Como conseguir melhores resultados em vendas com um ERP?
O setor de vendas é apenas a ponta do iceberg em um negócio. Por isso, para evitar naufrágios colossais, a melhor saída é preparar todos os setores da empresa de forma a cumprir um dos objetivos principais do seu negócio: vender mais. Com o software ERP, é possível preparar a estrutura do empreendimento visando o alcance desses objetivos.
Um bom ERP otimiza os processos internos de todos os departamentos da empresa ao juntá-los num único software, integrando dados e fornecendo relatórios precisos. Ao aprimorar a parte operacional e técnica do seu negócio, essa ferramenta permite que o gestor consiga satisfazer os clientes e vender muito mais. Veja como!
Otimize os processos internos
Toda empresa realiza uma infinidade de tarefas administrativas que ocupam boa parte do tempo em que os funcionários poderiam estar vendendo produtos e atendendo aos clientes. Um bom ERP libera a sua equipe desses ofícios ao automatizar incumbências maçantes para os colaboradores, como a contagem de estoque e o controle de gastos, por exemplo.
Essa funcionalidade permite que o empresário e os profissionais disponham de mais tempo e informação para monitorar as vendas do empreendimento, corrigir as falhas e estudar as melhores alternativas para aumentar as vendas.
Prepare melhor a equipe de vendas
Com um ERP, o gestor consegue identificar quais produtos saem com menos constância e, de posse desses dados, estabelecer metas de crescimento razoáveis para a sua equipe. Essa é uma excelente tática para motivar os colaboradores.
Lembre-se também de que o ERP estimula a autocrítica e troca de ideias entre os funcionários de diferentes setores ao garantir o acesso simples e didático aos dados.
Faça um planejamento financeiro voltado às vendas
O sistema ERP relaciona e cruza informações da empresa sobre receitas, despesas, faturamentos, lucros, estoques, atendimentos aos clientes e mais uma gama de estatísticas importantes. Tal característica faz com que o software produza relatórios minuciosos e claros sobre as finanças, aprimorando o controle financeiro do seu negócio.
O gestor pode reformular promoções de forma mais embasada e rever métodos de pagamento que estejam gerando problemas à empresa e aos clientes.
Melhore o atendimento ao cliente
Mais uma vez o sistema de informações integradas e precisas fornecidas pelo ERP garante que a equipe de vendas conceda respostas certeiras e ágeis aos clientes. O gestor pode, por exemplo, resolver investir, se couber no orçamento, em um sistema de compras via internet e emitir notas fiscais eletrônicas. Ou até desenvolver um sistema de aplicativo para smartphone. Mas é evidente que isso vai depender do seu planejamento financeiro.
Além disso, ao informatizar o sistema de compras, todo o processo de entrada de capital e saída dos itens é acelerado, sem contar que essa capacidade poderá significar um diferencial e tanto perante a concorrência, transformando os seus clientes em verdadeiros seguidores da sua empresa.
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