Seu negócio está pronto para o Business Intelligence?
Em busca de um novo e efetivo agente de crescimento, muitos empresários se interessam pelo Business Intelligence (BI) e procuram conhecer melhor a ferramenta. Porém, nem sempre o gestor sabe se o seu negócio possui o que é necessário para a implantação do BI.
A adoção do sistema depende de pessoas, processos e outros recursos para que obtenha sucesso e faça a diferença no planejamento estratégico da empresa. Saiba, no post de hoje, se a sua organização está preparada para essa solução ou o que precisa fazer para contar com o BI. Confira!
Sua empresa possui um planejamento estratégico?
Como ferramenta de apoio a gestores e à tomada de decisões, o sistema de inteligência de negócios auxilia diretamente o planejamento estratégico, aperfeiçoando planos em execução e adequando ações previstas.
Assim, é fundamental que o empreendimento tenha esse planejamento documentado para que os insights e diagnósticos fornecidos pela plataforma sejam bem empregados. Caso contrário, boas respostas para processos internos ou externos podem acabar sendo mal geridas ou utilizadas.
O negócio tem metas estabelecidas?
Além de ações planejadas e modelo de atuação, números também são essenciais para o encaixe do Business Intelligence de forma eficiente no negócio. Por isso, metas definidas e um histórico delas são necessários já para um início da mineração de dados e da definição de métricas.
Alguém se dedicará ao projeto internamente?
Mesmo que o gestor contrate uma boa empresa para a implementação e para o acompanhamento do projeto de crescimento com BI, a figura interna ainda será importante. Só quem vive o cotidiano da empresa tem acesso a situações e dados abrangentes e importantes, que podem nunca chegar ao responsável externo pela plataforma.
Assim, dedique-se ao processo ou prepare algum funcionário da sua empresa para isso, exclusiva e permanentemente. Dessa maneira os resultados serão, certamente, melhores e mais rápidos.
Seus departamentos e os dados deles estão alinhados?
Com ou sem a implantação da ferramenta, não promover o compartilhamento de informações e não alinhar setores é sempre contraproducente. Fatores como falta de dados ou demora na passagem deles, não otimização da comunicação e não linearidade de processos desperdiçam tempo e dinheiro.
Para a introdução da plataforma, o trabalho e as informações de diferentes áreas do negócio precisamser cooperativase estar alinhadas, pois o desempenho ruim de um time pode afetar o outro. Nisso, uma análise de dados não integrada apenas mostraria um diagnóstico negativo — não revelaria a causa e não daria a solução de fato, o resultado real.
Sua empresa possui históricos?
É claro que o BI pode extrair informações e, a partir daí, iniciar as análises e fornecer números. Porém, o processo é otimizado quando há registros anteriores para avaliação e relacionamento de informações.
Você pode até não ter pareceres ou verdadeiros relatórios gerenciais, mas sempre é possível obter algum nível de informação pré-implantação — ainda que somente referente a fatores internos.
Seu negócio tem infraestrutura para a plataforma?
Agora falaremos de aspectos técnicos e físicos da ferramenta, os itens que gastam espaço, custam dinheiro para compra e instalação e dão alicerce para que o software funcione. São os hardwares que permitem a extração, a análise e a integração de informações — além da geração de respostas de forma rápida e eficaz, inclusive em tempo real.
Também podemos incluir aqui o responsável — ou a equipe de profissionais responsáveis — que garante a potência e a eficácia de hardwares e softwares.
Você está disposto a mudar seu modelo de gestão?
Ainda que você seja um gestor que não se baseia na intuição e nos acontecimentos apenas próximos — mantendo um planejamento estratégico minuciosamente executado —, você terá de adequar a forma como gerencia a empresa em função do apoio via Business Intelligence.
Por exemplo, se a plataforma revelar uma tendência de mercado que não dará espaço ao seu produto mais lucrativo e de fácil operação, você precisará deixá-lo de lado para investir na mercadoria ou no serviço que gerará resultados de fato. E mais do que isso, terá de confiar nos diagnósticos e números vindos da ferramenta — o que pode ser o mais difícil para todos os empresários: não questionar a autonomia da solução.
Além disso, seu modelo de gestão já consolidado (e que levou o seu negócio a crescer) pode se revelar aperfeiçoável em análises do BI. Então, precisará haver disposição para ceder e fazer uma mudança dessa relevância na cultura de tomada de decisões do negócio.
Seus indicadores de performance estão definidos?
Não há como saber se as metas são atingidas, se a sua empresa está crescendo e se o projeto de BI está fornecendo gráficos úteis sem que haja KPIs (Key Performance Indicators — “indicadores-chave de performance”).
Mesmo que seja possível perceber progresso e melhorias sem os indicadores de desempenho, estabelecê-los e acompanhá-los possibilita mais exatidão e rapidez para gestão e planejamento claros e facilitados.
Seus KPIs escolhidos são os corretos?
Não basta ter chaves de performance determinadas se você não sabe quais podem ser ignoradas e quais realmente são importantes. Mensurar tudo o que pode ser medido é contraproducente para o gerenciamento e não gera mais ou melhores respostas.
Acompanhar os números errados causa perda de diagnósticos importantes e de oportunidades de aperfeiçoamento no projeto de BI e na organização, operacionalmente.
Sua organização suporta um grande cronograma de implantação?
Implementar a solução leva alguns meses, podendo chegar até a metade de um ano. E isso envolve profissionais de TI, instalação de hardwares e softwares, migração e extração de dados, validação de informações, testes e treinamentos para você e seus funcionários.
Alguns pré-requisitos para a implantação até podem ser adquiridos ou ter resolução em meio ao projeto. No entanto, esta estratégia exige preparo, pois adotar o sistema mexe diretamente e de forma relevante no dia a dia do negócio, em sua estrutura e até na aplicação dos recursos humanos e financeiros.
O bom planejamento do projeto de Business Intelligence tem importância decisiva para facilitação e redução de custos na introdução da ferramenta e também no trabalho de mineração e análise de dados e seus resultados durante a execução. Pois qualquer erro ou ponto fraco deixado na plataforma — em algum de seus itens ou nas pessoas envolvidas — tem potencial para limitar a eficiência do processo.
E então? Depois de conhecer esses detalhes, você acha que seu negócio está pronto para contar com esse agente estratégico de crescimento? Compartilhe suas percepções ou deixe sua dúvida nos comentários!