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Comunicação centralizada: quais as vantagens e como promover?

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Iuven Tecnologia
17 junho, 2021
Comunicação centralizada: quais as vantagens e como promover?

A comunicação centralizada passou a ganhar ainda mais relevância durante a pandemia da Covid-19. Isso porque, devido às medidas de segurança e saúde do isolamento social, muitas empresas passaram a funcionar home office, o que exige ainda mais informações concentradas em uma única plataforma, para que isso facilite a troca de informações essenciais.

Caso contrário, se não houvesse a comunicação centralizada, as chances de ocorrerem mensagens com ruídos, quando existe desencontro das ideias, incoerência nas respostas, falta de referência dos autores e até ausência de embasamento quanto ao que foi comunicado.

O home office foi citado como um modelo de trabalho que exige ainda mais esse recurso porque, como cada colaborador encontra-se em diferentes pontos geográficos, por maiores que sejam os benefícios desse modelo, se a comunicação não for eficiente, os resultados empresariais podem não ser positivos. Em todo caso, qualquer modelo trabalhístico pode e deve centralizar as informações.

Conseguiu entender os benefícios da comunicação centralizada? Não se preocupe. Preparamos um artigo para detalhar essas informações. Acompanhe!

O que é a comunicação centralizada?

Como o próprio nome sugere, a comunicação centralizada reúne todas as informações de dados necessários para que a empresa tome decisões com embasamento e sem dificuldade para encontrar esses elementos que são chaves para o andamento de um negócio.

Afinal de contas, quem lida com um time empresarial sabe a importância e os desafios envolvidos para garantir uma comunicação eficiente. Assim, quando não ocorre a centralização, esse processo envolve:

  • o contato com determinado número de pessoas;
  • a espera pela resposta de cada um dentro da corporação;
  • o cruzamento de informações fornecidas entre os membros;
  • busca de referência dos responsáveis pelas informações;
  • etc.

Quais as diferenças entre comunicação centralizada e descentralizada?

De acordo com o que foi mencionado acima, é possível começar a entender as diferenças entre uma comunicação centralizada e descentralizada, que são estratégias que se contrariam uma a outra.

Então, aprofundando o que diferencia um conceito do outro, saiba que ao centralizar as informações em plataformas, com auxílio da tecnologia, por exemplo, a tomada de decisão pode ser mais consciente entre todos os membros de uma organização, sem distinção do grau hierárquico de cada um, o que chamamos de comunicação verticalizada.

Enquanto isso, na comunicação descentralizada as informações ficam dispersas entre os membros, normalmente entre os que possuem mais alto cargo, como a presidência e os diretores da empresa, e é também chamada de comunicação horizontalizada. Esse modelo diminui a participação dos colaboradores e aumenta a dependência da gestão principal.

Quais as vantagens da comunicação centralizada?

Se você fez a leitura do artigo até o momento, conseguiu perceber algumas vantagens da comunicação centralizada para alcançar melhores resultados. Continue conosco e conheça mais a fundo sobre isso.

Aumento do controle

Conforme citado, informações e dados são itens essenciais dentro de uma corporação, já que isso oferece mais segurança e embasamento no desenvolvimento das funcionalidades de cada membro. Com a centralização do que foi coletado e acordo entre o time, o acompanhamento e controle é facilitado, contribuindo para que tudo ocorra de acordo com os objetivos e metas estipuladas.

Quer dizer, se a sua empresa trabalhar com dados que mostram o perfil detalhado do seu cliente, os membros dessa corporação precisam realizar cada ação com base nisso. Caso contrário, as chances de insucesso por desalinhamento com as informações fundamentais são altas.

Assim, mesmo que exista esse tipo de pesquisa e a reunião das informações, quando elas não estão disponíveis para todo o time do negócio, o acompanhamento delas tende a ser diminuído. Consequentemente, o controle empresarial também pode ser reduzido.

Menos riscos

A partir do maior controle das operações, como foi detalhado anteriormente, é possível reduzir riscos. Quanto a isso, saiba que de acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Project Management Institute (PMI), problemas na comunicação existem em 64% das corporações nacionais, especialmente porque os gestores supõem que as informações são entendidas e recordadas por todos os membros igualmente.

A mesma pesquisa também evidencia que entre os riscos de uma comunicação ineficiente pode ser a considerável perda financeira em uma organização. O setor de finanças é um dos mais relevantes para uma empresa, por nutrir todos os outros setores e garantir seu correto funcionamento.

Ainda assim, ele não é o único prejudicado por uma comunicação ineficiente: os colaboradores também costumam se sentir desmotivados — lembre-se da concentração de informações nas mãos apenas de altos cargos, como ocorre na comunicação descentralizada — e aumentar a taxa de rotatividade, o que também gera custos, devido à necessidade de implantar novas seleções e treinamentos dos novos membros.

Alinhamento das decisões

É importante que tenham membros mais experientes e capacitados para tomar as decisões da empresa, mas é igualmente fundamental que tudo isso seja alinhado com os demais colaboradores do negócio, para que haja o envolvimento e a compreensão do que está sendo proposto e de como isso pode contribuir para o cumprimento de objetivos e metas definidos.

Caso contrário, as chances da sua equipe se sentir desmotivada e desvalorizada, como foi citado nas pesquisas desenvolvidas pelo PMI, são altas. Colaboradores desmotivados não produzem no tempo e na qualidade desejada. Afinal, pense que a geração Z que faz parte do mercado atualmente valoriza o crescimento na carreira muito mais do que gerações anteriores, de forma geral.

Além do mais, pense que quanto maior a diversidade de membros cientes e participantes da tomada de decisões, menor o peso de um pequeno grupo nesse processo e maiores as chances de que o que for decidido contemple a pluralidade de necessidades e gostos que pode existir entre os clientes que um negócio atende.

Nesse sentido, saiba que para conseguir uma comunicação centralizada e obter os benefícios mencionados, a tecnologia é peça fundamental. É o caso do uso de plataformas que integrem dados em um só local para consulta dos colaboradores, além de mecanismos que possibilitam a interação entre os membros de uma corporação.

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Iuven Tecnologia
17 junho, 2021