Skip to main content

Como o sistema de gestão ajuda o setor de material de construção

Como o sistema de gestão ajuda o setor de material de construção

O setor de material de construção é um segmento bastante específico. A relação entre os materiais, sua estocagem, a logística, a previsibilidade e outros fatores impactam diretamente a produtividade, eficiência e até mesmo a margem de lucro do negócio. Por isso, é mais importante ainda olhar para a situação atual, na qual as vendas online ganharam muito mais destaque devido à pandemia causada pela Covid-19.

Se você quer que seu negócio mantenha a tração e caminhe em direção ao crescimento, é fundamental ter uma visão global e conseguir formas eficazes de organizar todos os processos, otimizando os fluxos da empresa.

O software ERP para a área de construção vai ajudar em tudo isso. Confira neste artigo os principais motivos para contar com essa tecnologia no seu empreendimento. Boa leitura!

Melhore a organização e o controle de estoque no setor de material de construção

Projeção, previsibilidade, armazenamento dos produtos e tantos outros fatores são fundamentais para o setor de material de construção. Contar com um sistema de gestão significa otimizar o controle de estoque, permitindo uma relação inteligente e integrada com toda a gestão da sua empresa.

Um sistema de gestão ajuda a manter o estoque organizado, além de resolver questões quando o monitoramento esbarra nos limites geográficos. Afinal, nem sempre a pessoa que está na gestão do negócio atua na mesma localização geográfica onde está o estoque. Assim, o sistema possibilita um monitoramento em tempo real e completo.

Tenha o fechamento de caixa integrado com o departamento financeiro

Controlar entradas e saídas tem uma relação muito importante com a gestão do negócio. Na área de material de construção, o fechamento de caixa precisa estar integrado ao sistema de gestão da empresa.

Ainda mais em períodos impactados pela pandemia de Covid-19, o setor de material de construção precisou se reinventar, observando o quanto é fundamental passar por um processo de digitalização.

Se a rotina empresarial se integra em um único software que facilita o processo de montagem de relatório e análise de dados, as tomadas de decisão também ficam muito mais eficientes.

Reduza custos com a implementação de um sistema de gestão na empresa

Por trabalhar com produtos físicos e muitas vezes no modelo B2B, o ramo de material de construção pode ter diversas operações e, consequentemente, gastos gerados por conta delas. Detectar situações que podem levar a empresa a ter prejuízos e agir preventivamente é uma das vantagens de contar com um sistema de gestão.

Para quem trabalha com produtos, como os materiais de construção, isso impacta diretamente vários fatores, como a previsibilidade e a gestão de estoque.

Conte com processos mais ágeis e enxutos no setor de material de construção

Não é apenas o ciclo de vida do produto que conta com uma série de processos. Até mesmo tarefas pontuais, como o processo de contratação de novos colaboradores, necessitam de uma organização para aumentar a produtividade da empresa.

Simples, tendo clareza de todos os pontos que são percorridos e encontrando soluções inteligentes para diminuir esse caminho. Um sistema de gestão pode reunir dados específicos, como quantas vezes sua empresa precisa contatar o prospect até fechar negócio. Isso pode ajudar a redirecionar processos e encontrar os modelos mais enxutos e eficientes para sua empresa.

Colete, armazene e acesse informações relevantes para o planejamento

Vivemos uma cultura de dados, e a transformação digital veio para reforçar a importância de as empresas de todos os segmentos repensarem a forma como se relacionam com as tecnologias. Ter uma orientação data driven não significa robotizar a empresa ou automatizar as interações com o consumidor. Na verdade, quer dizer ter um olhar mais dinâmico e analítico sobre dados para otimizar as relações da empresa.

Em vez de gastar tempo checando informações, preenchendo planilhas e montando relatórios, o sistema de gestão consegue proporcionar uma visão abrangente, detalhada e ao mesmo tempo fiel das relações da empresa.

Garanta uma visão abrangente do seu negócio de material de construção

Uma questão muito importante para quem está à frente do negócio é como encontrar formas de otimizar os resultados, dar tração para o empreendimento e, ao mesmo tempo, garantir um crescimento contínuo e sustentável. Um dos pontos primordiais é ser capaz de reunir as diversas gestões em uma só: desde a gestão financeira até a gestão de pessoas.

Um sistema de gestão permitirá essa integração entre as diferentes áreas da empresa, ajudando o empreendedor a ter cada vez mais conhecimento sobre o funcionamento do negócio.

Impulsione o faturamento da empresa e a rentabilidade do negócio

Como você já deve ter percebido, é possível criar oportunidades para a empresa com um sistema de gestão. Vale destacar que, para o ramo de material de construção, esse suporte pode ser crucial, uma vez que é um mercado que tem a característica de ter alta concorrência.

O sistema de gestão adequado para esse segmento pode garantir os diferenciais competitivos como informações relevantes e a visão adequada para aumentar o faturamento do negócio, ao mesmo tempo que também trabalha para otimizar a lucratividade da empresa.

Aumente a qualidade da sua empresa no setor de material de construção com a padronização

Outro fator relevante para o setor de material de construção é a padronização do que a sua empresa faz, desde os processos até os direcionamentos do atendimento. Isso reforça o posicionamento e a personalidade da marca. Com um sistema de gestão, é possível fazer isso de forma ordenada e sem a necessidade de gastar muita energia.

Gostou de conhecer melhor sobre a importância do sistema de gestão no setor de material de construção?

Se você esta considerando implementar um novo sistema de gestão ERP na sua empresa nós podemos te ajudar nessa missão. Use nosso time de especialistas para entender as necessidades e os desafios do seu negócio, e lhe apresentar uma proposta comercial personalizada.

Aqui na Iuven temos suas soluções de sistemas de gestão ERP, o Iuven ERP com foco em micro e pequenas empresas em crescimento, e o SAP Business One, uma solução ERP para Médias e Grandes companhias que buscam uma gestão mais elaborada em função da complexidade ou maturidade de seus negócios. Portanto, acesse o esse link aqui e solicite uma proposta comercial personalizada com nosso time.

Otimizar processos, simplificar rotinas e promover a tomada de decisão com base em informações de qualidade são alguns dos benefícios que entregamos aos nossos clientes. Fale conosco agora mesmo!

 

Iuven Tecnologia
08 julho, 2021