ERP para autopeças: entenda a importância e conheça os recursos
A contratação de um ERP para autopeças pode remover uma série de obstáculos para esse tipo de negócio que trabalha no varejo.
Um deles é a necessidade de integração com o estoque, de onde vêm os produtos que vão abastecer as prateleiras nos pontos de venda.
Essa é uma das muitas maneiras de integrar as atividades de back office, que consistem nas rotinas que não têm a ver com o negócio principal, mas que são igualmente importantes.
Em uma loja de autopeças, seria humanamente impossível – ou, pelo menos, nada recomendável – fazer isso sem automação, levando em conta os grandes inventários com que trabalham.
Um ERP ajuda a colocar ordem na casa, permitindo à gestão da empresa controlar de perto suas vendas e as rotinas que estão por trás.
Avance na leitura e entenda como um sistema facilita nesse sentido.
O que é ERP para autopeças?
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Integrado, em bom português.
Sua origem remonta aos primeiros Material Resource Planning (MRP), um tipo de sistema que nasceu na indústria, cuja função era ajudar gestores a calcular os materiais usados nas linhas de montagem.
Logo, os primeiros ERPs nasceram no segmento industrial, integrando as operações de chão de fábrica aos outros setores das empresas.
Não tardaria para que essa solução migrasse para outros ramos, como os de serviços e comércio.
Hoje, empresas atacadistas e varejistas utilizam ERPs em suas rotinas, ganhando com isso muito mais agilidade e precisão, além de desenvolver a inteligência de negócios.
Conheça os recursos do Iuven ERP e veja como sua loja pode vender mais e melhor.
Para que serve um ERP para autopeças?
Da mais simples vendinha ao mais vasto atacado, não há empresa de varejo físico que trabalhe com vendas de produtos sem precisar administrar um estoque e as operações logísticas ligadas a ele.
A todo instante, os varejistas precisam lidar com o entra e sai de mercadorias, além da relação com os seus parceiros, dos quais dependem para continuar lucrando.
Todas essas frentes de trabalho não poderiam ser gerenciadas na base do papel e caneta.
Um ERP serve como um gestor eletrônico de todas essas atividades, que passam a ser controladas em uma mesma plataforma na nuvem.
Recursos de um bom sistema ERP para autopeças
Até aqui, vimos que a principal função de um ERP é integrar operações de diferentes níveis.
Para que isso seja possível, é necessário que o sistema conte com certas funcionalidades.
As mais importantes delas são:
- Controle de Estoque e Inventário
- Múltiplas tabelas de preços
- Configuração de promoções
- Localização de item em estoque
- Inventário com coletores de dados
- Cálculo de margem de lucro
- Gestão dos Pedidos de Vendas
- Histórico de compras
- Limites de créditos
- Consulta de posição financeira
- Gestão de ocorrências no CRM.
A lista poderia se estender ainda mais, considerando que existem empresas de diferentes portes, cada uma com suas próprias demandas.
Como escolher um ERP para autopeças?
A propósito, considerando as suas demandas, você saberia por onde começar a escolher um ERP para autopeças de acordo com as necessidades da sua loja?
Um aspecto fundamental é a credibilidade do fornecedor, o que a Iuven tem de sobra, graças aos seus mais de 30 anos desenvolvendo sistemas empresariais.
Outro critério fundamental é a relação custo-benefício.
Existe uma crença de que ERP é “coisa de empresa grande”, quando na verdade toda PME pode ter o seu sistema a preços acessíveis.
Veja por exemplo os valores dos pacotes para o Iuven ERP.
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