Phygital: O que é e porque representa a evolução da experiência?
A integração entre o online e o offline não é mais uma novidade. A massificação dos dispositivos móveis, a influência das redes sociais, o processo de modernização do sistema de telecomunicações, a expansão do acesso à internet, a popularização dos smartphones e o grande contingente de jovens na população fizeram com que o conceito de phygital surgisse.
Está diretamente ligado ao comportamento daqueles nascidos depois de 1990, conhecidos como millennials, para os quais o que é físico e o que é virtual se tornou entrelaçado na mente e na vida cotidiana, com reflexos em seus hábitos de consumo, e, automaticamente, nas formas de fazer marketing.
Quer entender mais sobre o assunto? Vamos esclarecer tudo. Continue lendo este artigo para entender o que é o phygital e porque esse conceito representa a revolução da experiência do usuário.
O que é Phygital?
O phygital une os ambientes online e offline, com o objetivo de utilizar os melhores aspectos de cada ambiente para oferecer uma experiência muito mais completa e satisfatória para o cliente, se diferenciando de outras estratégias de marketing por seu foco multicanal.
Um ótimo exemplo de loja phygital é a rede varejista sueca Ikea, especializada em móveis e utensílios domésticos. A equipe de marketing criou “cafés” em seus estabelecimentos para que os consumidores aproveitem o ambiente e naveguem por catálogos virtuais, para depois se levantarem e verem os produtos físicos de que mais gostaram.
Nesse caso, o varejo utilizou do contato direto e permanente com o cliente para desenvolver aplicações inovadoras de tecnologia. Legal, né?
Nessa estratégia é de suma importância que as empresas pensem em ações de marketing 4.0 para alcançar tanto os clientes antigos quanto os clientes em potencial, sempre levando em conta as diversas plataformas disponíveis para uso e o bom relacionamento com o consumidor.
Outras experiências phygital que valem mencionar são ações como uso de telas interativas, QR Codes, aplicações de realidade aumentada, live streamings, live shopping, provadores virtuais, entre outros.
Tecnologias usadas no Phygital
Para conseguir aplicar e desfrutar de todos os benefícios da experiência phygital é preciso sempre buscar uma integração mais fluida e sutil entre o mundo físico e o mundo digital.
Por isso, é necessário entender essas tecnologias de forma abrangente e multidisciplinar. Confira as mais essenciais:
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Inteligência artificial
É uma tecnologia que promete mudar diversos setores da economia. A IA tem como principal objetivo analisar e entender padrões, prever mudanças e tendências, além de filtrar muito melhor os dados disponíveis, ajudando as empresas a entender as predileções dos seus clientes.
Muitos sistemas de e-commerce já utilizam dispositivos e técnicas que dispõem de inteligência artificial, que, cada vez mais, vai se tornar essencial, sobretudo para o phygital, já que a análise desses dados se dá de forma diferente do ambiente online.
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Internet das coisas (IoT)
Essa é outra tecnologia essencial para a experiência phygital. A internet das coisas, como o próprio nome sugere, é uma maneira de oferecer integração tecnológica entre o físico e o digital, ou seja, criam essa experiência phygital de forma direta.
Isso porque a internet das coisas possibilita a conexão entre diferentes tipos de eletrônicos presentes no nosso cotidiano, além de permitir que dados e informações sejam compartilhados em nuvem.
A Alexa, assistente virtual da Amazon, é uma boa referência de tecnologia que torna o dia a dia inteiramente conectado de forma fluida e sem a necessidade do uso de um smartphone, por exemplo.
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Realidade aumentada
Permite a união entre físico e digital por meio de intervenções em produtos físicos para a criação de uma experiência digital. Em outras palavras, proporciona ao consumidor que está na loja física experiências digitais que agreguem e tornem a compra mais confortável e prática.
O QR Code é um bom exemplo. Cada vez mais podemos ver seu uso para fornecer informações turísticas, sobre determinados produtos e para realizar compras. Por isso, podemos dizer que a realidade aumentada possibilita que informações ou itens digitais interfiram no mundo real para guiar ações ou até mesmo participar de reuniões.
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Reconhecimento facial
Essa solução tecnológica já é muito utilizada no nosso dia a dia para facilitar algumas atividades, como o uso do celular e como recurso de segurança em contas bancárias.
Além do mais, o reconhecimento facial permite que os consumidores tenham uma experiência simplificada e rápida em diversos mercados.
Também é possível indicar produtos personalizados de acordo com as características físicas de uma pessoa, como cor da pele, comprimento do cabelo, tamanho do manequim e muito mais.
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Internet 5G
Já presente em algumas cidades do Brasil, a internet 5G é essencial para a conexão das pessoas.
Com mais rapidez de transmissão de dados, a 5G tornará as experiências phygital ainda mais comuns, fluidas e naturais no dia a dia, já que vai permitir trocas de informações mais completas entre o consumidor e a rede.
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Wearables
É a junção entre equipamentos vestíveis, como relógios e óculos inteligentes, permitindo o monitoramento de comportamento e estados de saúde, a fim de oferecer informações aos usuários dessa tecnologia.
Essa solução já é muito utilizada para indicar avisos de saúde ou desgaste de determinados produtos.
Entenda como o phygital está transformando o mercado
De acordo com a pesquisa da WebShoppers feita pela e-Bit/Nielsen, no primeiro semestre do ano de 2020 houve um crescimento significativo de 61% no faturamento de transações que integram canais físicos e digitais.
O mercado está sobrecarregado e cada vez mais competitivo. Estratégias como a ativação de marca tornam-se importantíssimas para diferenciar as empresas, investindo na criação de valor entre a marca e os consumidores, principalmente os mais jovens.
O phygital traz novos desafios para as empresas pela necessidade de combinar tecnologias e metodologias que remodelam a jornada do cliente, que estão cada vez mais exigentes, por isso, é preciso criar momentos de pico em pontos determinados da jornada.
A ligação entre o físico e o digital de maneira personalizada e integrada, é o momento perfeito para as marcas investirem na realidade aumentada, inteligência artificial e o metaverso como ferramentas únicas de aproximação, comunicação e ativação entre a marca e o consumidor.
Porém, é importante que essas estratégias sejam feitas de forma consciente (seguindo sempre a sua identidade e filosofia), pró ativa e usando a criatividade. Só assim as marcas terão o devido reconhecimento por parte dos consumidores.
Um dos grandes desafios do mercado será desenvolver uma sustentável e consciente transformação phygital, de modo a conquistar os objetivos estratégicos e oferecer diversamente uma experiência de compra inesquecível ao consumidor.
A importância do Phygital para a experiência do cliente
O seu negócio vai precisar de boas estratégias para acompanhar a tendência phygital. Saiba algumas delas:
- Estruturar novas ações de marketing;
- Adotar uma nova postura de vendas;
- Personalizar a comunicação da empresa;
- Automatizar o atendimento.
Percebeu como o phygital se conecta totalmente ao conceito de omnichannel?
Phygital é sobre liberdade de escolha. A melhor maneira de fazer seu negócio crescer é descobrir o que seus clientes querem e tornar a experiência do consumidor extremamente fácil e acessível.
4 passos para adequar sua empresa à estratégia Phygital
1. Dê atenção ao omnichannel → A estratégia omnichannel direcionada para a experiência phygital deve incluir o cliente como centro das atenções para, mais do que nunca, oferecer uma jornada única e de excelência.
2. Promova ações que integrem o mundo online e offline → Planeje iniciativas de sucesso com criatividade nos âmbitos físicos e digitais ao mesmo tempo. Assim será possível promover experiência qualitativa para aproximar a marca, estimular vendas e ampliar pontos de relacionamento. Pesquise e saiba as preferências e comportamentos dos seus clientes para fazer o uso de tecnologias que possam contribuir de forma efetiva.
- Use a tecnologia como aliada → Smartphones, QR Codes e inteligência artificial promovem a conexão entre o físico e o digital, além da imersão necessária para manter seu cliente interessado em comprar da sua empresa. Você pode começar adaptando seu site para mobile, mantendo um carregamento rápido, com uma boa usabilidade.
- Proporcione experiências únicas → As pessoas não compram produtos ou serviços, mas sim as experiências vividas. Aqueles que proporcionam isso ao cliente, vão se destacar frente à concorrência.
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