ERP no controle de produção: entenda a importância do sistema de gestão
Uma indústria sem ERP no controle de produção é como um navio sem bússola ou GPS.
Parece exagero? Nem tanto, se considerarmos que o coração de toda atividade industrial é a produção.
O ERP é, nesse caso, o recurso que vai ajudar os gestores a tomar decisões a respeito de tudo que acontece nas linhas de montagem.
Como saber, por exemplo, a quantidade exata de insumos que devem ser colocados em uma máquina para a fabricação de um produto ou uma de suas partes?
Esse é um tipo de informação que, no segmento industrial, depende da automação para ser corretamente apurada.
Mas não se trata apenas disso, já que, como vamos ver neste conteúdo, um ERP é, sobretudo, uma ferramenta de integração.
Avance pelos tópicos e descubra como ele pode virar o jogo a favor das empresas do segmento fabril.
Qual a importância do ERP no controle de produção?
Uma linha de montagem é como se fosse uma orquestra. Nela, cada etapa deve ser cumprida no timing certo, com cada máquina operando conforme um setup específico.
Se nessa orquestra um instrumento desafina, coloca a perder todo o “concerto”.
O ERP no controle de produção seria então o “maestro” que coloca cada peça em seu lugar, dando ordem ao que, de outra forma, seria o completo caos.
Como destacamos, a principal função de um ERP é integrar sistemas interdependentes. No caso do controle de produção, ele deve estar permanentemente conectado a setores como despacho, estoque e compras, entre outros.
Assim sendo, trata-se de um recurso fundamental para que a produção siga os cronogramas determinados, de modo que a empresa como um todo se mantenha ativa.
ERP no controle de produção: como o sistema ajuda?
Na indústria, as ordens de produção são como o pontapé inicial de uma sequência de montagem. Delas dependem todos os que estão trabalhando nas células de montagem.
Para isso, o ERP é a ferramenta certa para gerar ordens de produção, organizando as rotinas de trabalho.
Outra função de extrema utilidade é a de controle de estoque. Com um ERP, é possível gerir e atualizar inventários, minimizando a perda de materiais ao registrar a quantidade precisa de insumos consumidos em cada ordem de produção.
Dessa forma, esse é um recurso que leva ao aumento da produtividade, reduzindo as perdas também ao controlar a produção de refugos.
Isso sem contar que ele pode ser usado para gerar ordens de produção para contextos e objetivos diversos, como produção sob encomenda e para estoque.
Qual o melhor ERP para controle de produção?
Conhecendo as diversas funcionalidades de um ERP no controle de produção, é hora de dar o passo decisivo. Como escolher o melhor sistema de gestão?
O principal aspecto a ser considerado é a sua própria demanda por organização, independentemente de já haver um sistema ou não em atividade.
A Iuven responde bem aos desafios da indústria, com um ERP desenvolvido e aperfeiçoado ao longo de três décadas, ajudando a solucionar os problemas desse segmento.
Tudo isso e muito mais está ao seu alcance. Faça um teste grátis e veja como podemos ajudar a melhorar a sua produção em todos os sentidos!