4 métricas de SaaS que você precisa saber de cor!
“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Esta máxima se aplica a qualquer negócio, independentemente de porte ou segmento de atuação. Para as empresas que utilizam o modelo SaaS (Software as a Service) o cenário não é diferente: é preciso conferir os números de perto para se certificar de que o crescimento realizado acompanhe o planejado. Mas quais métricas acompanhar e por quê?
Pensando nisso, selecionamos quatro relevantes dados que precisam ser verificados de perto em toda empresa que trabalha com o sistema SaaS. Confira!
Churn Rate (taxa de cancelamento)
Para crescer, não basta adquirir novos assinantes ou clientes para o seu produto. Manter os clientes atuais é a base para expandir o negócio. Por isso, medir o churn rate, também conhecido como índice ou taxa de cancelamento, é indispensável.
A métrica consiste no acompanhamento da quantidade de clientes perdidos em determinado período de tempo. Com ela, é possível identificar falhas processuais e corrigi-las a fim de ampliar a retenção por meio do sucesso e da satisfação do cliente, bem como avaliar oportunidades e ameaças atuais para o seu negócio.
MRR (Receita Recorrente Mensal)
Por se tratar de um serviço, os pagamentos recebidos tornam-se recorrentes. Ou seja, mensalmente, uma quantia é destinada a utilização do produto como serviço. Para que você consiga avaliar o crescimento da receita e o faturamento da empresa, é indispensável acompanhar de perto esta métrica.
Lembre-se de que o controle do Churn Rate é indispensável para o aumento da receita recorrente mensal, assim como o LTV (veja abaixo), que indicará o potencial de venda de novos produtos ou serviços para impulsionar o crescimento.
CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
Todos os esforços gerados para atrair e conquistar um cliente exigem despesas que, na verdade, se tornam investimentos. Contudo, como qualquer investimento, é esperado o retorno sobre ele. É nesse ponto que o controle do CAC (Custo de Aquisição de Clientes) se torna fundamental. Sabendo quanto se gasta da atração à conversão de um consumidor, é possível avaliar:
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Qual o tempo necessário de permanência do cliente para que o investimento seja pago;
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Identificar os canais com maior potencial de conversão;
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Otimizar processos de aquisição e conversão;
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Acompanhar o crescimento da força da marca, dentre outros.
LTV (Lifetime Value)
Também conhecido como o valor de tempo de vida de um cliente, o LTV é uma métrica que indica quanto a sua empresa pode lucrar com seus produtos e serviços durante o período de permanência de seus clientes. Ou seja, possibilidades de upselling e crosseling enquanto são assinantes do seu serviço.
Para se chegar a esta métrica, contudo, é preciso avaliar o histórico de seus clientes e, por isso, esta não será uma informação tão segura e útil nos primeiros períodos da empresa ou desse controle (caso não haja estas informações quantificadas, mesmo que de outra forma). O LTV auxiliará tanto na previsão financeira quanto na identificação de oportunidades para o seu negócio.
E você, já conhecia estas métricas? Já as aplica em seu negócio SaaS? Se você possui alguma dúvida sobre como aplicá-las, aproveite os comentários abaixo. Ela pode se tornar assunto para um próximo encontro aqui no blog!