Skip to main content

Entenda qual a relação da gestão de tempo com a produtividade

Entenda qual a relação da gestão de tempo com a produtividade

Um negócio que entende qual a relação da gestão de tempo com a produtividade já larga em vantagem.

Afinal, tempo é um recurso finito e que, uma vez perdido, jamais se recupera.

Ou seja, se o tempo passou e você não aproveitou da melhor forma, é certo que haverá um preço a se pagar.

Veja ao longo deste texto como gerir melhor o seu bem mais precioso e como fazer o relógio trabalhar a seu favor.

Qual a relação da gestão de tempo com a produtividade?

A gestão do tempo é um dos pilares fundamentais para alcançar maior produtividade em um ambiente de trabalho.

Nas empresas, o tempo vale ouro.

Isso porque a capacidade de otimizar o uso do tempo impacta diretamente a capacidade de realizar tarefas com mais eficiência, cumprir prazos e, por consequência, alcançar metas.

O que é gestão do tempo?

A gestão do tempo é um conjunto de práticas que buscam maximizar a eficiência na execução de tarefas e na utilização das horas disponíveis.

Envolve o planejamento, organização e priorização de atividades de forma a evitar desperdício de tempo e a alcançar os resultados desejados dentro de prazos exequíveis.

O que é produtividade?

A produtividade refere-se à relação entre a quantidade de produção — ou trabalho realizado — e os recursos utilizados para alcançá-la.

É, portanto, um indicador básico para a eficiência operacional de uma empresa. 

Quanto mais alta a produtividade, mais se consegue fazer com os recursos disponíveis, o que contribui para melhorar os resultados e tornar um negócio mais competitivo.

Como a gestão do tempo ajuda a produzir mais?

A gestão do tempo é um catalisador para a produtividade.

Ao planejar e priorizar as tarefas, os colaboradores e a empresa como um todo evitam a procrastinação, reduzem o retrabalho e focam nas atividades que realmente importam.

Afinal, quando todos na organização têm uma compreensão clara das prioridades e um método eficaz para alocar seu tempo, a consequência só pode ser o aumento da produtividade.

10 dicas de gestão do tempo para empresas

  • Defina metas claras: tenha objetivos bem definidos para orientar as atividades diárias
  • Use ferramentas de planejamento: utilize agendas, aplicativos de gerenciamento de tarefas e outras ferramentas para organizar o trabalho
  • Priorize tarefas: identifique as tarefas mais importantes e priorize-as, focando naquelas de maior impacto
  • Evite o acúmulo de tarefas: concentre-se em uma tarefa de cada vez para evitar a dispersão
  • Delegue funções: confie na sua equipe e delegue tarefas conforme a capacidade de cada membro
  • Elimine distrações: minimize interrupções e mantenha o foco no trabalho. Não é proibido conversar, desde que o foco da conversa seja o trabalho
  • Aprenda a dizer não: não assuma mais tarefas do que pode realizar ou delegar;
  • Estabeleça prazos realistas: evite a sobrecarga, definindo prazos realistas para as atividades
  • Faça pausas estratégicas: descansos regulares podem aumentar a eficácia do trabalho
  • Analise e ajuste: reveja e ajuste suas práticas de gestão do tempo para melhorar continuamente.

Como um ERP ajuda a gerir o tempo e aumentar a produtividade

Um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) é uma ferramenta poderosa para entender melhor qual a relação da gestão de tempo com a produtividade.

Com ele, a empresa centraliza informações e automatiza processos, ganhando uma visão completa das operações.

O SAP Business One, por exemplo, é um ERP que une, simplifica processos e evolui em sincronia com o crescimento de seu negócio.

Por sua vez, o Iuven ERP eleva a eficiência e a produtividade da sua empresa, integrando processos e proporcionando controle total em um único sistema.

Solicite uma proposta para conhecer nossas soluções ou faça um teste grátis das versões completas!

Iuven Tecnologia
10 setembro, 2023