Sistema ERP e Business Intelligence para PMEs
Com o aumento do volume de dados e a redução de tempo para que o gestor possa tomar uma decisão, o reconhecimento do valor estratégico existente no conjunto de dados aumenta cada vez mais. Para explorar, da melhor forma possível, as informações geradas na empresa, um conjunto entre o sistema ERP e BI é a melhor alternativa disponível.
No post de hoje, nós vamos mostrar para você como essas duas ferramentas atuam e o que esperar da implementação desses dois sistemas em sua empresa em termos de melhores resultados. Continue conosco e confira!
Sistema ERP
O Enterprise Resource Planning é uma ferramenta de gestão que se propõe a auxiliar o gestor na administração de todos os recursos de uma empresa. Esse tipo de ferramenta é geralmente composta de uma série de módulos, cada um responsável por um setor da empresa, como operacional, financeiro e contábil.
O sistema de ERP é o principal responsável por gerar dados por meio da coleta junto a cada um dos setores que o utilizam, servindo o gestor de informações relevantes para a tomada de decisão.
Sistema BI
O Business Intelligence é um software de análise de dados e funciona por meio da verificação de toda a informação reunida em Big Data para descobrir diversas tendências ou oportunidades, na tentativa de predizer determinadas situações.
Com o auxílio dessa ferramenta, o gestor pode estar atento à projeção de receitas, ao surgimento de novas demandas, às mudanças no padrão de consumo de seus clientes, dentre outras questões importantes para o crescimento da empresa.
Sistema ERP e BI
A integração entre essas duas ferramentas pode incorrer em um ganho enorme de produtividade e eficiência para uma companhia. Como dito, o ERP é responsável por gerar e coletar dados, enquanto o BI realiza o cruzamento e a análise de informações em grandes lotes.
Com a utilização das duas ferramentas em conjunto, fica muito mais simples aproveitar toda a informação gerada pelo ERP e atualizar o sistema de BI com dados recentes.
Benefícios da integração
Existe uma série de vantagens ao se buscar a implantação e a integração dessas duas ferramentas. A seguir, vamos conferir algumas delas.
Ganho de eficiência
Ao somar os recursos analíticos do BI com a geração de informações em tempo real do ERP, o gestor poderá contar com previsões melhores que facilitem a sua tomada de decisão nos mais diversos assuntos referentes à empresa.
Como exemplo, imagine que o gerente de marketing quer implementar uma nova campanha para um determinado produto. Assim, ele pode ter acesso a um histórico das vendas para saber em que mês é mais propício um lançamento.
Conhecimento do cliente
Todas as interações com o consumidor geram uma série de dados que podem ser armazenados e processados no sistema de BI para, em um determinado momento, serem utilizados para prever demandas.
Com essa informação, o sistema de ERP pode ser atualizado e novas decisões podem ser tomadas, como o aumento de produção de determinado produto ou o investimento no desenvolvimento de um novo item.
Melhoria dos processos
A implantação desses dois sistemas tem como uma das principais vantagens facilitar o trabalho dos colaboradores como um todo. A partir do momento em que várias das rotinas diárias são automatizadas, sobra um tempo maior para se dedicar ao negócio da empresa.
Além disso, com a possibilidade de acompanhar todas as atividades da organização, o gestor pode visualizar possíveis gargalos nos processos e realizar as correções necessárias, minimizando os custos e as perdas.
Esperamos que, ao finalizar a leitura deste post, você possa ter entendido a importância da integração do sistema ERP e BI e a necessidade de utilizar as duas ferramentas para o sucesso de sua empresa.