Como aumentar a produtividade da indústria com um ERP integrado?
Diante das grandes demandas, processos de produção e etapas logísticas, gerenciar uma fábrica é algo cada vez mais desafiador. Nesse contexto, é preciso investir em metodologias, treinamentos e tecnologias como ERP integrado, capaz de fazer com que se produza mais e melhor, em pouco espaço de tempo e a baixos custos.
É justamente isso que o ERP integrado proporciona ao setor industrial. Por meio desses sistemas, é possível alavancar a capacidade de produzir com rendimento, otimizar os processos de gestão e, consequentemente, faturar mais!
Quer saber como o ERP integrado pode fazer tudo isso pelo seu negócio? Então, confira mais, neste post que trouxe para você!
Conheça as funcionalidades do ERP integrado
Um dos primeiros passos para conseguir resultados com o ERP integrado é entender melhor as funcionalidades da ferramenta para o setor industrial. Dessa forma, a seguir, você confere alguns dos benefícios que esse tipo de solução oferece. Observe!
Facilita a gestão de pedidos
Os sistemas de ERP aumentam consideravelmente a produtividade das indústrias, pois oferecem soluções desenvolvidas especificamente para esse tipo de negócio. Assim, a gestão de pedidos fica mais fácil e eficiente, permitindo um maior controle e acompanhamento de encomendas. Desse modo, as fábricas se tornam capazes de cumprir melhor os prazos e de satisfazer os clientes.
Melhora o gerenciamento de estoques
Um dos principais objetivos de um sistema ERP integrado é centralizar setores que, normalmente, não “dialogam” entre si. Por esse motivo, o programa ganhou esse nome. Com isso, é viável aumentar a economia e melhorar a produtividade em todas as áreas.
É o que acontece de forma muito clara nas indústrias, em que o ERP integra a administração ao estoque, possibilitando um gerenciamento completo do setor de armazenagem. Por meio das informações contidas no software, identificam-se as necessidades de suprimento em tempo real, o que ajuda a evitar pausas e atrasos na produção.
Ajuda a análise empresarial
Um sistema ERP na sua indústria fornece avaliações amplas sobre a performance dos profissionais e a da empresa. Ou seja, o programa pode fazer o apontamento de horas trabalhadas, paradas de máquinas, peças refugadas e assim por diante.
Minimiza perdas e desperdícios
Essas soluções conseguem, ainda, reduzir os desperdícios e perdas. Isso porque, no software, há a possibilidade de fazer uma profunda análise de custos gerenciais e produtivos.
Entenda como um ERP integrado funciona, na prática
Além de automatizar operações, proporcionar economia e unificar setores, o ERP integrado proporciona dados ricos para a gestão estratégica. Desse modo, os gestores conseguem fazer escolhas mais lucrativas e inteligentes.
Contudo, esse tipo de sistema também se destaca por aliviar as tarefas repetitivas do dia a dia. Ou seja, o processo anda fluido e rápido. Como resultado, os líderes podem se dedicar cada vez mais à tática de negócios. Quer descobrir mais funcionalidades práticas? Então, confira o exemplos que trago, a seguir!
Gestão e emissão de notas fiscais
Um ERP integrado de qualidade e competitivo apresenta ferramentas automáticas para apurar impostos. Além disso, ele informatiza todo o fluxo de geração de notas fiscais. Assim, os erros e os gastos com questões tributárias são diminuídos.
Supervisão do sequenciamento produtivo
Uma solução tecnológica dessa categoria ajuda no planejamento e na operacionalização de todo o fluxo de trabalho. Assim, cada nível do processo de produção fica sob constante vigilância, e é realizado com embasamento, isto é, com diretrizes bem delineadas. Com um recurso desse porte em mãos, torna-se mais simples chegar às metas desejadas e, até mesmo, superá-las.
Informatização das tarefas burocráticas
Aquelas obrigações essenciais que tomam muito tempo à toa podem ser absorvidas pelo software integrado. Nesse sentido, é possível usar o programa para a automatização do fluxo de caixa, do controle de estoque, do setor contábil e muito mais.
Saiba por que o ERP integrado é tão importante
Quando um estabelecimento lida com plataformas diferentes para tocar seu cotidiano de trabalho, as informações ficam espalhadas: vendas, estoque e relacionamento com o cliente acabam não conversando como deveriam.
Porém, tudo isso muda com o ERP integrado, uma vez que ele entrega essa articulação. Ou seja, a empresa ganha uma comunicação interna mais coesa. O resultado dessa conexão entre as diferentes partes do negócio é extremamente benéfico. Veja algumas das vantagens.
Queda nas falhas
O sistema ERP é um grande facilitador da produtividade, já que ajuda a combater os erros durante o trabalho industrial. Como todas as movimentações são monitoradas full time, a empresa percebe anormalidades com maior antecedência. Desse modo, tem condições de reverter ou, pelo menos, minimizar os eventuais prejuízos.
Mobilidade
Um ERP integrado é capaz de oferecer completa mobilidade. Assim, os líderes utilizam a ferramenta de qualquer lugar do mundo que tenha internet.
Nesse cenário pós-pandemia, esse recurso é um instrumento competitivo importante. Afinal, não será preciso que o gestor esteja na sede para fechar um grande negócio, por exemplo.
Praticidade nas rotinas de trabalho
A integração tecnológica deixa o dia a dia de todas as alas mais simples e fluido. Afinal de contas, assim que ocorre uma encomenda, imediatamente, o setor produtivo e o de estoque são acionados. Com essa sincronia, não se perde tempo com falhas de comunicação e burocracias internas.
Veja como aumentar a produtividade industrial com o ERP integrado
Com esse tipo de tecnologia, a maneira de tocar o negócio entra em um movimento de melhoria permanente. Dessa forma, com o passar dos meses, a empresa tem cada vez menos intercorrências.
Agora, é preciso saber usar a ferramenta de forma apropriada à realidade de cada corporação. Por esse motivo, preparei algumas dicas incríveis para aproveitar melhor as vantagens do ERP integrado. Confira!
Agilize as suas operações
Um ERP integrado acelera o fluxo de trabalho sem precisar impactar a qualidade dos produtos. No entanto, para que isso realmente aconteça, é preciso listar todas as tarefas que deverão passar pela automatização.
Em seguida, será necessário planejar a implementação da tecnologia em cada tipo de atividade. Embora haja variações de uma empresa para outra, o ERP absorve funções cruciais para qualquer empreendimento, tais como gestão financeira, contábil, tributária, de produção, de estoque e muito mais.
Obtenha métodos padronizados
Outro importante recurso do ERP integrado é a padronização das rotinas e a simplificação de processos. Ou seja, além de acelerar o andamento dos trabalhos, o programa desenha modelos mais inteligentes para se produzir.
Assim, é possível reduzir desperdícios, gastar menos com horas extras e até administrar melhor o deslocamento e a utilização dos insumos. Em outras palavras, aproveite bastante as funções que criam padrões estratégicos para a execução das tarefas.
Fortaleça a segurança de dados
Você pode usar a ferramenta para aumentar a segurança de dados sobre pedidos de encomenda, status e controle do estoque, apuração de impostos, produtividade de máquinas, faturamento etc. Isso porque a solução armazena e mantém acessível todo o conteúdo desses departamentos. Como consequência, os riscos de erros de informações são neutralizados, favorecendo o desempenho.
Personalize o sistema ERP integrado
Para conseguir aumentar a produtividade com o ERP integrado, os usuários têm à disposição funcionalidades personalizadas. Assim, com combos de aplicações ajustadas para cada cliente/empresa, a contratante consegue implementar automatizações bastante específicas.
Em outras palavras, é possível “montar” o software de acordo com suas necessidades. Além disso, existe a opção de abrir mão de funções que a companhia considerar desnecessárias.
Receba insights para a tomada de decisão
O ERP integrado é um grande facilitador do aumento da produtividade na indústria. Isso porque esse programa gera relatórios ricos, didáticos e instantâneos. Ou seja, o gestor tem uma visualização nítida e ampla de tudo que ocorre na fábrica e fora dela.
Assim, é possível saber índices decisivos para o sucesso, como ociosidade de equipamentos, desperdícios, erros recorrentes, equipes mais produtivas, mercadorias com as melhores e piores margens de lucro, e por aí vai.
Tenha cuidado na hora de escolher a empresa fornecedora
Para, de fato, usufruir todo o potencial de um software integrado, a empresa fornecedora da tecnologia deve ter experiência em implementação e excelente suporte técnico. Mas esses não são os únicos atributos para procurar na hora de fechar a sua parceria.
Assim, leve em conta a ajuda para preparar os times internos, a tradição de mercado e a oferta de atualizações. Veja fatores a considerar ao escolher sua fornecedora de ERP integrado.
Apoio para treinar os funcionários
Prefira fornecedoras que ajudem no processo de transição para a nova tecnologia. Nesse sentido, é importante um bom suporte para treinar os funcionários. Afinal de contas, eles serão os usuários do sistema ERP.
Além disso, é fundamental a participação de todos os envolvidos desde o começo da mudança. Isso inclui a fase de desenvolvimento, de ajustes e de testagem do programa.
Atualizações permanentes
Os melhores contratos de ERP integrado incluem atualizações constantes para que o software não fique obsoleto. Dessa forma, os gestores não precisam se preocupar com infraestrutura de TI para rodar suas operações ou preservar seus principais arquivos.
Expertise em ERP Integrado
A implantação de ERP é um processo complexo, especialmente, em ambientes industriais, devido ao extenso volume de insumos, turnos, operações e maquinários envolvidos. Sendo assim, prefira fornecedoras com vivência em parametrizações e treinamentos. Em outras palavras, escolha uma empresa que acompanhe a sua jornada de evolução tecnológica do início ao fim.
Nesse contexto, o parceiro de TI deve ajudar a escolher as melhores ferramentas do ERP e também a desenvolvê-las, instalá-las e colocá-las para rodar pelos usuários finais.
Como você viu, o ERP integrado oferece várias ferramentas úteis em um ambiente industrial. Entre elas, estão funcionalidades como a gestão do fluxo de trabalho, a informatização da contabilidade, o controle do estoque e o monitoramento das falhas nas operações. Ou seja, o ERP integrado realmente viabiliza o crescimento saudável e equilibrado.
E você? O que achou dessa solução? Deixe seu comentário no post!
Aproveite e converse conosco sobre a realidade do seu negócio!