As 4 principais dicas para melhorar o relacionamento com o cliente
Todo empreendedor sabe que não existe negócio sem cliente. É ele que viabiliza qualquer ideia, que dá lucratividade e precisa ser o foco das ações e melhorias. Por isso, se quiser crescer mesmo em momentos de crise, é imprescindível que a empresa foque em ter um relacionamento com o cliente que satisfaça todas as necessidades dele.
Quer saber como fazer isso sem erro? Confira essas dicas:
1. Atendimento é tudo
Nada cativa mais um potencial cliente do que um atendimento empático, que foca em solucionar os problemas de quem o procura. Poucos proprietários de empresa percebem isso, mas atender é muito mais do que apenas vender um produto: é tentar fazer a vida daquela pessoa que confiou em você mais simples.
Quando começar a conhecer um comprador em potencial, avalie o que você pode fazer para satisfazer as necessidades dele, sem pressioná-lo demais. Pense: se estivesse no lugar do cliente, gostaria de ser tratado da forma que está o tratando? Se a resposta for sim, parabéns! Você está no caminho certo.
2. Invista em uma conexão pessoal
É bem simples: todo mundo prefere fazer negócios com amigos. Por isso, tentar uma abordagem mais amigável é sempre uma boa saída para cativar um potencial cliente ou até mesmo um antigo. Quando a empresa conhece bem para quem está vendendo e sabe quais as necessidades que ele possui, consegue deixá-los mais satisfeitos.
Uma boa forma de fazer isso é conversar com ele frequentemente, mesmo que seja só para saber se o serviço está sendo bem prestado ou se ele deseja ajuda em mais alguma coisa. Se não der tempo de fazer uma ligação, pode ser por redes sociais, e-mail, newsletter, SMS. Inove e encontre uma maneira de deixar a sua porta sempre aberta quando seu cliente precisar. A eficiência é garantida!
3. No relacionamento com o cliente, fidelização exige esforço
Quantas vezes um cliente seu fez a compra, foi embora e nunca mais voltou? Isso acontece em muitas empresas, independente do setor de atuação. Na maioria das vezes, esse “abandono” é resultado de falta de cuidado com o pós-venda.
O que pode ser feito para mudar esse cenário? Em um primeiro momento, um agradecimento pela compra já faz milagres, fazendo o cliente se sentir especial. Você também pode mandar uma pesquisa de satisfação, oferecer um desconto na próxima compra, convidá-lo para eventos de lançamento de novos produtos…
Crie um círculo virtuoso de bom atendimento, contemplando todas as etapas do processo, e seus clientes nunca vão deixá-lo.
4. Nunca abandone um cliente problemático
A confiança que seus compradores têm na qualidade do seu produto interfere diretamente no número de vezes que eles irão indicá-los para outros clientes. Por isso mantê-los satisfeitos é tão importante: é a melhor forma de fazer com que as críticas sejam sempre positivas.
Mas, sabemos que no mundo dos negócios, nem todos os clientes são fáceis. O que fazer quando algum deles está causando problemas para a sua empresa? Transforme-o em um case de sucesso. Identifique as dificuldades que ele tem e resolva-as antes de surgirem, reclamações. Se esforce ao máximo para tratá-lo de forma atenciosa e prestativa, buscando um feedback positivo.
Quando você mostrar sua competência, dificilmente ele conseguirá fazer críticas e isso é sempre muito bom para você e sua empresa!
O relacionamento com o cliente exige dedicação e pode ser uma tarefa desafiadora, mas com essas dicas fica mais fácil traçar um plano de atendimento, não é mesmo? Por isso, compartilhe esse texto nas redes sociais e ajude outros empresários a se dar melhor com potenciais compradores!