Demonstração de resultados: o que é, para que serve e como fazer
Você tem se dedicado à demonstração de resultados na gestão do seu negócio?
Se tem algo que nunca vimos ao longo dos mais de 35 anos atuando no segmento de ERPs é uma empresa de sucesso não dar atenção a esse relatório.
Primeiramente, porque se trata de um documento obrigatório em certos casos. Então, quem não o emite está sujeito a penalidades por parte do Fisco.
Junto à obrigatoriedade, vem também a importância estratégica desse tipo de relatório contábil, muitas vezes ignorado até por gestores experientes.
Empresa que não usa seus demonstrativos para balizar suas decisões perde uma valiosa oportunidade de aprender com os próprios erros e, assim, melhorar.
Prossiga na leitura e descubra como fazer diferente!
O que é demonstração de resultados?
Em contabilidade, chama-se demonstração de resultados o relatório em que a empresa consolida o saldo de suas operações, bem como os resultados não operacionais.
Logo, se a soma dos ativos for maior que a soma dos passivos, a empresa será considerada superavitária – caso a relação se inverta, torna-se deficitária.
Um negócio superavitário não é necessariamente lucrativo, dependendo do contexto e da demanda por capital.
Essa é uma das razões que faz com que a demonstração de resultados possa ser realizada por diferentes perspectivas, utilizando técnicas e métodos conforme o objetivo.
Conheça dois dos mais usados deles a seguir.
Demonstração de resultado de exercício (DRE)
Versão “clássica” dos demonstrativos, a DRE é obrigatório para todas as empresas de capital aberto. Sendo assim, as PMEs estão isentas de sua emissão, se assim desejarem.
Por outro lado, se essa for a escolha, é certo que você estará deixando de lado dados fundamentais sobre a saúde financeira do negócio.
Afinal, é na DRE que a empresa toma conhecimento e oficializa todos os resultados operacionais, nos quais estão as atividades com vendas.
Entre os resultados não operacionais, podemos destacar os rendimentos das aplicações financeiras e juros cobrados junto a credores, entre outros.
Não existe um período certo para fazê-lo, podendo ser mensal ou anual, dependendo do porte da empresa, da necessidade e da conveniência.
Demonstração de resultado abrangente (DRA)
Negócios formados em sociedade usam a DRA com o objetivo de demonstrar em termos contábeis a alteração patrimonial de uma empresa em um dado período.
A diferença para a DRE, portanto, está no caráter mais amplo desse documento, que engloba não só os resultados das operações, mas a evolução do patrimônio.
A DRA serve ainda para destacar o que é patrimônio da empresa e o que pertence aos sócios, já que coloca na “ponta do lápis” os investimentos feitos por eles.
Embora não seja obrigatório para PMEs, esse é um documento que deveria ser emitido periodicamente, em razão da sua relevância estratégica.
👉 Descubra agora como medir resultados empresariais e tomar melhores decisões.
Para que serve a demonstração de resultados?
Estamos em plena era do Big Data, na qual quem tem informação tem poder.
Nesse sentido, a demonstração de resultados, seja qual for, é mais uma fonte de dados que pode ser consultada para gerar insights, orientar o processo decisório e o planejamento orçamentário.
Ela serve, fundamentalmente, para que os gestores de uma empresa fiquem a par de dois aspectos essenciais: a lucratividade e a liquidez do negócio.
O primeiro diz respeito à capacidade que a empresa tem de gerar excedentes financeiros, de modo que possa continuar investindo em melhorias.
O segundo trata da disponibilidade desses recursos e de como as atividades operacionais influem para isso.
Como fazer uma demonstração de resultados?
Você pode fazer uma demonstração de resultados de forma simples e rápida em sua PME.
Tudo que precisa é baixar o modelo de planilha DRE da Iuven, preencher com os dados e deixar que a ferramenta faça os cálculos por você.
Ou, se preferir, pode contar com um sistema ERP para gerar não só as demonstrações, como automatizar a parte mais trabalhosa das rotinas contábeis e gerar insights.
Para isso, conte também com as nossas soluções para aumentar o controle sobre as suas atividades.
Experimente 7 dias grátis e veja como a Iuven ajuda você a melhorar seus processos!