Afinal, como melhorar a comunicação interna?
Melhorar a comunicação interna da empresa é uma ação que reflete em várias áreas. Com ela a produtividade é aumentada, os erros diminuem e, consequentemente, a companhia tem menos gastos, o que acarreta em maior lucro.
Assim, podemos dizer que a comunicação interna é um divisor de águas entre o aumento do lucro e a estagnação. Ainda assim, boas práticas nessa área podem acarretar no cumprimento dos valores da empresa e da expectativa dos clientes.
Pensando nisso nós separamos algumas dicas de como melhorar a comunicação interna. Confira!
Defina o público antes de enviar a mensagem
Um fator fundamental da comunicação, independente de qual seja, é a definição do público-alvo. É necessário definir para quem se fala antes de falar, pois a informação tem que ser adequada ao cotidiano dessa pessoa.
Para enviar mensagem aos gestores, a linguagem e o conteúdo serão diferentes dos demais colaboradores, por exemplo. Por isso, o cuidado é imprescindível. Uma linguagem muito técnica ou rebuscada não será entendida por todos, já a linguagem mais simples e direta será ignorada por outras pessoas.
Utilize ferramentas para melhorar a comunicação interna
Para usufruir da melhor comunicação interna possível, é preciso transpor o campo do boca a boca. Com esse objetivo, os gestores podem usufruir de ferramentas que auxiliam na transição da informação.
Por exemplo, o jornal da empresa, e-mails, carta ao pessoal, folhetos, reuniões, caixa de sugestões e placa de notícias são algumas das ferramentas que estão ao alcance de todos. A escolha dependerá do objetivo, mensagem e público-alvo.
Tenha um local de divulgação oficial e centralizado
Além das ferramentas, que são meios para comunicações específicas com pessoas específicas, a empresa deve fornecer um local formal de divulgação de informações. Pode ser um quadro com as informações fixadas nele, por exemplo.
O ideal é que seja um meio oficial, que sempre deverá ser consultado, além de estar posicionado em um espaço que permita o acesso de todos os colaboradores. Dessa forma, cria-se uma cultura de observar o quadro, em primeiro lugar, e depois trabalhar.
Associe a informação aos processos operacionais
Um grande problema das empresas que querem melhorar a comunicação interna é o fato de essa mudança impactar diretamente na cultura empresarial. Inicialmente, a cultura tratava da informação como a relação verbal entre colaboradores, por exemplo, e agora quer se adequar a meios mais formais.
Logo, o primeiro problema enfrentado está na falta de compromisso dos colaboradores para com a consulta às informações. O caminho a ser seguido para solucionar tal problema pode estar em atrelar os processos operacionais à leitura da informação. Por exemplo, o funcionário só saberá qual trabalho executar depois de entender o que a empresa está falando.
Dê abertura para os colaboradores se pronunciarem
É importante permitir que os colaboradores possam dar opiniões, sugestões e até mesmo reclamações. Dessa forma, ao recolher os dados passados por eles, é possível fazer diagnósticos na comunicação interna e perceber os pontos sem encaixe.
Entretanto, pode ser muito desconfortável para um funcionário do nível operacional falar diretamente com o gestor. Isso envolve o risco de ser demitido ou mal visto pelos seus superiores. Para permitir que esse funcionário fale, evitando um desconforto, é preciso oferecer meios diferentes, como, por exemplo, a caixa de sugestões.
Mas lembre-se: qualquer mudança é um processo trabalhoso e, nesse caso em especial, requer uma mudança da cultura organizacional. É possível que haja resistência por parte dos funcionários, mas melhorar a comunicação interna é uma ação que vale a pena enfrentar os riscos.
Agora que você já sabe como melhorar a comunicação interna da sua empresa, que tal continuar aprendendo? Descubra como medir resultados empresariais e tomar melhores decisões na sua organização!