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Planejamento Empresarial: 7 passos para o sucesso em 2017

Planejamento Empresarial: 7 passos para o sucesso em 2017

Com a chegada do final do ano, também vem a hora em que as empresas realizam seus fechamentos de caixa e começam a se preparar para o ano seguinte. O planejamento empresarial é vital para garantir a longevidade da empresa, especialmente no atual cenário de concorrência cada vez mais alta e de clientes tornando-se mais exigentes.

Independentemente do porte da empresa ou do seu setor de atuação, o gestor sempre possui suas dificuldades nesse estágio. Saber por onde começar pode ser uma tarefa mais difícil do que aparenta, principalmente quando há centenas de informações a serem avaliadas e o rumo do mercado não é tão certo.

Por isso, separamos aqui 7 passos fundamentais para planejar sua atuação em 2017. Acompanhe!

1. Comece com uma retrospectiva

Não é possível fazer um planejamento empresarial eficiente para o próximo ano sem antes avaliar o ano anterior. O primeiro passo a ser tomado sempre será o da retrospectiva, uma recordação de todos os acontecimentos de 2016, para analisar como eles influenciaram sua empresa. Tudo, desde oscilações internas até mudanças de legislação sobre seu serviço, é válido nesse momento.

Coloque em pauta, também, o planejamento realizado para aquele ano e como ele se desenvolveu. Uma análise de seus dados pode determinar quais atitudes trouxeram resultados positivos para a empresa e como elas surtiram efeito.

2. Compare seus resultados com suas metas de 2017

Depois de reunir as informações mais relevantes para o seu planejamento empresarial, é hora de fazer uma comparação. Examine as metas estabelecidas até agora, a trajetória de 2016 e os resultados obtidos. Suas metas foram alcançadas? Foram superadas? Ou seu planejamento anterior deixou a desejar?

Esse passo é extremamente importante para o seu próximo planejamento, pois ajudará a esclarecer quais ações levaram ao resultado esperado e quais se desviaram do caminho. Nem todas as metas perdidas aconteceram por culpa da própria empresa. Problemas acontecem e essa avaliação ajuda a torná-los menos imprevisíveis no futuro.

3. Avalie as qualidades e os defeitos da sua organização

Agora que você já sabe em quais pontos errou e acertou em seu planejamento empresarial do último ano, determine quais qualidades estão agregando valor ao seu serviço e quais problemas precisam ser resolvidos.

Um método que tem muito destaque nas organizações empresariais é a análise SWOT (em português, FOFA). Esse termo é uma sigla em inglês para quatro conceitos que devem ser avaliados pela equipe para fundamentar o planejamento empresarial. Acompanhe:

  1. Forças (Strengths): fatores positivos que fazem parte da empresa, como formação e experiência da equipe, recursos e diferenciais;
  2. Fraquezas (Weaknesses): fatores negativos que fazem parte da empresa, como a falta de recursos adequados e falta de engajamento da equipe;
  3. Oportunidades (Opportunities): fatores positivos que são externos à empresa, como a chegada de uma nova base de clientes e crescimento econômico geral;
  4. Ameaças (Threats): fatores negativos externos à empresa, como aumento da concorrência e crises financeiras.

Ao realizar o seu planejamento, esses pontos podem servir de guia para determinar o que precisa mudar e como será mudado. Existem outras ferramentas que podem ser adotadas de acordo com o perfil de sua gestão.

4. Crie metas realistas para 2017

Depois de toda a retrospectiva e análise, o planejamento empresarial deve se focar no futuro. Um erro comum de empreendedores iniciantes é criar metas que estão fora da realidade, muito além dos limites da empresa no momento. No mínimo, essa atitude leva à frustração.

Traçar metas realistas nem sempre é fácil, especialmente com um prazo definido de um ano. É fácil subestimar o tempo necessário para que algumas ações tragam resultado. Para evitar esse tipo de problema, avalie os prováveis resultados de todas as estratégias, antecipe quedas e prepare-se para aproveitar possíveis oportunidades.

5. Monte um plano para alcançar essas metas

Este passo e o anterior costumam ser dados em conjunto. Se sua equipe consegue identificar uma oportunidade de crescimento X, então esse valor será incluído na meta. Da mesma forma, se a meta de crescimento é Y, então a equipe terá que buscar oportunidades que a atendam.

Basta que, uma vez estabelecida a meta, sejam criados objetivos menores e tangíveis para alcançá-la. Isso ajudará a manter tudo sob controle, mesmo em um período de tempo mais longo. Por exemplo, digamos que sua meta seja sobre reduzir a margem de erro no cadastro de seus clientes. Duas atitudes tangíveis para isso são adquirir um software de gestão de clientes e treinar seus colaboradores para utilizá-lo.

6. Junte a equipe para colaborar

Ninguém alcança um ano de progresso sozinho. Por isso, uma parte importante do planejamento empresarial é incluir todos os membros da equipe. Ao iniciar o seu plano de ação, deixe claro o papel de cada um deles para que tudo ocorra como esperado. Se a equipe de vendas precisa fechar um número específico de contratos por mês, mostre o motivo disso de maneira franca e transparente.

Claro que não se trata apenas de distribuir ordens. Para atingir as metas, é importante ouvir seus colaboradores para identificar o que precisa mudar. Talvez seus atendentes queiram modificar a forma como planejam seus atendimentos, talvez a equipe deseje aumentar a quantidade de membros ou mesmo acredita ser necessário automatizar algumas tarefas, como a elaboração de relatórios.

7. Acompanhe o plano em ação e faça as correções de curso

Por fim, com o planejamento empresarial feito, tenha garantias de que ele será cumprido. Não basta ter um plano bem elaborado, se não for feito nenhum esforço para alcançá-lo. Um método simples para contribuir com esses objetivos é realizar reuniões periódicas para avaliar quais metas já foram cumpridas e quais ainda estão pendentes.

Outro motivo para realizar essa avaliação é determinar se o plano em si apresenta alguma inconsistência. Ser flexível para alterar um planejamento que não está dando certo é tão importante quanto ter persistência para manter uma estratégia que dará melhores resultados no longo prazo.

Iuven Tecnologia
23 dezembro, 2016