Como aumentar o lucro e a produtividade do seu PDV?
Segundo os especialistas, cerca de 80% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda (PDV). Por isso a organização, a comunicação e o atendimento ao cliente no PDV são tão importantes, pois são pontos estratégicos que devem receber atenção especial do empresário se este quiser aumentar a produtividade e lucratividade de seu negócio.
Neste artigo traremos dicas práticas para aumentar o lucro e a produtividade de seu PDV. Confira!
Acerte na disposição dos produtos e na organização da loja
Principalmente em PDVs do tipo autosserviço (supermercados, lojas de conveniência, mercearias, entre outras) a disposição correta dos produtos nas gôndolas pode aumentar as vendas em até 20%. Isso porque o comportamento do consumidor nesse tipo de loja obedece a um padrão: o cliente tende a ver primeiro os produtos colocados no meio da gôndola, na altura do olhar.
Baseado nesse padrão, recomenda-se colocar na parte superior da gôndola os produtos de maior valor agregado e maior margem, justamente para chamar mais a atenção desses produtos. Já os produtos de alto giro (ou seja, muito procurados) e os de menor margem devem ficar na parte inferior da gôndola.
Dessa forma, a procura pelos produtos de alto giro obrigará o consumidor a olhar toda a gôndola, ampliando as possibilidades dele adquirir os produtos de maior valor agregado.
Além desses truques, organizar a loja por “temas” ajuda o cliente a se organizar e se encontrar no seu PDV. Uma loja de sapatos, por exemplo, organiza seu espaço em sapatos femininos, masculinos e infantis, e dentro da divisão por gêneros há as subdivisões por tipo de calçado.
Essa divisão quase padrão facilita a vida do cliente, que percebe a lógica e se orienta melhor.
Pense na comunicação visual do PDV
As cores, a sinalização da loja, o destaque para certas marcas – a comunicação visual do seu PDV deve ser uma aliada das boas vendas, e não o contrário.
A sinalização é muito importante e muito valorizada: indique onde estão os caixas, os leitores de código de barras, os banheiros e cada uma das seções para ajudar o seu cliente a se localizar. Se ele tiver que ficar muito tempo procurando algo que precisa, vai acabar trocando de loja.
E lembre-se que a comunicação visual no PDV, para as marcas, vale ouro! Valorize o seu negócio fechando boas parcerias e oferecendo destaque para as marcas mais desejadas pelos consumidores.
Abuse da tecnologia para dinamizar os processos
Investir em um sistema de gestão integrada é fundamental para ter o controle sobre os processos do seu negócio e realizar uma gestão eficiente. Com um ERP reunindo estoque, vendas, financeiro e atendimento ao cliente, acabam-se os dados duplicados e a falta de informação sobre clientes e compras.
O Easy PDV da Iuven, por exemplo, integra diversas plataformas de ERP e possui uma solução voltada especialmente para o varejo. O sistema permite dinamizar o processo de compra no ponto de venda, atendendo cada segmento de forma personalizada, seja sua loja do tipo autosserviço ou que realize a venda assistida.
É uma ótima opção para quem deseja adaptação, agilidade e segurança para realizar suas operações.
Capriche no atendimento ao cliente
Essa é uma regra valiosa: se for bem atendido (e isso inclui ser bem assistido e receber boas sugestões de compra), o cliente voltará e ainda fará propaganda da empresa; do contrário, você perderá vários potenciais clientes com a propaganda negativa! Você deve:
- Atender rapidamente o seu cliente
- Criar relacionamento com eles
- Facilitar a forma de contato
O que significa um bom atendimento?
- Tenha compromisso: Os relacionamentos começam com a confiança. Os atrasos e cancelamentos da empresa abalam essa relação, por isso, eles devem ser evitados.
- Equipe preparada: O seu time deve estar preparado e capacitado para tirar as dúvidas dos clientes.
- Fidelização: Ter um atendimento personalizado é a melhor forma de fidelizar um cliente.
O seu cliente é o seu maior ativo. Valorize-o!
Além do bom atendimento, invista em um bom cadastro, de forma que o seu contato com a pessoa que efetivou a compra não termine ali. Táticas de fidelização, como contatos oferecendo novidades e descontos exclusivos, devem fazer parte da sua estratégia de vendas!
Por concentrar tanta responsabilidade no momento da decisão de compra, seu PDV merece um tratamento especial! Ainda tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário!