Como funciona o sistema ERP? Entenda para que serve e quais as funções
Gestores de empresas de todos os ramos, seja indústria, comércio ou serviços, precisam saber como funciona o sistema ERP, um recurso que está se tornando indispensável nos dias de hoje.
Segundo o ERP Report (em inglês) da Panorama Consulting, entre as razões que levam as empresas a implementarem ERPs estão a melhora na eficiência operacional, aumento na competitividade e o objetivo de crescer.
Chegou a sua vez de saber como esse sistema funciona e os seus principais recursos para implementar no seu negócio com inteligência.
Como funciona o sistema ERP?
ERP é uma abreviatura que, em português, pode ser traduzida como Sistema de Gestão Integrado.
Portanto, sua função mais importante é ser uma espécie de painel geral pelo qual a gestão pode controlar diversos aspectos das suas atividades principais e de back office.
Isso pode ser feito ao operacionalizar rotinas e atividades estratégicas, como as que veremos na sequência.
Módulos funcionais
Um sistema ERP é composto por vários módulos funcionais que abrangem diferentes áreas de uma empresa, como vendas, compras, estoque, produção, finanças e recursos humanos, entre outros.
Cada módulo é projetado para atender às necessidades específicas de uma função de negócio, demandando assim um processo de implementação que pode ser na forma de sistemas caseiros ou legados.
Integração de Dados
O ERP integra os dados de todos os módulos em um banco centralizado.
Isso significa que as informações inseridas em um módulo são automaticamente compartilhadas e atualizadas em todos os outros módulos relevantes.
Por exemplo, uma venda registrada no módulo de vendas atualiza automaticamente o estoque no módulo de estoque e as contas a receber no módulo financeiro.
Fluxo de Processos
O sistema ERP segue fluxos de processos predefinidos para executar tarefas e atividades comerciais.
Uma maneira de fazer isso é quando o processo de vendas envolve a criação de uma cotação para posterior confirmação do pedido, faturamento e registro do pagamento.
O sistema orienta os usuários a seguir esses fluxos de processos, garantindo consistência e confiabilidade.
Automatização de Tarefas
O ERP automatiza várias tarefas e processos repetitivos, reduzindo a necessidade de trabalho manual e minimizando erros.
Ele pode gerar automaticamente relatórios financeiros, atualizar estoques, processar folhas de pagamento e até enviar lembretes de pagamento.
Relatórios e Análises
O sistema ERP gera relatórios e fornece recursos de análise que permitem aos gestores obter insights sobre o desempenho da empresa.
Eles podem acessar informações como vendas, lucros, estoque, fluxo de caixa, indicadores-chave de desempenho (KPIs) e muito mais.
Por que sua empresa precisa ter um sistema ERP?
Um sistema ERP é essencial para empresas por uma série de motivos.
Com ele, a integração de processos passa a fazer parte das rotinas de gestão, ao mesmo tempo em que o acesso às informações é centralizado.
Também ajuda, como vimos, a automatizar tarefas, melhorar a eficiência operacional, oferecer insights para tomada de decisões e aumentar a produtividade.
São tantos benefícios que seria mais coerente questionar-se por que não ter um ERP, e não por que ter, tamanha a relevância desse sistema para a parte estratégica e operacional.
Qual o melhor sistema ERP para pequenas empresas?
Claro que saber como funciona o sistema ERP é apenas parte do trabalho.
Por ser um Software as a Service (SaaS), ERPs são fornecidos mediante um custo mensal de manutenção.
Logo, para não errar na escolha, é imprescindível que o seu fornecedor tenha muita experiência e credibilidade.
Assim é a Iuven, que desenvolve o Iuven ERP e o SAP Business One.
Solicite uma proposta e saiba como vamos ajudar seu negócio a crescer e prosperar, como já fizemos por dezenas de clientes.