Skip to main content

Como implementar uma estratégia Multicanal e Omnichannel

Como implementar uma estratégia Multicanal e Omnichannel

Você já deve ter ouvido falar nas estratégias chamadas Multicanal e OmniChannel.

O consumidor é multicanal, ou seja, compra em diversos canais tanto físicos (Lojas de Rua, Shoppings, de Representantes Comerciais, Quiosques) como em virtuais (Site de Compras, Marketplaces, Influenciadores Digitais). 

Nesse cenário sua empresa tem uma grande oportunidade e desafio. Organizar todo esse processo numa sinergia completa, sem aumentar seus custos e ainda conseguir agregar valor à marca e ao seu cliente.

As possibilidades são muitas, você pode vender seu produto de praticamente tudo que é jeito, mas você precisa investir tempo em padronizar e automatizar processos, caso contrário vai ser um mundo de planilhas e sistemas que não se falam, colaboradores batendo cabeça, informações desconexas e consequentemente erros frequentes e aumento desnecessário no custo fixo da sua empresa.

Para resolver isso e conseguir crescer, aproveitando essas oportunidades que o mercado está nos proporcionando, a saída é primeiramente possuir um sistema de gestão ERP que te dê a segurança de lhe atender no seu momento atual e que te acompanhe para um crescimento de no mínimo o dobro do seu tamanho.

No que se refere às vendas virtuais, você precisa se preocupar com a Logística dos processos. Exemplo:

  1. Existe uma integração de atualização de preço e saldo em estoque com os canais de venda virtual?
  2. Quando realizada as vendas ela desce para o seu sistema ERP como pedido pendente de entrega, que já monta um romaneio de separação (indicando onde estão os produtos), emissão de nota fiscal, Roteirização e entrega dos pedidos ?

Gestão de estoque 

Dentro desse processo de gestão de estoque, você trabalhando com Loja Física, existe uma demanda que também precisa ser atendida por ela, você não pode deixar faltar produto na loja. Para ajudar nesse processo existem duas alternativas, ou você separa um grupo de produtos e estoque para atender o e-commerce (O que pode limitar você em variedade e aumentar seus custos de armazenagem) ou pode por exemplo configurar um percentual de utilização do estoque físico para seus canais de venda virtual.

Exemplo: Imagina que você tem 200 de um determinado item no depósito, que tem que atender as lojas físicas e virtuais, você pode configurar que o seu sistema disponibiliza para suas plataformas de vendas virtuais somente 50% dessa quantidade. Então quando subir a atualização do estoque para as plataformas virtuais vai informar a quantidade 100 de estoque.

Você ainda pode fazer essa configuração item a item ou por grupo de produtos, assim consegue ser ainda mais específico na sua gestão de estoque.

Fidelização de estoques 

Aproveitando essa possibilidade de vender nas lojas físicas e virtuais, porque não estabelecer um programa de recompensa que centralize as compras de seu cliente. Afinal o cliente é o mesmo, ele pode comprar nas suas lojas físicas ou virtuais.

A partir dessa integração você passa a conhecer melhor o perfil e preferência de seus clientes, e a partir dessa informação desenvolve novas e inovadoras campanhas de vendas.

Preços e Promoções

Uma solução integrada de gestão permite você fazer promoções do mesmo produto de maneira diferenciada dependendo da Loja ou o canal no qual você está vendendo. Isso abre um leque de possibilidades enorme. Você pode por exemplo oferecer um cupom de desconto para quem comprar na sua nova loja física, assim atrair o público para conhecer sua nova loja.

A partir de uma compra na internet gerar um cupom especial para ser utilizado na sua nova loja. Enfim, a partir de uma solução integrada e robusta de gestão você pode construir esse e outros cenários de vendas.

Iuven Tecnologia
24 abril, 2021