Descubra como um sistema ERP pode aumentar suas vendas
Muitos empresários creditam o sucesso ou o fracasso das suas empresas à falta de oportunidade, de incentivos, falta de mercado ou não aceitação do preço do produto. Por outro lado, poucos percebem que muitas vezes possuem excelentes negócios mas a falta de uma gestão profissional acaba colocando tudo a perder.
Uma boa gestão impacta em todos os setores da empresa, da fabricação às vendas, portanto ela precisa ser amparada por boas ferramentas, em especial um ERP, software que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Para a área de vendas, o ERP é um grande aliado para a tomada de decisões mais acertadas e ágeis, além de “armar” vendedores com as melhores informações sobre o seu produto.
Abaixo iremos nos aprofundar em três motivos pelos quais o ERP pode ajudá-lo a aumentar suas vendas.
Tomada de decisões mais rápidas
O processo de tomada de decisão de uma empresa é um fator crítico para o seu sucesso. A falta de informação na definição dos preços ou tamanho do estoque, por exemplo, pode causar quebras financeiras irrecuperáveis como a perda de clientes. Não conseguir relacionar os diversos dados de cada departamento pode causar erros de entrada de mercado e até mesmo pedidos que nunca são entregues.
O papel de um software de ERP na tomada de decisões é conseguir reunir em um único lugar todos os dados importantes sobre o seu negócio. Este software, por exemplo, é capaz de prever sazonalidades na compra dos seus produtos que afetam não apenas os preços, mas toda a sua cadeia de produção muito antes do início do evento. Confiar suas decisões ao instinto e no que as notícias dizem sobre o mercado, sem embasá-las em dados concretos pode levar a prejuízos.
Mais informações para os vendedores
Um ERP pode prover informações além da gestão da sua empresa e impactar diretamente seus vendedores, principalmente aqueles que não estão presentes no negócio. Em setores onde é necessário que o time de vendas trabalhe à distância é fundamental que eles tenham acesso a um grande número de dados e funcionalidades do produto para garantir que não restem dúvidas para o cliente.
Muitos ERPs permitem o acesso à informações via dispositivos móveis, o que garante ainda mais flexbilidade para os seus vendedores. Entender que, muitas vezes, a decisão de compra do cliente passa pelo tamanho da informação que ele recebe é o primeiro passo para se vender mais.
Simplificação de processos
Poucas coisas são piores para as suas vendas do que muitas informações espalhadas por planilhas, documentos, pastas e arquivos. Assim, ter um software de ERP que unifique todas as informações em apenas um lugar e as apresente de forma concisa, com gráficos, tabelas e relatórios facilitará a análise do desempenho do seu negócio.
Com essas informações é mais fácil se criar margens para negociações, já que o seu vendedor sabe como cada funcionalidade do seu produto impacta no valor da venda. Neste caso, o ERP não trabalha apenas para aumentar, mas para otimizar o processo toda da venda criando mais do que um software de gestão empresarial, mas um diferencial competitivo.
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