Como adotar as melhores estratégias de marketing em seu e-commerce?
Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a sobrevivência e crescimento de qualquer negócio estão intrinsecamente ligados à capacidade da empresa em se renovar, atingir e conquistar um maior número de consumidores. Para isso, é fundamental fazer um bom planejamento e investir em boas estratégias de marketing.
Vale lembrar que o planejamento estratégico não é uma necessidade exclusiva de lojas físicas. Ele também é extremamente necessário no e-commerce. Afinal, o desenvolvimento e implementação do comércio eletrônico de forma desestruturada, sem objetivos, metas e estratégias bem delimitadas, pode gerar inúmeros prejuízos financeiros e, até mesmo, levar ao fracasso do negócio.
Pensando nisto, preparei este artigo sobre marketing estratégico para e-commerce. Continue a leitura e confira estratégias para atrair clientes, alcançar resultados satisfatórios e garantir o sucesso no comércio eletrônico!
Por que buscar diferenciação competitiva no e-commerce?
Antes de entender o que é marketing estratégico e como ele pode ajudar a alavancar os resultados de sua empresa no comércio eletrônico, você precisa saber porque é importante buscar pela criação de uma diferenciação competitiva.
Pois bem. Como é sabido, o comércio eletrônico tem atraído cada vez mais os investidores, sobretudo por ser uma ótima alternativa para alcançar um maior número de pessoas, com perfis diferentes de consumo. Afinal, tem aumentado o número de consumidores que preferem realizar compras em meios eletrônicos, muitas vezes em decorrência da praticidade oferecida pelo e-commerce.
Nesse cenário, não basta ter a melhor plataforma de e-commerce e comercializar apenas produtos de alta qualidade — é claro que tudo isso é muito importante. No entanto, também é fundamental buscar por diferenciais competitivos, uma vez que são eles que irão garantir que os consumidores optem por comprar com sua empresa em detrimento da concorrente.
À primeira vista, pode parecer muito difícil criar diferenciais competitivos no e-commerce, mas não é tão difícil assim. O primeiro passo é fazer um bom planejamento estratégico. Além disso, fazer uma análise minuciosa de seus principais concorrentes e identificar os seus pontos fracos, sobretudo nas lojas virtuais.
No geral, os maiores erros cometidos no e-commerce estão associados às formas de pagamento, entrega e atendimento ao cliente. Identificar as falhas nos processos de venda do concorrente e investir na melhoria desses pontos em seu comércio é uma ótima forma para criar um diferencial competitivo e conquistar a clientela. Confira a seguir algumas dicas!
Diversidade de formas de pagamento
Não é muito raro algum potencial cliente abandonar um carrinho e deixar de finalizar uma compra em razão de a loja virtual não oferecer determinada forma de pagamento. Por isso, o ideal é investir em diversas formas de pagamento.
Quando a loja virtual disponibiliza inúmeros meios de pagamento, ela tende a contemplar um maior público, com capacidade aquisitiva e perfis de compra diversificados. Com isso, além de tornar sua loja virtual mais atrativa que a concorrente, certamente você irá aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce.
Preços mais atrativos
Uma das grandes facilidades do e-commerce é propiciar aos consumidores uma busca rápida de preços. Por isso, oferecer os produtos com melhores preços que os praticados pelos concorrentes é uma forma eficaz de atrair clientes.
Política de frete grátis
Muitas vezes, os valores do frete contribuem para a não finalização de compras em lojas virtuais. Não adianta nada oferecer o produto em um preço inferior ao da concorrência se o frete for muito alto.
Nesse cenário, as políticas de frete grátis também contribuem para o aumento da taxa de conversão da loja virtual. Por isso, analise a possibilidade de implementação dessas políticas, seja por região seja por valor da compra.
Outra alternativa muito atrativa é oferecer a possibilidade de retirada do produto na loja física, o que é possível por meio da utilização de um ERP para e-commerce que seja capaz de promover a integração do sistema de gestão, bem como as lojas físicas à virtual, como o ERP Iuven.
Vale lembrar que essas são apenas algumas dicas para criação de um diferencial competitivo e que investir neles também contribui para divulgação da marca da empresa, haja vista que os consumidores tendem a comentar experiências positivas.
Por falar em divulgação da marca, cabe ressaltar que o sucesso de qualquer e-commerce também depende de boas estratégias de marketing, planejadas de acordo com as especificidades do negócio, capazes de contribuir efetivamente para atração e retenção de clientes. Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!
O que é planejamento estratégico de marketing?
De maneira sucinta, marketing estratégico pode ser definido como estudo e planejamento das metas da empresa, dos recursos disponíveis e o tempo em que tais metas devem ser alcançadas.
Além disso, nesse planejamento deve ser incluída a forma como será feita a divulgação da marca da empresa (por exemplo, quais serão os métodos e canais utilizados) e quais as necessidades do cliente.
Portanto, pode se afirmar que os principais objetivos do marketing estratégico são:
- delimitar as novas metas;
- verificar os recursos disponíveis para realização das metas estabelecidas;
- estabelecer os prazos para cumprimento das metas;
- analisar o desempenho do plano de marketing anterior e identificar eventuais falhas;
- delimitar quais as mudanças devem ser feitas para obtenção de melhores resultados.
Como você pode perceber, é o marketing estratégico que irá delimitar e coordenar todas as estratégias de marketing de uma empresa, tanto da loja virtual quanto da física.
Qual a diferença do marketing estratégico e operacional?
Não é muito incomum que os gestores confundam o marketing estratégico com o marketing operacional. No entanto, para evitar prejuízos futuros, é muito importante ter em mente que eles são coisas diferentes, mas que se complementam, como se fossem fases de um mesmo processo.
Diante disso, pode se dizer que enquanto o marketing estratégico trata do planejamento e delimitação das estratégias, o operacional trata da execução das ações planejadas. Ou seja, o marketing operacional consiste na colocação das ações planejadas em prática. É a fase em que será possível identificar se os objetivos e metas traçadas serão alcançados.
Cabe ressaltar que todo o marketing de uma empresa deve ser um processo completo. Ou seja, deve começar com um planejamento minucioso (marketing estratégico), e, só depois disso, iniciar a execução das medidas planejadas (marketing operacional). Ao final, todos os resultados devem ser analisados.
Por que o marketing estratégico é tão importante?
O marketing estratégico é de suma importância para que a divulgação da marca seja feita de forma eficiente. Investir tempo e recursos em medidas que não foram previamente estudadas e pensadas com base nas especificidades do negócio não só não garante os resultados almejados como também pode significar perdas financeiras.
Além disso, o marketing estratégico pode trazer inúmeros benefícios para seu e-commerce. Confira a seguir alguns deles!
Orientações para tomada de decisões e ações mais assertivas
Por meio do marketing estratégico, a empresa consegue identificar e delimitar o seu público-alvo (inclusive o de suas lojas virtuais), bem como as necessidades dele. Com base nessas informações, é possível pensar e criar medidas e ações que sejam direcionadas aos potenciais clientes. Assim, aumenta-se as vendas e, consequentemente, a margem de lucros.
Otimização dos recursos e redução de perdas
Como você viu, o planejamento das estratégias de marketing possibilita que a empresa tenha prévio conhecimento acerca das ações que serão implementadas, recursos a serem despendidos, tempo de ação e resultados esperados.
Tudo isso evita a perda de tempo e recurso financeiros com ações impensadas, que não levam em consideração as especificidades do negócio e, consequentemente, podem não surtir os resultados almejados.
Aumento da competitividade
As estratégias de marketing também estão associadas a identificação e planejamento de ações que podem tornar os produtos que já estão disponíveis no mercado mais competitivos e com valor agregado mais perceptível pelos consumidores.
O estudo do público-alvo e dos concorrentes permite identificar os anseios dos potenciais clientes e criar diferenciais competitivos em relação às outras empresas atuantes no mesmo nicho de mercado. Isso contribui para atração e retenção de clientes.
Planejamento de ações para o lançamento de produtos
O lançamento de produtos novos é uma ação que demanda muito cuidado e planejamento, pois eventuais erros podem ocasionar prejuízos financeiros significativos. Nesse cenário, o marketing estratégico é um grande aliado de gestores e empresários.
As estratégias de marketing auxiliam no prévio conhecimento do perfil e necessidade dos consumidores, o que permite identificar os produtos que serão mais bem-aceitos por eles. Além disso, é preciso ter ações de marketing para o novo produto já planejadas – se o consumidor não conhecer o produto, ele poderá ficar parado no estoque.
Melhora no retorno do investimento
Com o direcionamento dos investimentos para ações planejadas, que têm como foco atender as necessidades e expectativas dos potenciais clientes, haverá o aumento da taxa de conversão de sua loja virtual. Assim, o retorno dos investimentos é garantido.
Como o planejamento de marketing impacta nas equipes
Antes de continuarmos, cabe ressaltar que a ausência de planejamento estratégico em qualquer setor da empresa pode impactar de forma negativa em todas as equipes.
A ausência de metas e ações preestabelecidas afetam o crescimento do negócio e, muitas vezes, pode ser um fator desestimulante para os colabores, tanto pela ausência de bons resultados quanto pelas incertezas e desorganização decorrentes da ausência de direcionamentos bem delimitados.
No setor de marketing não é diferente. Quando as ações, metas, recursos, público-alvo e prazos são bem delimitados, tudo funciona de forma mais organizada e harmoniosa. Há otimização de processos e a equipe de marketing consegue desenvolver melhor seu trabalho, com mais foco e motivação. Afinal, eles sabem aonde a empresa quer chegar e o que deve ser feito para isso.
Quais os principais passos para um marketing estratégico bem estruturado?
Como você viu, o planejamento das estratégias de marketing envolve o estudo e análise de diversos fatores. Confira a seguir algumas dicas para uma boa estruturação do marketing estratégico de seu e-commerce!
Delimitação de metas e objetivos
O desenvolvimento e crescimento de qualquer negócio depende da definição prévia de metas e objetivos, uma vez que são eles que irão direcionar a tomada de decisões e o planejamento das ações.
Para que as ações de marketing sejam efetivas e gerem bons resultados, elas devem estar ajustadas aos objetivos e metas do negócio. O planejamento das ações deve ser feito tendo em mente aonde se quer chegar e quais os recursos e prazos disponíveis para isso. Caso contrário, há grandes chances de se desperdiçar recursos em ações que não serão frutíferas.
Vale lembrar que as metas traçadas devem ser realistas, com vistas ao crescimento paulatino da empresa, uma vez que objetivos intangíveis podem gerar grandes frustrações para o negócio.
Conhecimento do mercado em que está se inserindo
Para delimitação de boas estratégias de marketing é fundamental conhecer a fundo o mercado em que a empresa atua, incluindo o perfil dos clientes e os concorrentes.
As ações planejadas devem ser voltadas para o público-alvo. Por isso, é importante conhecer as necessidades e o comportamento dos clientes, entendendo quando e como ele procura adquirir o produto oferecido por sua empresa. Quando a empresa atende a necessidade do cliente, ela garante a satisfação deste e, consequentemente, a fidelidade à marca.
Além dos consumidores, é preciso conhecer também os concorrentes. Por meio da análise dos pontos positivos e negativos dos produtos e processos de venda da concorrência, você consegue criar diferenciais competitivos e atrair um maior número de consumidores.
Definição dos canais de comunicação
A comunicação com o cliente é muito importante para o desenvolvimento de qualquer negócio. Por isso, ela não pode ficar de fora do planejamento das estratégias de marketing. Nele, devem ser incluídos quais serão os canais de comunicação (por exemplo, redes sociais, podcasts, blog, etc.) com o cliente.
Delimitação das estratégias de marketing digital
Outro fator muito importante, sobretudo para o e-commerce, é a delimitação das estratégias de marketing digital. Atualmente, existem muitas opções disponíveis, incluindo técnicas orgânicas de atração de clientes, como o marketing de conteúdo, que visa atrair o público-alvo por meio de conteúdo de qualidade.
A empresa pode contar também com as campanhas publicitárias “tradicionais”, realizadas em ferramentas como Facebook ads, Instagram for business, Google Adwords, entre outros.
Como você pode perceber, uma boa gestão de processos e o planejamento das estratégias de marketing são fundamentais para conquistar clientes e impulsionar o crescimento do negócio. Por meio deles, você consegue direcionar os investimentos de sua empresa para ações mais assertivas, condizentes com suas metas e objetivos.