Skip to main content

Planejamento estratégico: saiba como fazer em 7 passos

Planejamento estratégico: saiba como fazer em 7 passos

O planejamento estratégico é um processo empresarial que envolve a criação, a avaliação e a implementação de um plano que orienta quais ações precisam ser tomadas para o alcance dos objetivos. Ou seja, além de definir onde se quer chegar, ele especifica qual é o caminho escolhido e quais passos devem ser tomados para que se atinja os resultados esperados.

A seguir, vamos apresentar 7 passos importantes para criar um planejamento estratégico para a sua empresa.

Defina o objetivo

O ponto de partida de um planejamento estratégico é a definição dos objetivos que se deseja alcançar. Nesse momento, é importante definir o caminho que será traçado para que seja possível chegar onde se deseja. Como o planejamento envolve os vários níveis dentro da empresa, o ideal é dividi-los em metas menores, bem como o plano de ação para a realização de cada uma delas.

Analise a situação da empresa

Assim que os planos estão definidos, é preciso fazer um diagnóstico interno e identificar quais são os pontos fortes e fracos da empresa. Nesse sentido, é preciso elaborar soluções que visam eliminar ou minimizar essas fraquezas, sempre buscando melhorias e redução dos riscos que podem afetar o planejamento.

Avalie o mercado

Da mesma forma que é preciso analisar as condições internas, também é preciso avaliar o mercado e quais são as ameaças e as oportunidades que podem afetar a empresa e alterar as condições do planejamento estratégico. Assim, é preciso pensar em soluções que visam eliminar ou minimizar as ameaças externas e identificar de que forma as oportunidades podem ser melhor aproveitadas.

Identifique os envolvidos

O público-alvo, os investidores e os parceiros de negócios, por exemplo, precisam ser identificados, de maneira a formar um plano que ajude a aprimorar o relacionamento e a conduzir ao alcance dos objetivos.

Planeje as ações

Nesse momento se inicia a fase de preparação para aplicar o planejamento estratégico na prática. É nessa etapa que as metas para todos os níveis — estratégico, tático e operacional — e os planos de ação são definidos, levando em consideração os recursos e as ferramentas disponíveis e os prazos para o cumprimento de cada uma delas. Vale ressaltar que, nesse momento, o plano deve ser o mais detalhado possível.

Monitore as ações e seus resultados

As ações e os seus resultados devem ser monitorados a fim de verificar a eficácia da estratégia ou se é preciso redirecioná-la (e o que precisa ser alterado). Além de utilizar um cronograma para acompanhar cada etapa, o ideal é criar métricas e indicadores que ajudam a visualizar melhor todas as ações e os resultados que elas apresentam, além de comparar o plano original com a tomada de decisões.

Defina as alterações e implemente-as

Caso os resultados não estejam condizentes com o plano, é necessário avaliar quais são as discrepâncias, as causas das falhas e os principais gargalos, criar um plano de melhorias e aplicá-lo aos processos. Nesse caso, o planejamento deve ser alterado e, após a implementação das modificações, deve-se voltar ao passo de monitoramento das ações e dos seus resultados, avaliando se as alterações finalmente foram eficazes.

Nem sempre um planejamento estratégico será assertivo logo na sua elaboração. Isso acontece porque existem alguns fatores e riscos que podem não ter sido previstos, mas que influenciam nos resultados, o que faz com que ele precise ser revisado.

O que achou deste post? As suas dúvidas a respeito da elaboração de um planejamento estratégico foram esclarecidas? Compartilhe suas questões conosco nos comentários!

Iuven Tecnologia
08 julho, 2021