Quer bater suas metas? Defina KPIs hoje mesmo!
Todo gestor se preocupa em saber se os esforços de sua equipe estão gerando resultados e se o departamento que comanda está, de fato, contribuindo para o crescimento e o alcance dos objetivos da empresa. Dessa forma, muitos administradores e gerentes têm constantemente procurado por formas eficientes de entender o retorno de suas ações, mas nem sempre conhecem as ferramentas ideais.
Conheça agora mesmo o que são KPIs e como eles podem simplesmente mudar a maneira com que suas estratégias vêm sendo conduzidas, colaborando para que sua equipe consiga bater as metas e até mesmo superá-las! Confira a seguir.
O que é um KPI?
KPI é uma sigla em inglês (Key Performance Indicators) que faz referência, conforme o próprio nome sugere, a um sistema de mensuração por meio de indicadores de desempenho.
Quais as vantagens de seu uso?
Toda empresa precisa estabelecer parâmetros e objetivos claros — divididos preferencialmente em metas dentro de um plano de ação a fim de conquistar determinados patamares em “x” tempo — para poder executar projetos em equipe e alavancar os resultados.
Porém, tão importante quanto fazer isso é monitorar o bom andamento dos trabalhos e constantemente mensurar o rendimento dos colaboradores. São diversas as vantagens de usar KPIs, destacamos:
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Os indicadores chaves de desempenho servem para ajudar na avaliação do seu time e também trazer mais visibilidade e controle para a gestão;
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Os KPIs permitem identificar a eventual ocorrência de falhas e indicar a necessidade de se adotar soluções que interfiram em possíveis problemas, amenizando-os ou evitando reincidências que possam colocar “tudo a perder”;
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Esse sistema permite não só analisar a atuação da sua empresa como também melhorar a comunicação com o grupo, compartilhando desafios e informações essenciais para que todos tenham instruções e esclarecimentos para se sentirem motivados a correr atrás dos mesmos objetivos;
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Eles auxiliam na tomada de decisões e apontam quando está na hora de mudar as estratégias ou intensificá-las.
Como utilizá-los?
Em primeiro lugar, você precisa definir as metas que deseja alcançar. Esta pode ser uma etapa difícil, mas é decisiva para nortear todo o restante. A partir daí há diversos tipos de KPIs que podem ser estabelecidos de acordo com os propósitos que você designou.
Em seguida, é possível implementar uma série de marcadores importantes que poderão compor, juntos, um bom sistema de mensuração e servir até mesmo para comparação de desempenho em relação aos concorrentes.
Portanto, ao trabalhar na construção de KPIs para sua empresa, é válido considerar alguns fatores importantes como:
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Análise do “ciclo de vida” dos clientes, o chamado Lifetime Value também pode ser definido junto a um KPI. Sua avaliação permite conhecer mais a respeito do impacto de sua marca sobre os clientes e o poder que ela tem não só de atraí-los, mas principalmente de retê-los;
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Fazer um estudo sobre quanto tempo um cliente permanece “fiel a você” é de suma importância para entender se a abordagem que sua empresa está adotando funciona adequadamente e se os consumidores estão satisfeitos com os produtos e serviços que você oferece;
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Os sistemas de indicadores podem ser montados utilizando diversos critérios: taxas de adesão, de rejeição, entre outras. Isso porque métrica é uma coisa (mensuram determinado item numericamente), e KPIs são outra (possuem o sentido de uma estratégia de análise mais ampla, que pode reunir diferentes conceitos e a interpretação de um conjunto de dados);
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Analisar o Time to Market, o tempo que um produto leva para se tornar efetivamente disponível para compra, é também de grande valia para a construção de seu KPI. Pois é essencial avaliar o setor de desenvolvimento de sua empresa, assim como a interação dele com as outras áreas que o influenciam, direta ou indiretamente em seu funcionamento;
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Por fim, o Lead Time, pode se aplicar a diversos KPIs e corresponde, principalmente, à análise do tempo que determinado processo leva para ser concluído. Em outras palavras, ele é crucial para avaliar a proatividade da equipe, o nível de engajamento com cronogramas e metas e, acima de tudo, o grau de eficiência dos colaboradores.
E você, já definiu KPIs para a sua equipe? Compartilhe com a gente se ainda ficou em dúvida sobre o assunto! Fique de olho no blog!