Saiba como um Sistema ERP pode ajudar o setor de cama, mesa e banho
A automação vem transformando positivamente a rotina de muitas empresas ao redor do mundo, isso também se aplica ao setor de cama, mesa e banho. Esse segmento está inserido no mercado têxtil e envolve produtos como toalhas pessoais ou de mesa, cobertores, lençóis, entre outros similares.
Como há uma ampla gama de mercadorias que são vendidas por empresas desse setor, é crucial fazer um controle eficiente dos produtos, pois isso beneficia as vendas e otimiza os resultados do negócio. A melhor forma de alcançar esse objetivo é implementando um sistema de gestão — chamado de ERP.
Se você tem uma loja desse ramo — seja física, online ou ambos —, então continue lendo este conteúdo para saber como um sistema ajudará no desenvolvimento do seu negócio!
Como um sistema de gestão pode ajudar o setor de cama, mesa e banho?
Primeiro, saiba que é relevante buscar um parceiro que disponibilize uma solução específica para seu porte e segmento, isso maximiza o custo-benefício do investimento na tecnologia. Uma empresa que oferece esse diferencial é a Iuven, que desenvolveu a Iuven ERP para micro e pequenas empresas, bem como o SAP Business One para médias e grandes empresas.
Entretanto, nos tópicos seguintes trouxemos os benefícios que serão usufruídos por negócios de todos os portes e, especialmente, do setor de cama, mesa e banho.
Integração das lojas físicas com e-commerce
A integração entre lojas físicas com e-commerce é chamado de omnichannel. Nessa estratégia, os canais de comunicação offline e online são unificados, o que torna a experiência do cliente mais completa.
Por exemplo, colaboradores da empresa terão acesso a todas as interações que um cliente teve com a empresa tanto no estabelecimento físico como na loja virtual, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. Assim, eles saberão qual é seu histórico de compras, quais reclamações, pedidos de solução ou dúvidas foram realizados, entre outras informações.
Outro exemplo dessa integração é quando o cliente faz uma compra pelo portal da empresa, mas pede para retirar o pedido na loja física, o que pode tornar a entrega do produto mais conveniente tanto para o comprador como o negócio.
Isso traz vários benefícios para o negócio, como maior geração de leads, aumento da conversão de vendas, fortalecimento da sua imagem no mercado, melhor recall da marca, redução no Custo de Aquisição de Cliente (CAC), entre outros.
Melhor controle do estoque
O segmento de cama, mesa e banho envolve um grande rol de produtos, sendo comum que as empresas tenham vários estoques diferentes. Essa característica torna a gestão do estoque mais complicada para esse setor.
Tal problema também é solucionado graças a um sistema de gestão especializado, já que ele registra automaticamente a entrada e saída de produtos, gera relatórios sobre as mercadorias de maior saída, controla os pedidos dos fornecedores e seus prazos de entrega, entre outros recursos.
Ele também pode controlar mais de um estoque (gestão multi-estoque) simultaneamente, o que facilita ainda mais sua gestão e traz escalabilidade ao negócio, ou seja, permite que você aumente o número de estoques sem elevar os custos na mesma proporção.
Venda através de marketplaces
Marketplaces são plataformas em que diferentes empresas podem anunciar seus produtos. O produto ainda é vendido e entregue pela empresa que aderiu ao marketplace, a vantagem de utilizar essa tática é atrair mais clientes e usufruir dos serviços disponibilizados pela plataforma.
Um sistema de gestão permite que você venda por diferentes marketplaces de forma mais simples e fácil. Em vez de ter que se conectar, gerenciar o estoque e o catálogo — que costuma ser extenso no setor de cama, mesa e banho — em cada um dos marketplaces, você pode delegar todas essas atividades para a tecnologia.
Além de possibilitar que você esteja presente em várias plataformas, o sistema também permite que você se concentre melhor nas atividades que agreguem maior valor ao negócio, como atendimento ao cliente, negociação com parcerias, entre outras.
Ressalta-se que não é necessário desestruturar seu site, pois os clientes podem adquirir tanto do marketplace como do seu portal oficial, a finalidade dessa integração é alcançar um público mais amplo.
Separação e embalagem de produtos
A atividade de separação (picking) e embalagem (packing) dos produtos que são enviados aos clientes deve ser feito com cuidado, já que o envio da mercadoria errada gera insatisfação do comprador, necessidade de devolução do mercado e reenvio do item correto.
Quando realizadas de forma manual, essas operações estão bastante suscetíveis a erros, principalmente no setor de cama, mesa e banho. Por exemplo, um colaborador pode enviar o tipo de jogo de cama certo, mas selecionar a cor errada. Como a cor é importante para decoração do cômodo, o desagrado do cliente é maior.
No entanto, é possível minimizar a ocorrência desse problema ao implementar um sistema de gestão especializado e automatizar essas atividades. Os colaboradores poderão focar em atividades mais estratégicas e os processos também serão padronizados, garantindo que eles sejam sempre realizados de forma eficiente.
Fidelização de clientes
Um ERP aumenta a taxa de fidelização dos seus clientes de diferentes formas. Uma delas é o fato de você conseguir ter um controle melhor dos pedidos solicitados, pendentes e executados pelos seus consumidores. Caso um cliente solicite a devolução de um cobertor, por exemplo, esse procedimento pode ser realizado automaticamente (caso seja feito dentro do prazo legal).
O software também pode incluir um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), que é um módulo voltado especialmente para aprimorar a comunicação entre o cliente e a marca. Essa tecnologia monitora as vendas e a produtividade dos vendedores, aplica indicadores de desempenho, gera relatórios sobre atendimento e vendas, entre outros recursos.
Melhora na experiência
A experiência do público também pode ser aprimorada de forma geral. Além do gestor melhorar o atendimento ao cliente e saber quais são suas necessidades por meio do CRM, os consumidores terão uma experiência de qualidade tanto no estabelecimento físico como na loja virtual, terão mais canais de comunicação com a empresa e mais.
Para implantar os sistemas oferecidos pela Iuven na sua empresa de cama, mesa e banho, será necessário encontrar uma tecnologia que satisfaça as necessidades do seu negócio e preparar sua empresa para recebê-la, o que inclui medidas como implementação de uma cultura corporativa voltada à inovação e treinar o pessoal.
Entre em contato com a Iuven para conhecer suas soluções e saber como ela ajudará na implementação bem-sucedida do sistema!