5 erros que pequenas empresas cometem em TI e como evitá-los
A voraz competitividade empresarial em todos os setores da economia obriga os profissionais de gestão e os tomadores de decisão em geral a adquirirem uma capacidade de mutação permanente, diagnosticando rapidamente novas demandas de mercado e provendo soluções imediatas aos seus clientes, quase sempre fazendo uso de alguma ferramenta digital.
Entretanto, mesmo com esse cenário de extremo belicismo entre as organizações, a área de tecnologia da informação ainda é muito subestimada e até desconhecida por muitos empresários, o que explica boa parte dos fracassos no contexto corporativo.
No post de hoje, você vai descobrir quais os erros mais comuns que pequenas empresas cometem em TI e como evitá-los!
Desconhecer o quanto os recursos digitais podem impulsionar sua empresa ao sucesso.
A Era da Conectividade impõe a transferência dos processos de trabalho e oferecimento de serviços para o ambiente digital. Hoje são mais de 80 milhões de brasileiros com acesso à internet e mais de 70 milhões de smartphones.
Um simples aplicativo projetado para mobile, o qual facilite o acesso de um potencial cliente à sua empresa, o redesenho ou reengenharia dos processos da companhia com o auxílio de uma ferramenta de tecnologia da informação, o desenvolvimento de apps de mapeamento de produtividade (como um Balanced Scorecard), são algumas formas de tirar proveito da ciência da computação em nome do sucesso empresarial.
Ausência de estratégias sólidas de proteção de arquivos/manutenção de backups
A área de gerenciamento e segurança de dados há muito tempo deixou de ocupar uma função meramente operacional para se tornar chave no sucesso da organização, seja através da captação de novos clientes, da redução de custos, da geração de valor e ampliação do prestígio da marca, etc.
Ao longo dos anos de operação, as empresas armazenam centenas de terabytes de dados essenciais em todos esses processos, dados que podem ser perdidos pelos mais diversos fatores. Em muitos casos, a perda de informações essenciais à empresa significa falência imediata. Mesmo assim, poucas companhias dedicam suas forças à geração e controle de backups.
Softwares ilegais e insegurança das informações
O uso de softwares ilegais traz a falsa sensação de economia de recursos, mas o empresário minimamente visionário perceberá com facilidade que a aquisição de aplicativos piratas não conduz a outro caminho que não a redução da produtividade, o aumento dos riscos na proteção de informações sigilosas (pela falta de suporte e de fornecimento de atualizações automáticas), além da possibilidade de gastos com custas judiciais, em caso de processo criminal pelo ato delituoso.
Treinamento insuficiente
Os gestores se esquecem de que manter seu staff permanentemente em linha com as inovações tecnológicas traz economia de recursos e aumento de produtividade à companhia.
Os funcionários costumam não se interessar muito pelos cursos de capacitação na área de tecnologia, possivelmente por não verem o sentido entre o que aprendem e o que executam. Mais um erro crasso cometido pela maioria das pequenas e médias empresas brasileiras.
Suporte técnico insuficiente
Bugs de sistema, problemas na arquitetura das redes, ausência de alguém que pense no processo de virtualização da empresa como um todo. O resultado de todos esses problemas diários é um verdadeiro problema corporativo que impacta sensivelmente o alcance da visão e o cumprimento da missão da companhia.
Todas essas questões só evidenciam a necessidade de pensar a tecnologia da informação da empresa de uma maneira sistêmica. Algo que poderá ser feito com maior relação custo x benefício quando se descentraliza essa área tão complexa da companhia ao monitoramento e assessoria permanente de especialistas em gerenciamento de dados.
E você, gestor, como anda a área de TI do seu negócio? Já passou por alguma das situações problemáticas que citamos? Compartilhe com a gente suas ideias e experiências sobre o assunto!