ERP para comércio: entenda a importância e veja como escolher
Pensando em investir em um ERP para comércio?
Vender no varejo ou no atacado fica muito mais fácil quando se conta com um sistema com esse.
Em um segmento fortemente impactado pelas sazonalidades, a demanda por automação é ainda maior, em razão dos muitos dados envolvidos no processo decisório.
Imagine, por exemplo, que você está diante de uma Black Friday.
Será que saberia dizer quanto o estabelecimento consumiu em compras no ano passado?
Ou quais foram os custos associados ao aumento nas vendas?
Informações como essas podem ser apuradas e armazenadas em um sistema ERP, uma ferramenta essencial para a gestão operacional e estratégica.
Nas próximas linhas, entenda como ele funciona e que vantagens traz para empresas do ramo comercial.
O que é ERP para comércio?
ERP para comércio é uma solução fornecida como um Software as a Service (SaaS), cuja função principal é integrar rotinas.
Em vez de fazer o faturamento e a emissão de notas em sistemas distintos, o estabelecimento comercial pode realizar essas e outras funções em uma única plataforma.
Mas um ERP pode fazer ainda mais, dependendo de como ele for contratado.
Trata-se de um sistema versátil, que pode ser customizado de acordo com as necessidades de cada empresa, como veremos a seguir.
Para que serve o ERP para comércio?
Além de integrar funções, um ERP pode ser uma valiosa ferramenta para orientar a parte estratégica do negócio.
Isso porque ele ajuda a desenvolver a Inteligência de Negócios, ou Business Intelligence (BI), ao utilizar os dados para gerar insights.
O ERP faz, por exemplo, a montagem de relatórios e indicadores via tabela dinâmica do Excel, utilizando o banco de dados do sistema em tempo real.
Além disso, ele pode ser equipado com a opção de integração com Microsoft Power BI, potencializando ainda mais o uso dos dados, como é o caso do Iuven ERP.
Precisa de gestão eficiente na sua empresa? Comece agora com o Iuven ERP!
Quais os benefícios do ERP para comércio?
Empresas que atuam no comércio precisam lidar diariamente com uma série de atividades de retaguarda, entre as quais estão estoque, vendas, compras e logística.
Gerir tudo isso na base do papel e caneta seria um grande risco, para não dizer uma insanidade.
Um ERP para comércio ajuda a manter tudo no lugar, permitindo o controle de diferentes setores e atividades em uma plataforma unificada de gestão.
Além disso, como vimos, ele também ajuda a desenvolver a inteligência de negócios, servindo como um diferencial para criar vantagem competitiva e superar a concorrência.
Principais recursos de um ERP para comércio
ERPs são sistemas que não nascem prontos.
Embora exista uma configuração padrão, como nos softwares desenvolvidos pela Iuven, para cada empresa, ele deve ser moldado sob medida.
Ou seja, enquanto um ERP para indústria precisa contar com certos recursos característicos, no comércio, a demanda já é outra.
Confira na sequência o que não pode faltar quando se contrata essa solução.
E-commerce e Marketplace
Quem vende produtos diversos precisa manter a atualização dos preços, estoque, status de entrega e localização dos pedidos.
Além disso, precisa contar com algum tipo de integração com as plataformas de e-commerce, tais como VTEX, Magento, Loja Integrada e Tray, entre outras.
Pedidos de Compras e Fornecedores
Um desafio frequente para quem atua no comércio é encontrar o equilíbrio entre vendas e compras.
Por isso, uma função das mais importantes em um ERP para comércio é a gestão de compras baseada no estoque mínimo ou histórico de vendas ou consumo.
Isso sem falar do necessário controle de status de pedidos, com conferência na entrada do pedido e importador do XML da NFe.
Logística de Estoque e Entregas
Quem vende online precisa entregar.
Um ERP é um apoio e tanto nesse aspecto, o que ocorre ao aumentar o controle dos processos de separação e entrega dos pedidos, com opção de código de barras, roteirização das entregas e emissão de etiquetas.
Lembre ainda que, quando se trata de delivery, as empresas precisam ser versáteis o bastante para trabalhar com modelos alternativos, como o Pick Up & Drop Off (PUDO).
É mais um elemento que justifica investir em automação para sincronizar as rotinas dos estoques e as das transportadoras.
Controle de Estoque e Inventário
É relativamente comum no comércio trabalhar com múltiplas tabelas de preços.
Essa é mais uma função que um ERP pode ajudar a desempenhar com muito mais facilidade.
Também pode ajudar na configuração de promoções e localização de itens em estoque por meio de inventário com coletores de dados.
Qual é o melhor ERP para comércio?
Por se tratar de uma solução customizável, fica a questão: como escolher o melhor fornecedor para o seu sistema?
O primeiro critério que sugerimos que você considere é a credibilidade.
ERPs são sistemas contratados em longo prazo, cuja implementação requer um rigoroso acompanhamento, além de um atendimento e assistência permanentes.
A Iuven desenvolve ERPs há mais de 30 anos e tem experiência de sobra para apoiar o seu estabelecimento na implementação de um ERP para comércio, seja com o Iuven ERP ou o SAP Business One.
Experimente nossas soluções grátis por 7 dias e comprove a eficácia dos nossos sistemas!