ERP para fintech: o que é, benefícios e como escolher
Acertar na escolha de um ERP para fintech pode ser a diferença entre a longevidade da empresa ou dificuldades constantes.
Empresas do segmento financeiro precisam muito de ferramentas que permitam armazenar dados e estruturá-los para a tomada de decisão.
Isso porque elas operam em bases tecnológicas e, portanto, é necessário investir pesado em digitalização.
Conheça as vantagens de um sistema integrado nesse nicho e quais recursos ele precisa ter no contexto das fintechs.
O que é ERP para fintech?
Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Integrado, é como se conhece a solução usada para unificar os processos empresariais.
ERPs são sistemas com os quais atividades e rotinas de diferentes áreas de um negócio podem ser gerenciadas, como se fosse um “tudo em 1”.
Nas fintechs, eles são usados para gerir todo o back office, além de apoiar o processo decisório com diversos tipos de análises e relatórios.
Quais os benefícios de um ERP para fintech?
O principal benefício que um ERP traz para um negócio é permitir a sua gestão em uma plataforma unificada.
Em vez de ter um sistema para a parte financeira, compras, vendas e marketing, tudo isso pode ser controlado em um só sistema.
Dessa forma, a gestão ganha tempo precioso para se dedicar ao seu core business que, no caso das fintechs, é oferecer para seus clientes as melhores soluções financeiras.
Recursos de um bom sistema ERP para fintech
Uma empresa do ramo varejista que não contar com soluções para gerir seus estoques estaria certamente em dificuldades.
Assim, ao implementar um ERP para fintech, você precisa contar com as funcionalidades esperadas para a gestão de uma empresa do ramo financeiro.
A Iuven conhece bem as necessidades desse ramo, já que desenvolve sistemas de gestão para empresas de base tecnológica há mais de 30 anos.
Conheça a seguir as principais delas.
Gestão de Serviços
As fintechs são empresas prestadoras de serviços e estão o tempo todo abrindo e fechando chamados, que precisam ser monitorados.
O mesmo se aplica aos contratos, que devem ser geridos, assim como os prazos e garantias, sem falar dos parâmetros de Service Level Agreement (SLA).
Tudo isso você encontra nos sistemas de gestão da Iuven que, de quebra, ainda dispõe de um app para times externos, para você não perder nenhum dos seus colaboradores de vista.
Gestão de Projetos
Empresas “techs” se caracterizam pela inovação.
Por isso, as fintechs estão constantemente realizando projetos que demandam um grande esforço de gestão em suas diversas fases.
Um bom ERP deve permitir a gestão dos dados, bem como o planejamento da capacidade dos recursos disponíveis para garantir a execução dos mais variados projetos.
Análises e relatórios
Falando em recursos, não se pode gerenciá-los bem se a empresa não analisar os resultados obtidos com a sua utilização.
No caso dos ERPs da Iuven, a sua fintech pode fazer isso por meio de relatórios predefinidos do Microsoft Excel com uma conexão em tempo real aos seus dados empresariais.
Também permite a execução e agendamento de relatórios Crystal Reports e Excel Reports em tempo real por intermédio do seu navegador da web.
Business Intelligence
Falando agora mais especificamente do ERP SAP Business One, ele conta com soluções essenciais nesse tipo de software para desenvolver a Business Intelligence.
Você encontra Analytics e Dashboards incorporados na solução, com os quais você pode montar seus indicadores, KPIs e Relatórios.
Finanças e Contabilidade
O ditado “casa de ferreiro, espeto de pau” não pode se aplicar às fintechs, que precisam dar o exemplo e ser totalmente digitais na parte da gestão contábil e financeira.
Um ERP para esse tipo de empresa deve contar com mecanismos para controle orçamentário e regras de autorização para diferentes operações financeiras.
Também deve estar equipado para fazer a conciliação automática dos extratos bancários e enviar ordens de pagamento de fornecedores, impostos e concessionárias, além de CNAB de Boleto Bancário e Pix.
Como escolher um ERP para fintech?
O mercado está repleto de soluções em ERP para fintech.
Cada fornecedor certamente tem o seu ponto forte, mas poucos têm décadas de experiência e credibilidade em soluções para esse segmento.
Assim são as soluções da Iuven, com destaque para o SAP Business One, um verdadeiro hub de operações para facilitar a gestão de negócios do ramo financeiro.
Peça uma demonstração gratuita e conte com esse diferencial!