Benefícios da mobilidade dos ERPs para as vendas
Toda empresa busca a lucratividade e, para que isto ocorra, é necessário contar com um processo de vendas eficaz. Isso engloba não apenas vendedores qualificados, mas também ferramentas tecnológicas que possibilitem a eficiência destes profissionais. Neste contexto, a mobilidade torna-se essencial. Afinal, é comum no comércio contar com colaboradores que estão fora do local de trabalho o tempo todo, seja na tentativa de fechar novos negócios, nos aeroportos a caminho de uma grande oportunidade ou mesmo em filiais espalhadas em locais diversos através de tablets e smatphones.
Há inúmeros benefícios em aplicar a mobilidade online no varejo, tanto para agilizar o atendimento quanto para otimizá-lo, o que gera uma relação ainda melhor com os clientes, contribuindo com a fidelização deles. Entenda quais são e como eles contribuirão para o seu negócio!
Facilidade para a realização de pesquisas de satisfação e de mercado
Com um software robusto para o seu ponto de venda (PDV), é possível realizar pesquisas de satisfação logo após a finalização de uma compra. Dessa forma, é possível identificar gargalos não apenas no atendimento, mas também em relação aos desejos dos seus consumidores. Isso se torna oportuno para um melhor entendimento do seu mercado, visto que é possível identificar produtos faltantes em seu estoque, mas que têm um grande potencial de vendas em seu estabelecimento.
Maior controle do seu estoque
O uso de uma ferramenta tecnológica integrada ao seu PDV, como um ERP (Enterprise Resource Management), contribui para o ganho de eficiência de seus vendedores. Isso porque, logo no ato da venda, com o auxílio de um tablet ou smartphone, sua equipe de vendas consegue realizar uma identificação em tempo real se os produtos solicitados pelo seu cliente, com as especificidades necessárias, estão disponíveis em estoque.
Com esse recurso, os vendedores ganham eficiência no atendimento. Além disso, caso seja constatada a falta da mercadoria, é possível rapidamente buscar outros produtos similares, conforme a necessidade e desejo do cliente, na tentativa de efetivar uma venda. Isso contribui para o levantamento de necessidade de reabastecimento do estoque e até mesmo para a satisfação do consumidor, já a ação demonstra uma atenção especial dispendida a ele.
Eficiência no check-out
Com um sistema PDV adequado, além da eficiência no atendimento ao cliente com o ganho de tempo e a qualidade prestada, é possível também obter benefícios no que diz respeito ao fechamento da venda (check-out). Com o uso de smartphones ou tablets, o vendedor pode emitir o pedido sem ter que se direcionar ao caixa, agilizando o processo tanto para que ele possa atender um novo consumidor quanto para o cliente, que não precisa depender de processos manuais. Assim, os consumidores saem mais satisfeitos com a redução do tempo para conclusão da compra.
Acompanhamento financeiro em tempo real
Os gerentes de seu estabelecimento também são beneficiados com a mobilidade. Ao utilizar um ERP integrado ao PDV, é possível acompanhar em tempo real as vendas concretizadas. Desta forma, os indicadores de desempenho são atualizados automaticamente, o que permite aos gestores acompanhar o alcance das metas e tomar decisões estratégicas quando necessário.
A mobilidade no PDV traz um novo conceito de atendimento ao cliente, permitindo uma integração completa.
E você, já utiliza dos benefícios gerados pela tecnologia mobile em seu negócio? Quais as grandes dificuldades enfrentadas hoje em seu processo de vendas e gestão? Compartilhe-as nos comentários abaixo! Podemos ajudá-lo com grandes soluções para o ganho de eficiência em sua empresa!