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Quais as vantagens de vender produtos em um marketplace?

Iuven Tecnologia
12 maio, 2020
Quais as vantagens de vender produtos em um marketplace?

Quer anunciar seus produtos em mais lugares e alcançar novos públicos, mas não está podendo investir tanto em divulgação e tecnologia? Vender em marketplace pode ser uma solução para esse problema.

O marketplace é uma plataforma que permite ao vendedor anunciar seus produtos no site de terceiros (como o Mercado Livre, Americanas, Netshoes e Walmart), dispensando a necessidade de ter seu próprio site de vendas.

Vamos conhecer algumas vantagens desse modelo? Confira!

Custa pouco vender em marketplace

Em um marketplace a função do lojista é só uma: ofertar seus produtos.

Quando você abre uma loja virtual, é necessário investir no site, na divulgação e na manutenção dos serviços e em tecnologias para melhorar os fluxos dentro das páginas.

Ao anunciar em um marketplace, todas essas obrigações passam a fazer parte da plataforma, deixando para você, apenas a responsabilidade de vender e entregar seu produto, facilitando assim a gestão de custos.

Dá maior visibilidade aos produtos

Não seria interessante expor os produtos para um público já consolidado, sem ter a necessidade de fazer propaganda para que isso aconteça?

Pois essa é a ideia base de um marketplace. Essas plataformas já têm um público fixo e uma grande abrangência no mercado. Para completar, os mecanismos de busca trabalham a favor desses sites de marketplace, o que aumenta a possibilidade de sua loja ser encontrada.

Aumenta o lucro pela redução de custos

Imagine o montante gasto, todos os anos, por sites como as Americanas e o Submarino em divulgação.

Eles fazem investimentos gigantescos em  marketing para chegar até o público que alcançam.Fazer parte de um marketplace como esses, significa ter esse mesmo público sem os mesmos custos de divulgação.

Esse é um ponto crucial para aumentar os lucros. Os produtos que antes renderiam 5% de retorno, por exemplo, agora passam a render 10, 15 ou 20%, visto que o gasto com divulgação não precisa ser retirado dessa margem.

Já que estamos falando de lucro e divulgação, cabe lembrar aqui que o aumento nas vendas é inevitável quando sabemos fazer uso dessas plataformas.

Como a plataforma faz a divulgação, as despesas são reduzidas, ou seja, o valor que seria investido pode ser redirecionado para o lucro da empresa, ou para melhorar as condições de compra do cliente.

Vender em marketplace garante a competitividade online ao disponibilizar espaço para vários lojistas anunciarem. Assim, aquele que tem as melhores opções para o cliente – opções de pagamento e entrega, normalmente – conseguem destaque.

Com ajuda de um ERP, melhora ainda mais os resultados

É importante o uso de um ERP para vender em marketplace! ERP (sigla para Enterprise Resource Planning) é um software para controle que centraliza e conecta os principais departamentos de uma empresa. Por exemplo, o controle de estoque será feito no mesmo software que controla as vendas, evitando assim que ocorram pedidos de produtos que não estão mais disponíveis.

É importante o uso desta ferramenta para controlar o saldo em estoque, os pedidos/encomendas e até mesmo para aumentar a produtividade. Com o ERP os pedidos podem estar ligados aos boletos, que estarão ligados também ao estoque e assim sucessivamente, até englobar todos os processos que são necessários.

A centralização e interação de dados, minimiza erros, o que reduz reclamações e melhora o atendimento aos  clientes.

No final das contas, vender em marketplace é uma opção interessante para o comerciante que quer se estabelecer na economia digital, sem fazer um grande investimento inicial.

Você já fez uso destas plataformas antes, ou está pensando em começar? Então, deixe nos comentários suas ideias, e experiência sobre o assunto!

Iuven Tecnologia
12 maio, 2020