Já pensou nos benefícios de ser uma empresa sustentável?
Quando o assunto é sustentabilidade, muitos tendem a reproduzir mitos que rondam o mundo empresarial já há alguns anos. Talvez o principal deles seja o de que o investimento em práticas sustentáveis acaba gerando prejuízo para a empresa. Na verdade, pesquisas indicam que a adoção de uma postura sustentável tem feito com que as empresas lucrem cada vez mais.
Outro mito que merece ser combatido é o de que o conjunto de práticas sustentáveis se traduz apenas em iniciativas voltadas à proteção do meio ambiente. Como veremos mais adiante, o espectro das ações sustentáveis é muito mais amplo do que podemos imaginar à primeira vista.
Confira no post a seguir quais são os benefícios de ser um empresa sustentável e fique mais por dentro desse assunto:
O que é sustentabilidade?
Podemos entender a sustentabilidade como o conjunto de práticas voltadas para promover o equilíbrio da organização sob o enfoque de três considerações distintas: social, econômica e ambiental. Assim, o chamado “desenvolvimento sustentável” da empresa envolve o fortalecimento desse tripé.
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Qualidade de vida dos funcionários
Funcionários satisfeitos, comprometidos e motivados são mais produtivos e menos susceptíveis a trocar sua empresa por outra. Isso é especialmente relevante se levarmos em conta que a alta rotatividade de funcionários tem sido vista como uma grande vilã dos negócios na atualidade.
Prestigiar o trabalho dos funcionários significa, entre outras coisas, respeitar seus direitos, adotar um modelo de negócios mais democrático, em que todos possam manifestar suas opiniões, e fomentar a meritocracia na distribuição de cargos e vantagens.
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Redução do impacto ambiental
Cada vez mais os argumentos ambientalistas partem do pressuposto de que a nossa geração não tem o direito de deixar um legado de poluição e destruição para as gerações futuras. Isso faz com que Estados e órgãos internacionais elaborem leis e tradados sobre o tema.
Durante os últimos anos, observamos um enrijecimento nas leis ambientais no Brasil, com um Ministério Público forte e atuante na proteção do meio ambiente. É fundamental que a empresa conheça e aplique a lei em suas operações e, para isso, é necessário mudar a cultura empresarial e investir na educação dos seus profissionais.
Mesmo que a atividade da empresa esteja dentro dos limites estabelecidos, ainda assim temos que zelar pela economicidade na utilização de recursos, como papel e energia elétrica, cujos desperdícios representam prejuízos para empresa, e claro, para a natureza.
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Integração com a comunidade local
A empresa não existe apenas na dimensão de fornecedora de produtos e serviços. É importante que passemos a vê-la também como membro da comunidade em que se insere. Assim, é interessante notar que muitas organizações têm apoiado iniciativas artísticas e culturais que guardam afinidade com os seus valores.
Em troca, a empresa pode obter a divulgação de sua marca e apresentações exclusivas para os seus colaboradores, além de poder descontar os valores investidos no Imposto de Renda.
Portanto, não podemos nos esquecer de que vivemos a chamada “era da informação”. Hoje em dia o consumidor exige muito mais do que qualidade e preço baixo. As redes sociais e os grandes portais de notícias da internet registram de perto as atividades de empresas que desrespeitam direitos trabalhistas, realizam testes em animais, poluem o meio ambiente ou desrespeitam o consumidor. Dessa forma, ser sustentável é também uma questão de competitividade no mercado.