automação, certo?
Acompanhe o texto até o final para saber mais sobre sistema para gráfica.
O que é um sistema para gráfica?
Um sistema para gráfica é um software implementado como um suporte à prestação de serviços que permite gerir o negócio de forma integrada, começando pelo atendimento até a definição dos processos de impressão e entrega dos materiais.
Também ajuda a ter mais controle sobre os serviços de pós-impressão, tais como encadernação, colagem e acabamento, entre outros.
Quais os recursos de um sistema para gráfica?
Normalmente, os sistemas para gráficas são fornecidos como um Enterprise Resource Planning (ERP), cuja função principal é integrar rotinas que se complementam na empresa.
Em outras palavras, trata-se de um software “tudo em um” e, assim, é fundamental que ele seja equipado com certos recursos, como veremos a seguir.
Gestão de Serviços
Não dá para ter bons resultados fazendo o controle de abertura e fechamento de chamados manualmente.
Um sistema para gráfica é de grande utilidade nesse aspecto, automatizando e evitando a falha humana no atendimento.
Também apoia nas rotinas de monitoramento dos serviços, gestão de contratos e garantias, indicando ainda parâmetros de Services Level Agreement (SLA).
Pedidos de Compras e Fornecedores
Gráficas lidam o tempo todo com fornecedores de papéis, tintas e equipamentos.
Um sistema desenvolvido para a realidade dessas empresas é fundamental para dar suporte às solicitações e cotações de pedidos, ajudando no controle de adiantamentos de pagamentos e na gestão de contratos.
Gestão dos Pedidos de Vendas
Sistemas são úteis não só para dar conta das tarefas de rotina, mas para gerir a parte estratégica do negócio.
Com esse tipo de software, você pode gerir pedidos e as oportunidades por meio de um Customer Relationship Management (CRM).
Business Intelligence
Quem foi que disse que gráficas não podem desenvolver sua inteligência de negócios?
Essa é mais uma função que você agrega com um sistema para quem presta esse tipo de serviço, o que por tabela eleva sua lucratividade enquanto reduz o desperdício.
Benefícios do sistema de gestão para gráficas
Sua gráfica pode render muito mais quando investe em automação.
A melhor solução nesse sentido é um ERP desenvolvido para atender às suas necessidades, agregando as vantagens que vamos conhecer na sequência.
Visão ampla do negócio
Avaliando honestamente, será que você tem hoje a visão total das oportunidades que estão ao seu alcance?
Um sistema para gráficas dá a exata noção dos recursos disponíveis, já que permite gerir melhor seus projetos e seus processos de vendas e marketing.
Dados sobre marketing e vendas
Falando nisso, além de atuar em um mercado digitalizado, a gestão das gráficas também depende do Big Data para tomar decisões em suas estratégias comerciais.
Para isso, elas precisam de um sistema que automatize os processos de coleta e armazenamento dos dados que serão tratados para gerar insights.
Tudo isso você passa a ter quando investe em um ERP para empresas do setor gráfico.
Como escolher um sistema para gráfica?
Quem administra uma gráfica precisa de um sistema que seja simples de utilizar e que permita a rastreabilidade total da informação.
Também deve contar com uma solução que viabilize a gestão por Indicadores de Performance (KPIs) empregando tecnologia de ponta.
São características que você encontra no SAP Business One, o sistema desenvolvido pela Iuven para suprir as necessidades do seu negócio.
Peça uma demonstração de 7 dias grátis e conheça todas as suas funcionalidades!