Comunicação Bancária Simplificada
Para melhor administrar seus recebíveis em boleto adicionamos um APP no Iuven ERP que entre outras coisas simplifica o processo de emissão, baixa e comunicação com o sistema dos principais bancos no Brasil.
O pagamento em boleto bancário é um método de pagamento brasileiro muito popular entre empresas (B2B), mas também muito utilizado em empresas B2C, para consumidores que ou não possuem cartão de crédito ou apenas preferem a segurança de pagamentos em boletos.
Confira o Post!
Como funciona a emissão, baixa e conciliação das vendas em Boleto Bancário no Iuven ERP?
A partir da instalação deste app, você ativa a funcionalidade de boletos no Iuven ERP. Nesse momento várias funcionalidades são ativadas como:
- Emissão de boleto automático a partir do momento da emissão da nota fiscal;
- Emissão de boleto Bancário em Lote para você gerar de uma só vez uma remessa para o banco ou para você mesmo imprimir todos os boletos;
A partir desse momento é possível mandar a notificação para os bancos sobre essa emissão, carregando um arquivo gerado no site do banco para que o mesmo reconheça os boletos gerados e nos informe pagos e os que tiveram alguma ocorrência. (A partir disso é possível verificar as instruções de retorno do banco).
Com esse funcionalidade o sistema vai dar como recebido os títulos pagos e deixar em aberto os títulos não pagos. Nós podemos nesse momento utilizar o CRM para gestão de cobranças. Com isso seu processo fica enxuto, automatizado e integrado.
Como fazer a conciliação dos recebíveis das vendas em Cartão de Crédito ou Débito?
Para fazer a conciliação das vendas utilizando cartão de crédito ou débito, é preciso primeiramente que seu PDV (ponto de venda) esteja conectado ao TEF (Transferência eletrônica de fundos) para que as vendas sejam identificadas com o número de autorização fornecidos pelas operadoras. Sem isso, você até pode digitar esse número na venda manualmente, quando você usa POS e não TEF, mas acaba deixando isso a cargo de uma pessoa, e pode haver erros de digitação.
Quando você utiliza o TEF através de empresas homologadas como a PAYGO elas já nos fornecem o meio necessário para capturar as informações dos recebimentos previstos, e nos permitem que seja feita a conciliação dessa informação, desde que isso faça parte de seu pacote de serviços do TEF e esteja homologado.
Com isso você vai ter a certeza de quais vendas foram ou não pagas, e melhor gerenciar os recebíveis junto às suas operadoras.
Como fazer a conciliação automática dos extratos bancários no Iuven ERP?
O Iuven ERP permite que você faça a conciliação dos extratos bancários com o sistema. Com isso o sistema já identifica no extrato os pagamentos e os recebimentos feitos via boleto bancário, também sinaliza para você as possíveis conciliações (Compromissos no contas a pagar e contas a receber, não feitos via boleto, que por valor e proximidade de vencimento parecem que são conciliáveis, basta sua confirmação ou não) Além disso, as tarifas e outras despesas já são integradas bastando apenas você confirmar o tipo de despesa ou receita.
Como fazer pagamentos no Iuven ERP e transmitir para os Bancos?
O pagamento de títulos de concessionárias, impostos, ou fornecedores podem ser automatizado com a integração bancária. Nele você seleciona os títulos que vai fazer os pagamentos no sistema, gera o arquivo (SISPAG) carrega no banco, que automaticamente são cadastros esses compromissos para pagamento no banco. Basta você logar no internet banking, digitar sua senha e confirmar o pagamento. Simples assim, simplificando todo aquele processo de lançamento dos títulos no internet banking.
Dentro destas soluções ainda existem outras funcionalidade interessantes que foram desenvolvidas para facilitar o dia a dia de um profissional da área de finanças e que podem agregar bastante valor como: simulador de pagamentos e recebimento, consolidador de extratos bancários e etc.